Como a Ressurreição adicionou uma esperança apaixonada à minha fé racional

ponte entre dois mundos

Camille Flammarion, L’Atmosphère: Météorologie Populaire (Paris, 1888), pp. 163

por Alister McGrath

“Um jovem que deseja permanecer sendo ateu jamais pecará por excesso de cuidado com suas leituras. Existem armadilhas por toda parte.”

O que teria acontecido comigo, eu sempre me pergunto, se eu tivesse lido essas palavras de CS Lewis quando eu tinha 18 anos e tivesse sido alertado para o perigo de ler? Na época, eu era um ateu rabugento e francamente bem arrogante. Eu estava totalmente convencido de que não havia Deus, e de que qualquer um que pensasse que havia, deveria ser internado para seu próprio bem. Eu estava me formando em ciências no ensino médio e havia ganhado uma bolsa para estudar química na Universidade de Oxford, começando em outubro de 1971. Eu tinha todos os motivos para acreditar que o estudo mais aprofundado das ciências confirmaria minha desenfreada impiedade. Enquanto esperava para ir para Oxford, decidi me ocupar com uma pilha de “livros essenciais”. Nem precisaria dizer, mas nenhum deles era religioso.

Em determinado momento cheguei a um trabalho clássico de filosofia – a República, de Platão. Eu não conseguia entender tudo o que lia. Mas uma imagem gravou-se na minha imaginação. Platão nos pede para imaginar um grupo de homens, presos em uma caverna, conhecendo apenas um mundo de sombras tremulantes projetadas pelo fogo. Não tendo experimentado nenhum outro mundo, eles assumem que as sombras são a única realidade. No entanto, o leitor sabe – e deve saber – que existe outro mundo além da caverna, aguardando descoberta.

Enquanto lia essa passagem, o racionalista obstinado dentro de mim sorriu condescendente. Superstição escapista típica! A realidade é o que você vê e ponto final! No entanto, uma voz calma e pequena dentro de mim sussurrou palavras de dúvida. E se este mundo for apenas parte da história? E se este mundo for apenas uma terra de sombras? E se houver algo mais maravilhoso além disso?

Se eu tivesse lido Lewis nessa fase, saberia que ele compartilhou meu dilema, pois a deficiência imaginativa de seu ateísmo juvenil começou a surgir sobre ele: “Por um lado, um mar de muitas ilhas de poesia e mito; outro, um racionalismo loquaz e superficial “. No entanto, mesmo sem Lewis, uma semente de dúvida foi plantada dentro da minha mentalidade dogmática. Eu não poderia saber disso, mas dentro de um ano essas dúvidas me dominariam e me levariam a redescobrir o cristianismo.

Minha própria conversão foi intelectual. Eu não precisava de uma rápida correção espiritual. Em vez disso, encontrei uma visão convincente e luminosa da realidade tão poderosa e atraente que exigia uma resposta. O cristianismo fez mais sentido do mundo que eu via ao meu redor e experimentava dentro de mim do que qualquer outra coisa – incluindo o meu ateísmo anterior. Descobri a completa capacidade intelectual da fé cristã – sua notável habilidade dada por Deus de nos oferecer uma lente através da qual podemos ver as coisas, trazendo tudo para um foco mais nítido. É uma luz que ilumina as terras de sombras. É por isso que eu passei a adorar o grande adágio de Lewis: “Eu acredito no cristianismo como acredito que o sol nasceu, não apenas porque eu o vejo, mas porque por ele eu vejo todo o resto”. Embora minha jornada de fé tenha começado com a razão, ela não terminou aí. O romancista Evelyn Waugh escreveu uma vez sobre o “delicioso processo de explorar” que ele experimentou ao se converter ao cristianismo em 1930. Eu sei exatamente o que ele quis dizer. Tudo é novo e emocionante. É demais para absorver ao mesmo tempo. Você precisa continuar voltando e indo cada vez mais fundo. Foi o que encontrei com a ressurreição.

 

Eminentemente Razoável

Minhas primeiras reflexões sobre a ressurreição de Cristo foram exatamente o que você esperaria de um hiper-racionalista em recuperação. Minhas perguntas eram sobre factualidade histórica. Jesus realmente ressuscitou dos mortos? Qual foi a evidência disso? Naquele estágio, minha preocupação era realmente me tranquilizar sobre a confiabilidade do Novo Testamento. Se a ressurreição não aconteceu, o Novo Testamento não poderia ser confiável. Se aconteceu, o Novo Testamento era confiável. Embora eu tenha emergido desse período de questionamento com a fé intacta, não pude deixar de sentir que havia mais na ressurreição de Cristo do que a validação da autoridade das Escrituras.

Comecei então a refletir sobre como a Ressurreição me ajudou a entender a identidade de Cristo.  Adentrei meus estudos teológicos em obras como “Jesus: Deus e Homem”, do teólogo alemão Wolfhart Pannenberg, que oferece uma defesa complexa e intrigante da Ressurreição como um evento público mas também defende sua importância para entender o verdadeiro significado de Jesus Cristo.

Minha própria conversão foi intelectual. Eu não precisava de uma rápida correção espiritual. Em vez disso, encontrei uma visão convincente e luminosa da realidade tão poderosa e atraente que exigia uma resposta.

Minha preocupação inicial era esclarecer o que os cristãos acreditavam e por que eles acreditavam. Como a Ressurreição se encaixa na teia das crenças cristãs? Como isso se encaixa no esquema geral da fé cristã? Depois de vários anos lutando com essas questões, fiquei firmemente do lado da ortodoxia cristã. Tornei-me e continuo sendo um defensor dedicado e convencido da teologia cristã tradicional. Tendo me convencido de seus méritos, fiquei mais do que feliz em tentar convencer os outros também. Meus primeiros livros tinham títulos como “Entendendo Jesus” e “Entendendo a Trindade”.

Hoje, continuo convencido de que o cristianismo fornece a melhor “panorama geral” da realidade, uma que faz sentido da ciência, história, cultura e experiência pessoal. Esse é um dos seus maiores pontos fortes e me ajudou a chegar à fé. No entanto, percebi que ele tem mais pontos fortes do que eu havia apreciado inicialmente. Eu era como alguém segurando um diamante contra a luz, e percebendo que ele tinha muitas facetas – cada uma cintilando brilhantemente na luz – e me regozijando quando apreciava sua beleza e relevância individuais.

Uma apreciação mais profunda do significado da Ressurreição começou lentamente a surgir. Eu sempre entendi que o significado da ressurreição ia além de aprofundar nosso entendimento da identidade de Cristo e de nossa própria situação. No entanto, achava difícil expressar isso em palavras e não conseguia entender sua tração nas coisas mais profundas da vida.

 

Dimensões mais profundas

Minha apreciação das dimensões mais profundas do evangelho aumentou consideravelmente quando eu trabalhava como “cura” – o termo da Igreja da Inglaterra para um pastor assistente – em uma paróquia em East Midlands, na Inglaterra, no início dos anos 80, ministrando para aqueles que estavam sofrendo, morrendo e enlutados. As pessoas comuns, muitas vezes nos estágios finais de suas vidas, me explicavam como sua fé na Ressurreição transformou suas vidas e trouxe uma nova esperança a seus sofrimentos e perdas. Ao ouvi-los, percebi que eles estavam ministrando a mim tanto quanto eu a eles.

Aqueles bons e fiéis cristãos me ensinaram que a Ressurreição permitia aos crentes fazer mais do que pensar. Ela os ajudava a lidar com as tristezas, a ambiguidade e a dor da vida. Eles não tinham lido Pannenberg. Mas eles haviam mergulhado no Novo Testamento e absorvido sua mensagem fundamental de esperança. Eles sabiam que, apesar de terem caminhado pelo vale da sombra da morte, Deus estava com eles. Então eles continuavam caminhando pelo deserto deste mundo, sabendo que Deus estava ao seu lado. Eles sabiam que a ressurreição de Cristo era o firme fundamento de sua esperança de que todos os que confiavam nele finalmente ressuscitariam com ele e estariam com ele na Nova Jerusalém. Então eles enfrentavam o sofrimento com dignidade e serenidade, sabendo que aqueles que sofrem com Cristo serão glorificados com ele.

Para simplificar: os crentes cristãos comuns me ajudaram a perceber que a ressurreição muda não apenas a maneira como pensamos, mas também a maneira como vivemos. Coisas que eu havia entendido de uma maneira bastante seca e desapegada agora se tornaram realidades vivas. O que eu havia estudado, agora eu habitava. O que uma vez eu tinha entendido, agora eu abraçava. Meu tempo na paróquia me ajudou a perceber que o evangelho impactava todos os aspectos de nossa existência – nosso raciocínio, emoções, imaginações e valores. Olhando para trás sobre aqueles dias, agora posso ver que eles me libertaram de uma visão empobrecida da fé cristã. Não há nada errado com uma fé que molda a maneira como pensamos – desde que permitamos que ela faça seu trabalho de transformar todos os aspectos de nossas vidas. O bálsamo de cura do evangelho precisa aliviar as feridas de todas as faculdades que possuímos, para que todas possam ser transformadas, enriquecidas e fortalecidas pela graça de Deus.

Agora, muitos leitores sentirão – não sem uma boa razão – que tudo isso é óbvio. É para mim agora. Mas não era quando comecei minha peregrinação de fé há mais de 40 anos. Era algo que eu tinha que descobrir e aprender da maneira mais difícil. Para usar uma frase de Lewis, minha imaginação foi batizada quando percebi o quanto mais havia para descobrir sobre o evangelho.

E assim eu voltei para a ressurreição. Eu já estava seguro de sua verdade histórica. Eu havia descoberto suas enormes implicações para uma correta compreensão da identidade de Jesus de Nazaré. Mas agora eu estava pronto para mais – me envolver com a ressurreição em um nível e com um entusiasmo que eu não conhecia antes. Então, o que eu encontrei?

O espaço me permite apenas uma reflexão: ela trouxe uma nova dimensão ao meu entendimento da adoração. A ressurreição de Cristo cria uma ponte entre dois mundos – o mundo cotidiano em que existimos e um mundo melhor e mais brilhante da esperança cristã. Compartilhar a ressurreição de Cristo significa compartilhar a esperança de que um dia habitaremos na Nova Jerusalém, e antecipar a nossa parte em sua adoração. Embora nossa entrada nos pátios do céu esteja no futuro, podemos antecipá-la agora. A adoração na terra é uma antecipação da adoração ao céu.

 

A fragrância do céu

Me deparei com uma ilustração anos atrás que me ajudou a visualizar isso. Em sua obra de 1888, “The Atmosphere”, o astrônomo francês Camille Flammarion (1842-1925) reproduziu uma ilustração que ele alegava ser uma xilogravura medieval. (Agora acredita-se que ela foi uma obra do próprio Flammarion.) Mostra um homem no limiar do mundo cotidiano, olhando além dele para uma realidade mais profunda e complexa.

Cristãos comuns me ajudaram a perceber que a ressurreição muda não apenas a maneira como pensamos, mas também a maneira como vivemos.

É assim que vejo a ressurreição. Por sua morte e ressurreição, Cristo construiu uma ponte e abriu uma porta para a Nova Jerusalém. Nós, como cidadãos do céu, não somente temos um direito de entrada e residência dado por Deus e baseado em Cristo, mas também podemos antecipar nossa chegada a seus pátios, permitindo que a adoração do céu nos inspire e nos empolgue agora. A fragrância do céu flutua no mundo cotidiano. Pela graça de Deus, aquelas coisas que desfrutamos e amamos agora se tornam sinais e promessas de algo maior por vir. Jonathan Edwards colocou isso muito bem em seu grande sermão de setembro de 1733, “O Peregrino Cristão”:

Ir ao céu plenamente para desfrutar de Deus é infinitamente melhor do que as acomodações mais agradáveis aqui. Pais e mães, maridos, esposas, filhos ou a companhia de amigos terrenos são apenas sombras. Mas o gozo de Deus é a substância. Estes são apenas raios dispersos, mas Deus é o sol. Estas são apenas riachos, mas Deus é a fonte. Essas são apenas gotas, mas Deus é o oceano.

A ressurreição de Cristo é a garantia de que essas esperanças do céu não são ilusões patéticas de corações humanos melancólicos. Não. Essas são realidades que são garantidas, reveladas e iluminadas através da declaração do evangelho da ressurreição de Cristo como as primícias, com os crentes em seguida, no bom tempo de Deus. Não é de se admirar que o Novo Testamento exulte na esperança da Ressurreição!

Quando Paulo fala das “riquezas insondáveis ​​de Cristo” (Ef. 3: 8, NIV 1984), ele não está nos proibindo de explorar, mas nos encorajando a fazê-lo, sabendo que sempre haverá mais a descobrir sobre Cristo, o foco e o centro da nossa fé. Paulo está certo: conhecer a Cristo é melhor do que qualquer coisa que o mundo possa oferecer, mesmo que esse conhecimento seja limitado por nossa finitude e pecado. Mas um dia, conheceremos a Cristo como ele realmente é e estaremos com ele em seu reino. A encarnação de Cristo evoca o nosso maravilhamento de que Deus veio a nós; sua ressurreição consolida nossa esperança de que um dia voltemos para casa, regozijando-nos, para o mesmo Deus.


 

Alister McGrath é o Professor Andreas Idreos de Ciência e Religião da Universidade de Oxford,  Diretor do Centro de Ciência e Religião Ian Ramsey da mesma Universidade e Fellow do Harris Manchester College.

Este artigo foi publicado pela primeira vez no portal Christianity Today em 11 de Julho de 2012 e pode ser visualizado aqui.

Tradução: Tiago Garros

Compartilhe a ABC²