SOBRE NÓS

A ABC2 é uma iniciativa da Associação Kuyper para Estudos Transdisciplinares (AKET) com o apoio da Templeton World Charity Foundation (TWCF).

Seu objetivo é promover a comunicação e a integração entre a comunidade cristã e o campo científico no Brasil, por meio da constituição da Associação Brasileira de Cristãos na Ciência.

A Missão da ABC2 é, portanto, operar como uma embaixada de sentido entre o universo da fé cristã e o universo da ciência. Nesta qualidade, ela promoverá o diálogo aberto, honesto e respeitoso entre estes dois campos, tendo sempre em conta a liberdade e a soberania das respectivas esferas sociais e as finalidades intrínsecas e próprias de cada esfera, mas buscando o avanço do conhecimento integral acerca do homem e sua relação com Deus e a natureza, a partir de uma perspectiva cristã.

Seu interesse é, simultaneamente, o testemunho cristão e a teologia pública, por um lado, e o ensino e a divulgação científica de forma contextualizada ao universo da fé, por outro.

A ABC2 não pretende controlar ou interferir nos procedimentos, processos ou instituições internas aos dois campos, nem se arvorar legisladora sobre a natureza da ciência ou da fé, mas tão somente auxiliar os cristãos que pertencem aos dois campos a melhor integrar suas vocações científica e espiritual.

Portanto, não será seu papel arbitrar sobre pontos controversos na interação entre fé cristã e ciência, mas sim oferecer-se como fórum aberto para debates de alto nível, de forma que eventuais discordâncias entre seus associados possam resultar em diálogo produtivo e aprofundamento dos temas em questão.

NOSSO PROPÓSITO

1) Diálogo entre Fé e Razão
Desenvolver e promover visões cristãs bíblicas sobre a natureza, o escopo e as limitações da ciência, e sobre as interações entre ciência e fé.
Incentivar a investigação atenta e criteriosa de eventuais implicações teológicas decorrentes de novos conhecimentos revelados pelo avanço científico.

2) Missionalidade
Encorajar cristãos engajados na atividade científica a manter uma fé pessoal ativa e comprometida com a igreja local e com a comunidade intelectual cristã, a aplicar sua fé no conjunto de sua vida profissional, a responsabilizar-se pelas implicações éticas, sociais e ambientais da ciência e da tecnologia, e a comunicar o evangelho na comunidade científica

3) Contemplação
Estimular a contemplação da beleza e da glória de Deus na Criação por meio da ciência e o cultivo da gratidão e da oração no dia a dia da academia e do laboratório.

4) Conhecimento Integral
Ajudar cristãos que estudam ciência e líderes eclesiásticos a integrar sua crença religiosa e o estudo científico.

Artigo 3° – A ABC² se alicerça sobre os seguintes princípios:

I – o reconhecimento da Bíblia como a Palavra de Deus, aceitando a sua inspiração divina, confiabilidade e autoridade final em matéria de fé e conduta;
II – a crença no Deus triúno afirmado nos credos apostólico e niceno;
III – a crença que, ao criar e preservar o universo, Deus conferiu a ele ordem e inteligibilidade contingentes, as quais são basilares para a investigação científica;
IV – a responsabilidade de encorajar rigorosa pesquisa científica e tecnológica e o uso da ciência e tecnologia para o bem da humanidade e do meio-ambiente, e para a glória de Deus;
V – o comprometimento de entender e trabalhar dentro dos limites do nosso conhecimento, buscando minimizar os impactos adversos da nossa ciência e tecnologia.

Parágrafo 1º – Enquanto organização, a ABC² não toma posição quando há desacordo honesto entre cristãos em uma questão. A Associação se compromete a prover um fórum aberto no qual controvérsias possam ser discutidas de maneira respeitosa e esclarecedora. Diferenças legítimas de opinião entre cristãos que estudaram tanto a Bíblia quanto a ciência são expressas dentro da Associação em um contexto de amor cristão e preocupação com a verdade. Assim, os associados devem procurar falar a verdade em amor e em firme humildade, enquanto se mantêm abertos a outras maneiras de pensar, sem rejeitar o conhecimento do passado.
Parágrafo 2º – Enquanto organização, a ABC² subscreve o Pacto de Lausanne como uma expressão bíblica da fé cristã e da missão da igreja.

NOSSO TIME

Roberto Covolan
Roberto Covolan
Presidente
Resumo
Guilherme de Carvalho
Guilherme de Carvalho
Vice-presidente

Guilherme de Carvalho é mineiro de Belo Horizonte. Teólogo e pastor evangélico reformado, fundou a Associação Kuyper para Estudos Transdisciplinares e, com um grupo de amigos cientistas, a Associação Brasileira de Cristãos na Ciência.

É diretor de L’Abri Fellowship Brasil com sua mulher Alessandra, pastor da Igreja Esperança em Belo Horizonte e Diretor de Promoção e Educação em Direitos Humanos no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos em Brasília.

Mais sobre o Guilherme.

Leopoldo Motta Teixeira
Leopoldo Motta Teixeira
Secretário executivo

Atualmente é professor adjunto do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco. Possui graduação em Engenharia da Computação pela Universidade de Pernambuco (2007) e mestrado (2010) e doutorado (2014) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco.

Durante o doutorado, foi orientado pelos professores Paulo Borba (UFPE) e Rohit Gheyi (UFCG), com período sanduíche na Universidade de Waterloo, sob supervisão do Prof. Krzysztof Czarnecki. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Linhas de Produtos de Software, Evolução de Software, Refactorings e Métodos Formais.

Mais sobre o Leopoldo.

Marcelo Cabral
Marcelo Cabral
Gerente de Networking

Economista (UNICAMP), Filósofo e mestre em Teologia pelo Calvin Theological Seminary.
Assistente Editorial e Revisor Geral da série Fé e Ciência; Estuda a filosofia de Herman Dooyeweerd desde 2011.

Mais sobre o Marcelo.

Moisés Lisboa
Moisés Lisboa
Tesoureiro

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011).

Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação, robótica e redes de computadores. Atualmente trabalha como especialista em desenvolvimento de software na Fundação para Inovações Tecnológicas (FITEC) em Belo Horizonte (MG).

Mais sobre o Moisés.

Vanessa Belmonte
Vanessa Belmonte
Tesoureiro Suplente

Docente do Ensino Superior (graduação e pós-graduação) nas áreas de Administração, Educação a Distância, Gestão Educacional e Tecnologias na Educação. Graduada em Administração (UEM) e Mestre em Educação Tecnológica (CEFET-MG).

Consultora e pesquisadora sobre Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais no Ensino Superior. Coordenadora e professora de cursos a distância. Também desenvolve pesquisas, palestras e cursos na área de Hospitalidade e Vida Cristã.

Mais sobre a Vanessa.