Início/ABC² Recomenda
ABC² Recomenda2020-02-15T15:38:38-03:00

ABC² RECOMENDA

A ABC² está comprometida em promover a comunicação e incentivar a investigação atenta e criteriosa da interação entre a ciência e a fé.

Para você que inicia a caminhada conosco, preparamos alguns recursos introdutórios afim de que seja motivado(a) a prosseguir estudando e aplicando sua fé em sua vida profissional, a responsabilizar-se pelas implicações éticas, sociais e ambientais da ciência e da tecnologia, e a comunicar o evangelho na comunidade científica.

QUESTÕES FREQUENTES

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE O ABC² E O PROJETO PRÓ-ABC²?2020-02-13T08:46:04-03:00

O projeto Pró-ABC² foi uma iniciativa da Associação Kuyper para Estudos Transdisciplinares (AKET) para a organização da Associação Brasileira de Cristãos na Ciência (ABC²). A criação e estabelecimento da ABC² foi seu propósito desde sua fundação.
Este projeto teve início em 2015, com duração de 48 meses e foi financiado pela Templeton World Charity Foundation Inc. para o desenvolvimentos das seguintes atividades:

  1. Criação e manutenção da rede de relacionamento entre cristãos na ciência (por meio do estabelecimento de núcleos locais de ciência e fé em cidades brasileiras, bem como de um portal web, de boletins impressos e de conferências nacionais);
  2. Ministração de cursos (básicos, avançados e à distância) para comprometimento e formação das pessoas envolvidas em cada núcleo;
  3. Tradução de uma série de livros relacionados ao diálogo fé-ciência, bem como de vídeos do Faraday Institute – além de publicações nacionais.

Enquanto ativo, o Pro-ABC² funcionou com forte parceria com a ABC² até que se encerrou. O Pró-ABC² foi a iniciativa viabilizadora para a organização da ABC², que hoje funciona de forma independente.

O QUE É ABC²?2020-02-13T08:28:55-03:00

A ABC² é a Associação Brasileira de Cristãos na Ciência, uma associação privada, sem fins lucrativos. Ela foi fundada na Assembleia Geral realizada na I Conferência Nacional Cristãos na Ciência, em 17/11/2016, em São Paulo, no contexto do projeto Pró-ABC².

A associação é regida pelo seu estatuto (disponível neste site), do qual destacamos aqui os seguintes artigos:

Artigo 4° – A associação terá como finalidades:

I – estudos e pesquisas, desenvolvimento, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito ao diálogo entre fé cristã e ciência;
II – promoção da educação, no que diz respeito ao diálogo entre fé cristã e ciência;
III – promoção da ética, da paz, da cidadania, da democracia e de outros valores universais.

Artigo 5° – Serão utilizados os seguintes meios para consecução das finalidades:

I – execução direta de projetos, programas ou planos de ações;
II – celebração de convênios, contratos ou outros instrumentos jurídicos;
III – doação de recursos físicos, humanos e financeiros;
IV – prestação de serviços intermediários de apoio a outras organizações que atuam em áreas afins.

NO QUE CRÊ A ABC²?2020-02-13T08:51:25-03:00

Conforme o artigo 3º do seu estatuto aprovado em Assembleia Geral,

Artigo 3° – A ABC² se alicerça sobre os seguintes princípios:

I – o reconhecimento da Bíblia como a Palavra de Deus, aceitando a sua inspiração divina, confiabilidade e autoridade final em matéria de fé e conduta;

II – a crença no Deus triúno afirmado nos credos apostólico e niceno;

III – a crença que, ao criar e preservar o universo, Deus conferiu a ele ordem e inteligibilidade contingentes, as quais são basilares para a investigação científica;

IV – a responsabilidade de encorajar rigorosa pesquisa científica e tecnológica e o uso da ciência e tecnologia para o bem da humanidade e do meio-ambiente, e para a glória de Deus;

V – o comprometimento de entender e trabalhar dentro dos limites do nosso conhecimento, buscando minimizar os impactos adversos da nossa ciência e tecnologia.

Parágrafo 1º – Enquanto organização, a ABC² não toma posição quando há desacordo honesto entre cristãos em uma questão. A Associação se compromete a prover um fórum aberto no qual controvérsias possam ser discutidas de maneira respeitosa e esclarecedora. Diferenças legítimas de opinião entre cristãos que estudaram tanto a Bíblia quanto a ciência são expressas dentro da Associação em um contexto de amor cristão e preocupação com a verdade. Assim, os associados devem procurar falar a verdade em amor e em firme humildade, enquanto se mantêm abertos a outras maneiras de pensar, sem rejeitar o conhecimento do passado.

Parágrafo 2º – Enquanto organização, a ABC² subscreve o Pacto de Lausanne como uma expressão bíblica da fé cristã e da missão da igreja.

COMO POSSO COLABORAR COM A ABC²?2020-02-13T09:21:17-03:00

O primeiro passo é assinar a nossa Newsletter, com um conteúdo bastante rico, e se atualizar das nossas atividades.

Há também a possibilidade de participar de muitas outras atividades sem se tornar associado.

Veja só essas dicas:

Agora, se você já entendeu que precisa mergulhar de cabeça, engajar-se de fato em um estudo mais profundo, seja um Associado da ABC². Além de uma Newsletter periódica com conteúdo diferenciado e de receber descontos em todos os nossos eventos e produtos, você vai contribuir para o fortalecimento da interação da Fé Cristã e da Ciência em todo o país. Clique e seja um Associado.

Há ainda, além da contribuição como Associado, possibilidade de oferecer suporte financeiro à ABC² com Doações regulares ou esporádicas.

Finalmente, interceda pela ABC² e seu trabalho. Peça a Deus que nos ajude a ser uma Associação engajada com a expansão do Reino de Cristo e que nossa atividades tragam glorifiquem única e exclusivamente ao próprio Deus.

A ABC² TEM ALGUM ALINHAMENTO POLÍTICO?2020-02-10T09:06:15-03:00

Não. A ABC² é uma associação que promove a interação sadia entre a fé cristã e a ciência. Não é de seu interesse se alinhar ou repudiar nenhuma ideologia política em particular.

COMO FICAR SABENDO DAS ATIVIDADES DA ABC²?2020-02-10T09:06:15-03:00

Todos os associados recebem, por e-mail, mensagens periódicas com programação e relatórios das atividades da ABC². Há comunicações exclusivas que são enviadas apenas aos associados.

Se você quiser receber informações de atividades, mas não quer se associar à ABC², basta assinar nossa Newsletter.

OS ASSOCIADOS DA ABC² FALAM EM SEU NOME?2020-02-10T09:06:15-03:00