ABC² Recomenda2020-02-15T15:38:38-03:00

ABC² RECOMENDA

A ABC² está comprometida em promover a comunicação e incentivar a investigação atenta e criteriosa da interação entre a ciência e a fé.

Para você que inicia a caminhada conosco, preparamos alguns recursos introdutórios afim de que seja motivado(a) a prosseguir estudando e aplicando sua fé em sua vida profissional, a responsabilizar-se pelas implicações éticas, sociais e ambientais da ciência e da tecnologia, e a comunicar o evangelho na comunidade científica.

QUESTÕES FREQUENTES

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE O ABC² E O PROJETO PRÓ-ABC²?2020-02-13T08:46:04-03:00

O projeto Pró-ABC² foi uma iniciativa da Associação Kuyper para Estudos Transdisciplinares (AKET) para a organização da Associação Brasileira de Cristãos na Ciência (ABC²). A criação e estabelecimento da ABC² foi seu propósito desde sua fundação.
Este projeto teve início em 2015, com duração de 48 meses e foi financiado pela Templeton World Charity Foundation Inc. para o desenvolvimentos das seguintes atividades:

  1. Criação e manutenção da rede de relacionamento entre cristãos na ciência (por meio do estabelecimento de núcleos locais de ciência e fé em cidades brasileiras, bem como de um portal web, de boletins impressos e de conferências nacionais);
  2. Ministração de cursos (básicos, avançados e à distância) para comprometimento e formação das pessoas envolvidas em cada núcleo;
  3. Tradução de uma série de livros relacionados ao diálogo fé-ciência, bem como de vídeos do Faraday Institute – além de publicações nacionais.

Enquanto ativo, o Pro-ABC² funcionou com forte parceria com a ABC² até que se encerrou. O Pró-ABC² foi a iniciativa viabilizadora para a organização da ABC², que hoje funciona de forma independente.

O QUE É ABC²?2020-06-03T14:29:28-03:00

A ABC² é a Associação Brasileira de Cristãos na Ciência, uma associação privada, sem fins lucrativos. Ela foi fundada na Assembleia Geral realizada na I Conferência Nacional Cristãos na Ciência, em 17/11/2016, em São Paulo, no contexto do projeto Pró-ABC².

A associação é regida pelo seu estatuto (disponível neste site), do qual destacamos aqui os seguintes artigos:

Artigo 4° – A associação terá como finalidades:

I – estudos e pesquisas, desenvolvimento, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito ao diálogo entre fé cristã e ciência;
II – promoção da educação, no que diz respeito ao diálogo entre fé cristã e ciência;
III – promoção da ética, da paz, da cidadania, da democracia e de outros valores universais.

Artigo 5° – Serão utilizados os seguintes meios para consecução das finalidades:

I – execução direta de projetos, programas ou planos de ações;
II – celebração de convênios, contratos ou outros instrumentos jurídicos;
III – doação de recursos físicos, humanos e financeiros;
IV – prestação de serviços intermediários de apoio a outras organizações que atuam em áreas afins.

NO QUE CRÊ A ABC²?2020-02-13T08:51:25-03:00

Conforme o artigo 3º do seu estatuto aprovado em Assembleia Geral,

Artigo 3° – A ABC² se alicerça sobre os seguintes princípios:

I – o reconhecimento da Bíblia como a Palavra de Deus, aceitando a sua inspiração divina, confiabilidade e autoridade final em matéria de fé e conduta;

II – a crença no Deus triúno afirmado nos credos apostólico e niceno;

III – a crença que, ao criar e preservar o universo, Deus conferiu a ele ordem e inteligibilidade contingentes, as quais são basilares para a investigação científica;

IV – a responsabilidade de encorajar rigorosa pesquisa científica e tecnológica e o uso da ciência e tecnologia para o bem da humanidade e do meio-ambiente, e para a glória de Deus;

V – o comprometimento de entender e trabalhar dentro dos limites do nosso conhecimento, buscando minimizar os impactos adversos da nossa ciência e tecnologia.

Parágrafo 1º – Enquanto organização, a ABC² não toma posição quando há desacordo honesto entre cristãos em uma questão. A Associação se compromete a prover um fórum aberto no qual controvérsias possam ser discutidas de maneira respeitosa e esclarecedora. Diferenças legítimas de opinião entre cristãos que estudaram tanto a Bíblia quanto a ciência são expressas dentro da Associação em um contexto de amor cristão e preocupação com a verdade. Assim, os associados devem procurar falar a verdade em amor e em firme humildade, enquanto se mantêm abertos a outras maneiras de pensar, sem rejeitar o conhecimento do passado.

Parágrafo 2º – Enquanto organização, a ABC² subscreve o Pacto de Lausanne como uma expressão bíblica da fé cristã e da missão da igreja.

COMO POSSO COLABORAR COM A ABC²?2020-02-13T09:21:17-03:00

O primeiro passo é assinar a nossa Newsletter, com um conteúdo bastante rico, e se atualizar das nossas atividades.

Há também a possibilidade de participar de muitas outras atividades sem se tornar associado.

Veja só essas dicas:

Agora, se você já entendeu que precisa mergulhar de cabeça, engajar-se de fato em um estudo mais profundo, seja um Associado da ABC². Além de uma Newsletter periódica com conteúdo diferenciado e de receber descontos em todos os nossos eventos e produtos, você vai contribuir para o fortalecimento da interação da Fé Cristã e da Ciência em todo o país. Clique e seja um Associado.

Há ainda, além da contribuição como Associado, possibilidade de oferecer suporte financeiro à ABC² com Doações regulares ou esporádicas.

Finalmente, interceda pela ABC² e seu trabalho. Peça a Deus que nos ajude a ser uma Associação engajada com a expansão do Reino de Cristo e que nossa atividades tragam glorifiquem única e exclusivamente ao próprio Deus.

A ABC² TEM ALGUM ALINHAMENTO POLÍTICO?2020-02-10T09:06:15-03:00

Não. A ABC² é uma associação que promove a interação sadia entre a fé cristã e a ciência. Não é de seu interesse se alinhar ou repudiar nenhuma ideologia política em particular.

COMO FICAR SABENDO DAS ATIVIDADES DA ABC²?2020-02-10T09:06:15-03:00

Todos os associados recebem, por e-mail, mensagens periódicas com programação e relatórios das atividades da ABC². Há comunicações exclusivas que são enviadas apenas aos associados.

Se você quiser receber informações de atividades, mas não quer se associar à ABC², basta assinar nossa Newsletter.

    OS ASSOCIADOS DA ABC² FALAM EM SEU NOME?2020-02-10T09:06:15-03:00

    Não. A única expressão oficial da ABC² se dá por meio de sua diretoria, ao se expressar formalmente como tal.

    Os associados são sempre encorajados a manifestarem suas opiniões pessoais a respeito de qualquer ponto da interação entre fé cristã e ciência em um contexto de discussão sadia e educada. São motivados a fazerem isto tanto nas atividades da ABC² quanto em atividades externas. Contudo, qualquer manifestação se dá como a expressão genuína das ideias de um indivíduo, e não da ABC² enquanto organização.

    É PRECISO SER PASTOR OU CIENTISTA PARA SER ASSOCIADO?2020-02-10T09:06:16-03:00

    Não é preciso ser cientista nem pastor para ser associado da ABC², muito menos para acompanhar suas atividades. A ABC² reúne cristãos com interesse em ciências para fomentar a interação entre a fé e a ciência.

    A ABC² TEM VÍNCULO COM ALGUMA IGREJA OU DENOMINAÇÃO CRISTÃ?2020-02-10T09:06:16-03:00

    Não. A ABC² não tem vínculo formal nem presta contas a nenhuma igreja ou denominação cristã no Brasil ou no exterior.

    Desde o início do Pró-ABC², diversas igrejas, algumas instituições e até algumas denominações manifestaram seu apoio ao projeto e a ABC². Este apoio é muito bem-vindo. A ABC² enxerga tais parcerias como fundamentais para suas relações institucionais. Contudo, não há vínculo formal entre tais instituições.

    POR QUE ALGUMAS ATIVIDADES DA ABC² COBRAM TAXA DE PARTICIPAÇÃO?2020-02-10T09:06:16-03:00

    Obviamente, a organização de eventos, cursos, publicações etc. tem um custo associado. Eventualmente, os recursos disponíveis não são suficientes para cobrir todos os custos de todas as atividades. É natural que as atividades sejam custeadas pelos participantes; porém, talvez haja subsídio de patrocinadores e parceiros, o que tornará, eventualmente, os valores de participação mais acessíveis.

    POSSO USAR O MATERIAL DA ABC² EM MINHAS PALESTRAS, AULAS, ETC.?2020-02-10T09:06:16-03:00

    Sim, você pode utilizar as apresentações feitas para este fim.

    A ABC² disponibiliza apresentações e textos próprios para serem apresentados em aulas e grupos de discussão. Esse material serve de apoio e deve aparecer no site à medida que for produzido.

    Lembre-se sempre de mencionar a fonte do material que você está utilizando. Deixe claro também que a sua palestra representa a sua visão sobre um determinado tópico, apesar de estar usando material produzido pela ABC².

    AS CONTAS DA ABC² SÃO ABERTAS?2020-02-10T09:06:16-03:00

    Como toda associação privada, a ABC² presta contas de sua movimentação financeira, primeiramente, aos seus associados. O momento mais adequado para isso é durante suas Assembleias Gerais. O órgão responsável por auditar as contas da tesouraria é o Conselho Fiscal, eleito em Assembleia.

    CENTROS DE PESQUISA

    ABC² recomenda que, além de manter-se atualizado com os conteúdos que publicamos em nosso site e redes sociais, procure ampliar sua rede de pesquisa. Algumas entidades internacionais apresentam excelentes matérias, artigos, livros e outras publicações que valem muito uma leitura detalhada.

    VÍDEOS BÁSICOS

    BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

    Àqueles pouco familiarizados com o campo “SciFaith”, ou desejosos de compreender melhor as perspectivas da iniciativa ABC², recomendamos as seguintes leituras básicas:

    RELAÇÃO ENTRE FÉ E RACIONALIDADE2020-02-07T11:37:58-03:00
    • Schaeffer, Francis. A Morte da Razão (ABU editora)
    • Blamires, Harry. A Mente Cristã: como um cristão deve pensar (Shedd Editora)
    • Sire, James W. O Universo ao Lado: um catálogo básico sobre cosmovisão (Hagnos)
    • Walsh & Middleton. A Visão Transformadora (Cultura Cristã)
    • Dooyeweerd, Herman. Raízes da cultura ocidental (Cultura Cristã)
    NATUREZA DO CRISTIANISMO2020-02-07T11:38:06-03:00
    • Lewis, C.S. Cristianismo Puro e Simples (Martins Fontes)
    • McGrath, Alister. Paixão pela Verdade: a coerência intelectual do evangelicalismo (Shedd Editora)
    • Lewis, C.S. Milagres (Vida)
    • Orr-Ewing, Amy. Por que confiar na Bíblia? Respostas a 10 perguntas difíceis (Ultimato)
    • Wright, N.T. A Ressurreição do Filho de Deus (Origens Cristãs e a Questão de Deus; Paulus/Academia Cristã)
    • Craig, William Lane. Apologética Contemporânea (EVN)
    RELIGIÃO E CIÊNCIA2020-02-07T11:32:32-03:00
    • Bancewicz, Ruth. O Teste da Fé: cientistas também creem (Ultimato)
    • McGrath, Alister. Fundamentos do Diálogo entre Ciência e Religião (Loyola)
    • McGrath, Alister. Surpreendido pelo Sentido: Ciência, Fé e como conseguimos que as coisas façam sentido (Hagnos)
    • McGrath, Alister. O Deus de Dawkins: genes, memes e o sentido da vida (Shedd Editora)
    • Barbour, Ian. Quando a Ciência Encontra a Religião (Cultrix)
    • Polkinghorne, John. Explorando a Realidade – O Entrelaçamento da Ciência e da Religião (Loyola)
    • Hooykaas, R. A Religião e o Desenvolvimento da Ciência Moderna (UNB)
    • Russell, Colin. Correntes Cruzadas: interações entre a ciência e a fé (Hagnos)
    • Houghton, John. Deus Joga Dados? Um esboço da história do universo (Hagnos)
    • Pearcey, Nancy. A Alma da Ciência (Cultura Cristã)

    NOSSOS PARCEIROS

    A Templeton World Charity Foundation, Inc. é uma das três entidades fundadas pelo Sir John Templeton para levar adiante seus objetivos filantrópicos de longo prazo, em uma escala global. As duas demais são: a John Templeton Foundation e a Templeton Religion Trust. Apesar de terem alvos similares, as três organizações operam de forma independente.

    A Templeton World Charity Foundation, Inc. foi fundada em 1996. Atualmente, a fundação é presidida pelo Dr. Andrew Serazin e contempla outros cargos executivos em sua gestão. Além disso, a organização conta com um conselho administrativo, formado por cerca de 10 pessoas com experiências diversas nos meios empresariais e acadêmicos.

    Sobre a TWC Foundation

    A Templeton World Charity Foundation, Inc. investe em projetos que contribuam para promover pesquisa e informação acerca de descobertas e aplicações relacionadas às grandes questões da vida e do universo, nas áreas de filosofia, teologia e ciências. Suas principais áreas de financiamento são: questões fundamentais; liberdade individual e mercados livres; genética e genialidade; desenvolvimento de virtude de caráter; planejamento familiar voluntário; dentre outros. Seus principais temas de interesse atualmente são: o poder da informação; a internacionalização de cristãos na ciência; o futuro da universidade; e moralidade e religião.De 2011 até 07/2015, a fundação já tinha investido em 43 projetos, sendo 6 em 2015 e 20 em 2014. Nas Américas, fora dos EUA e do Canadá, a Templeton World Charity Foundation, Inc. já investira em 2 projetos: “A Família – Pessoas Ajudando Pessoas”, do Renaissance Institute; e o “Museu Pompéia”.

    O projeto da AKET aprovado pela Templeton World Charity Foundation, Inc. representa a primeira doação da fundação para uma iniciativa brasileira.

    A AKET – Associação Kuyper para Estudos Transdisciplinares – é uma associação científica sem fins lucrativos, conforme o seu estatuto, registrado em 05/07/2006. Nele, verifica-se, no artigo 3º, que os objetivos da AKET podem ser resumidos como a promoção de ensino, pesquisa e publicação inseridos na tradição filosófico-teológica iniciada por Abraham Kuyper.

    Atividades da AKET

    Além de ter promovido grupos de estudo e palestras, bem como a publicação de artigos e livros, a associação traduziu papers do Faraday Institute for Science and Religion (FISR/Cambridge University), duas obras de Herman Dooyeweerd e uma organizada por Ruth Bancewicz. Esta, inclusive, foi lançada no Brasil por meio de uma turnê com a autora, promovida pela AKET, em 8 cidades nacionais, atingindo mais de 1.500 pessoas. A associação organizou, ainda, de 09 a 12/10/2014, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, o 1º Curso Faraday-Kuyper de Ciência, Tecnologia e Religião, com a presença de palestrantes internacionais e de cerca de 80 pessoas de todo o país – além de vários eventos e cursos subsequentes.

    Mais recentemente, a AKET foi contemplada com a doação por parte da Templeton World Charity Foundation, Inc., que lhe permitiu operacionalizar o projeto ABC².

    logo_aket

    Título

    Ir ao Topo