Colhido de Cérebro bidimensional. Copyright: Universidade Radu Jianu / Brown

Você já teve aquela experiência um pouco perturbadora de chegar ao trabalho e perceber que praticamente não se lembra de como chegou lá? O cérebro humano contém cerca de 100 bilhões de células nervosas[1], cada uma das quais faz várias conexões. Este hardware biológico é usado para integrar sinais de nossos próprios corpos e do entorno, bem como nossas memórias e previsões para o futuro. A maior parte da atividade cerebral realmente acontece sem que estejamos cientes disso – nossa consciência só precisa se envolver quando o resultado não é determinado. Em outras palavras, quanto mais rotineiras nossas ações se tornam, menos precisamos pensar sobre isso.

Neurônios em cultura. Crédito: Ludovic Collin, Imagens Wellcome. (CC BY-NC-ND 4.0)

Esta breve visão sobre o funcionamento do cérebro foi parte do recente Cambridge Paper de Harvey McMahon, “Quão livre é o nosso livre arbítrio?”.

Para McMahon, nossas escolhas são feitas dentro de certos limites. Algumas decisões parecem completamente livres: que tipo de chá beber agora, falar ou não com aquela pessoa, ou o que fazer com uma oferta de emprego inesperada. Algumas dessas escolhas são mais importantes do que outras, mas cada vez sentimos que estamos tomando uma decisão completamente livre.

Pixabay -CC0- Domínio Público

Grande parte das decisões, no entanto, é afetada por nossas escolhas do passado. Se eu optar por cortar o cabelo curto hoje, não posso usar rabo de cavalo amanhã. Minha escolha no cabeleireiro restringiu minha escolha de penteado drasticamente. Nossas escolhas também são limitadas por eventos fora de nosso controle. Essas limitações involuntárias podem incluir nossos genes, a família e a cultura em que nascemos e certos aspectos do ambiente em que vivemos atualmente ou no passado.

O resultado desses fatores de interação é que eu faço escolhas, mas dentro de limites. Não posso escolher ter 1,80 m de altura, mas posso usar um par de saltos altos. Acho difícil não comer doces de uma só vez, mas posso optar por não comprá-los. Há também muitas áreas cinzentas aqui. E se eu não souber que uma certa escolha terá consequências duradouras no futuro? E se eu não considerasse uma decisão com cuidado suficiente e tivesse consequências não pretendidas? E se minha capacidade de pensar for prejudicada por fatores dos quais não estou ciente?

Há também o potencial de mudança. Somos influenciados pelo nosso passado, mas não determinados por ele. A qualquer momento posso decidir quebrar um hábito ou aprender algo novo. Isso exige esforço, porque preciso mudar conscientemente meu comportamento aprendido ou fazer algo completamente novo. O pensamento consciente usa mais inteligência e leva mais tempo, então eu teria que desistir de pensar em outras coisas e me concentrar nessa nova resolução por um tempo.

Aprender coisas novas envolve fazer novas conexões, conhecidas como sinapses, entre as células nervosas. Essas conexões disparam sinais elétricos que viajam para outras partes do cérebro. Como uma sinapse é usada regularmente, ocorrem mudanças em sua bioquímica que a tornam mais fácil de acionar. Essa “plasticidade” significa que nossas escolhas podem alterar a composição de nossos cérebros. Dentro dos limites de nossas circunstâncias e escolhas passadas, controlamos nosso próprio destino.

Uma perspectiva bíblica adiciona alguns outros fatores à mistura.  Sim, somos responsáveis por nossas escolhas, e essa capacidade de escolher é um presente de Deus. Nossas atividades também são limitadas ou restringidas pela vontade de Deus, que está no controle final de todas as coisas. Alguns cristãos acreditam na predestinação, que é a ideia de que Deus pré-ordena tudo o que acontece no mundo. Esta vertente da teologia pode parecer incompatível com o livre arbítrio, mas McMahon se dá por satisfeito em aceitar que fazemos escolhas dentro dos limites que são estabelecidos por Deus.

Finalmente, esse processo não acontece isoladamente. Posso escolher mudar meu ambiente, incluindo as pessoas com quem interajo, alterando assim os sinais que meu cérebro está constantemente recebendo. Qualquer pessoa que tenha lutado para mudar um hábito saberá o valor de um apoio de colegas, igreja ou outro grupo comunitário. À medida que os valores compartilhados emergem, cada membro dessa comunidade se torna mais do que apenas um indivíduo.

Para os cristãos, a escolha principal é ter um relacionamento com Deus. Somos convidados a “ser transformados pela renovação da nossa mente” (Romanos 12). Isso acontece em um nível orgânico, à medida que nossos hábitos e atitudes mudam, mas também em um nível espiritual, através da obra do Espírito Santo. Como Harvey escreve, “Estes são aspectos que estão além da compreensão precisa do cientista, mas como com a matéria escura, há mais coisas na história de como a mente funciona. Não temos dúvidas de que a mudança é uma experiência bidirecional: Deus trabalha em nós para nos mudar e devemos, ao mesmo tempo, fazer todos os esforços para mudar a nós mesmos.”

Então, de acordo com McMahon, o livre arbítrio floresce dentro de limites. É uma parte essencial da nossa humanidade, e uma cosmovisão cristã pode contribuir com isso, trazendo “uma compreensão e experiência mais completa de livre arbítrio… não poderíamos ser mais felizes do que quando estamos agindo como [Deus] quer dentro dos limites do mundo em que ele nos colocou.”

_____

Os Cambridge Papers são uma série de artigos sobre diversos assuntos a partir de uma perspectiva cristã. Você pode encontrá-los no site do Jubilee Centre.

[1] Comparado às 100 milhões dos ratos

_____

© Ruth Bancewicz, Nigel Bovey

Ruth Bancewicz é pesquisadora associada sênior do Instituto Faraday de Ciência e Religião, onde trabalha na interação positiva entre ciência e fé. Após estudar genética na Universidade de Aberdeen, ela completou um PhD na Universidade de Edimburgo. Ela passou dois anos como pesquisadora de pós-doutorado em meio período no Welcome Trust Centre for Cell Biology da Universidade de Edimburgo, enquanto também trabalhava como Diretora de Desenvolvimento para a Christians in Science. Ruth chegou ao Instituto Faraday em 2006 e atualmente é curadora da Christians in Science.

 

 

 

Artigo original: https://www.faraday.cam.ac.uk/churches/church-resources/posts/freewill-and-the-brain-choices-constraints-and-community/

Compartilhe a ABC²