SOBRE NÓS

A ABC2 é uma iniciativa da Associação Kuyper para Estudos Transdisciplinares (AKET) com o apoio da Templeton World Charity Foundation (TWCF).

Seu objetivo é promover a comunicação e a integração entre a comunidade cristã e o campo científico no Brasil, por meio da constituição da Associação Brasileira de Cristãos na Ciência.

A Missão da ABC2 é, portanto, operar como uma embaixada de sentido entre o universo da fé cristã e o universo da ciência. Nesta qualidade, ela promoverá o diálogo aberto, honesto e respeitoso entre estes dois campos, tendo sempre em conta a liberdade e a soberania das respectivas esferas sociais e as finalidades intrínsecas e próprias de cada esfera, mas buscando o avanço do conhecimento integral acerca do homem e sua relação com Deus e a natureza, a partir de uma perspectiva cristã.

Seu interesse é, simultaneamente, o testemunho cristão e a teologia pública, por um lado, e o ensino e a divulgação científica de forma contextualizada ao universo da fé, por outro.

A ABC2 não pretende controlar ou interferir nos procedimentos, processos ou instituições internas aos dois campos, nem se arvorar legisladora sobre a natureza da ciência ou da fé, mas tão somente auxiliar os cristãos que pertencem aos dois campos a melhor integrar suas vocações científica e espiritual.

Portanto, não será seu papel arbitrar sobre pontos controversos na interação entre fé cristã e ciência, mas sim oferecer-se como fórum aberto para debates de alto nível, de forma que eventuais discordâncias entre seus associados possam resultar em diálogo produtivo e aprofundamento dos temas em questão.

NOSSO PROPÓSITO

1) Diálogo entre Fé e Razão
Desenvolver e promover visões cristãs bíblicas sobre a natureza, o escopo e as limitações da ciência, e sobre as interações entre ciência e fé. Incentivar a investigação atenta e criteriosa de eventuais implicações teológicas decorrentes de novos conhecimentos revelados pelo avanço científico.

2) Missionalidade
Encorajar cristãos engajados na atividade científica a manter uma fé pessoal ativa e comprometida com a igreja local e com a comunidade intelectual cristã, a aplicar sua fé no conjunto de sua vida profissional, a responsabilizar-se pelas implicações éticas, sociais e ambientais da ciência e da tecnologia, e a comunicar o evangelho na comunidade científica

3) Contemplação
Estimular a contemplação da beleza e da glória de Deus na Criação por meio da ciência e o cultivo da gratidão e da oração no dia a dia da academia e do laboratório.

4) Conhecimento Integral
Ajudar cristãos que estudam ciência e líderes eclesiásticos a integrar sua crença religiosa e o estudo científico.

Artigo 3° – A ABC² se alicerça sobre os seguintes princípios:

I – o reconhecimento da Bíblia como a Palavra de Deus, aceitando a sua inspiração divina, confiabilidade e autoridade final em matéria de fé e conduta;
II – a crença no Deus triúno afirmado nos credos apostólico e niceno;
III – a crença que, ao criar e preservar o universo, Deus conferiu a ele ordem e inteligibilidade contingentes, as quais são basilares para a investigação científica;
IV – a responsabilidade de encorajar rigorosa pesquisa científica e tecnológica e o uso da ciência e tecnologia para o bem da humanidade e do meio-ambiente, e para a glória de Deus;
V – o comprometimento de entender e trabalhar dentro dos limites do nosso conhecimento, buscando minimizar os impactos adversos da nossa ciência e tecnologia.

Parágrafo 1º – Enquanto organização, a ABC² não toma posição quando há desacordo honesto entre cristãos em uma questão. A Associação se compromete a prover um fórum aberto no qual controvérsias possam ser discutidas de maneira respeitosa e esclarecedora. Diferenças legítimas de opinião entre cristãos que estudaram tanto a Bíblia quanto a ciência são expressas dentro da Associação em um contexto de amor cristão e preocupação com a verdade. Assim, os associados devem procurar falar a verdade em amor e em firme humildade, enquanto se mantêm abertos a outras maneiras de pensar, sem rejeitar o conhecimento do passado.
Parágrafo 2º – Enquanto organização, a ABC² subscreve o Pacto de Lausanne como uma expressão bíblica da fé cristã e da missão da igreja.

NOSSO TIME

Guilherme de Carvalho
Guilherme de Carvalho
Presidente

Guilherme de Carvalho é mineiro de Belo Horizonte. Teólogo e pastor evangélico reformado, fundou a Associação Kuyper para Estudos Transdisciplinares e, com um grupo de amigos cientistas, a Associação Brasileira de Cristãos na Ciência.

É diretor de L’Abri Fellowship Brasil com sua mulher Alessandra, pastor da Igreja Esperança em Belo Horizonte.

Mais sobre o Guilherme.

Gustavo Assi
Gustavo Assi
Vice-Presidente

Engenheiro Naval e Oceânico formado pela Universidade de São Paulo em 2003, Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo em 2005 e PhD em Aeronáutica pelo Imperial College London em 2009.

O Prof. Dr. Gustavo R. S. Assi é docente da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). Foi Pesquisador Visitante na University of Oxford (Dept. Engineering Sciences) em 2013-14 e no California Institute of Technology (GALCIT) em 2016-17. Atua como Coordenador do Curso de Graduação em Engenhara Naval da EPUSP e membro da CRInt Comissão de Relações Internacionais da EPUSP. É o Coordenador do Laboratório de Hidrodinâmica Experimental do NDF Núcleo de Dinâmica e Fluidos da EPUSP, Coordenador do GERO Grupo de Energia Renovável do Oceano da EPUSP e como Diretor de Comunicação e Difusão do Conhecimento do RCGI Centro de Pesquisa para Inovação em Gás da USP.

Mais sobre o Gustavo.

Eduardo Pracucho
Eduardo Pracucho
Secretário Executivo

Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP; especialista, mestre e doutorando em Cirurgia pela UNICAMP. Cirurgião do Aparelho Digestivo e Oncológico, coordenador da Comissão de Captação de Órgãos e Tecidos e coordenador do Programa de Residência Médica no Hospital Amaral Carvalho em Jaú/SP. Pós-Graduado em Ciências Contemporâneas e Teologia Cristã: Deus, o Cosmos e a Humanidade pela Faculdade Internacional Cidade Viva, membro da diretoria da ABC² e presbítero da Igreja Presbiteriana de Jaú. Casado com Tanise e pai da Pietra e do Giovani.

Yara Miranda
Yara Miranda
Tesoureira

Professora e pesquisadora. Graduada em Letras pela UFMG, realizou seu mestrado e doutorado em Estudos Linguísticos pela mesma instituição. Pesquisa sobre ensino de línguas estrangeiras, com ênfase na formação de professores em contextos de migração de crise. Atualmente, atua também como coordenadora de voluntários para ensino a refugiados na E-Missão. É associada da ABC² desde 2017 e tutora do curso Fundamentos da Vida Intelectual desde sua primeira edição.

Moisés Lisboa
Moisés Lisboa
Tesoureiro Suplente

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011).

Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação, robótica e redes de computadores. Atualmente trabalha como especialista em desenvolvimento de software na Fundação para Inovações Tecnológicas (FITEC) em Belo Horizonte (MG).

Mais sobre o Moisés.

Sorele Fiaux
Sorele Fiaux
Conselheira Fiscal

Engenheira Química, Mestre e Doutora em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Professora Titular do Departamento de Tecnologia Farmacêutica da Universidade Federal Fluminense. Ministra aulas em cursos de graduação e de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, orienta alunos de graduação, de mestrado e de doutorado e supervisiona estágios e pesquisa de pós-doutorado.
Coordenadora do Laboratório de Tecnologia Microbiana – UFF, onde são desenvolvidas pesquisas com microrganismos industriais.
Também é Conselheira Regional dos Grupos de Estudo da ABC² e membro da Igreja Batista Itacuruçá. Em 2023 assumiu a Coordenação da Visão Ministerial de Crescimento da Igreja Batista Itacuruçá, sendo responsável por toda a área de educação desta igreja.

Diego Bezerra de Mello
Diego Bezerra de Mello
Conselheiro Fiscal

Psicólogo clínico, com orientação psicanalítica lacaneana no trabalho com neuroses, psicoses, transtornos e síndromes. Orientador Profissional / Vocacional e redefinição de carreira. Professor da Educação Cristã na Igreja Batista do Bacacheri , ministrando para pais no desenlace emocional, físico e psicológico do adolescente.

Palestrante de Orientação Profissional, Identidade, Adolescência, Depressão e Luto. Associado efetivo e conselheiro fiscal da Associação Brasileira de Cristãos na Ciência. Líder do grupo de estudos de Curitiba.

NOSSOS PARCEIROS