ESTE LIVRO é uma das melhores introduções ao campo da filosofia da tecnologia (FdT) disponíveis. Prefaciado por um dos principais sistematizadores da área (Carl Mitcham) e endossado por um expoente da FdT contemporânea (Peter Kroes), a obra traz consigo credenciais que recomendam a sua leitura.

Além disso, este é um dos poucos livros de filosofia da tecnologia escritos por pessoas com efetiva experiência prática em desenvolvimento tecnológico. Essa característica dos autores torna o texto próximo da realidade empírica vivenciada pelos profissionais da área e se constitui, assim, em um importante diferencial para aqueles que atuam diretamente com projeto, produção, gestão ou integração de tecnologias.

Dividido em três partes, o livro-texto aborda desde os principais temas da tradição clássica da filosofia da tecnologia até os recentes avanços representados pela virada empírico-analítica observada nesse campo do conhecimento. Na Parte 1, após uma breve introdução às funções da filosofia e ao seu histórico de aplicação à tecnologia, os autores localizam o fenômeno tecnológico no contexto da busca por significado vivenciada por qualquer ser humano em seu cotidiano. Assim, Verkerk e seus colegas tratam o tema a partir de uma perspectiva abrangente, evitando, de antemão, concepções reducionistas das problemáticas em questão.

Em seguida, na Parte 2, central na estrutura do livro, os autores apresentam o que há de melhor na escola holandesa de FdT para analisar a tecnologia em suas diversas dimensões. Ao fazerem isso, dialogam frutiferamente com outras tradições que têm procurado abordar as questões tecnológicas a partir de um olhar analítico, centrado na definição rigorosa de conceitos e no relacionamento lógico entre eles. Nesse sentido, essa seção concentra-se no desenvolvimento de uma visão da tecnologia como uma coleção de artefatos (ontologia), um corpo de conhecimentos diferenciados (epistemologia) e um conjunto de processos (metodologia).

Por fim, na Parte 3, tópicos recentes e interessantes da discussão sobre a relação entre tecnologia e sociedade são revisados. Para tanto, a importante noção de prática social é inicialmente introduzida, a fim de que, no seu contexto, as críticas aos efeitos da tecnologia na condição humana e na cultura sejam compreendidas. Além disso, também é realizado um debate ético acerca dos direcionamentos que deveriam ser dados ao desenvolvimento das tecnologias emergentes no contexto global. Por fim, a natureza da relação estabelecida pelo Ocidente com o poderio tecnológico é discutida à luz das expectativas de futuro dessa civilização.

Todas as partes do livro-texto são permeadas por exemplos, estudos de caso, recomendações de leituras e biografias sucintas dos principais autores do campo da FdT. Dessa forma, esta obra facilita o entendimento da área em toda a sua riqueza, por qualquer leitor interessado em tecnologia – mesmo aquele não familiarizado com filosofia.

Nesse sentido, pensamos, ao traduzir esse trabalho, em fornecer um diferenciado recurso para o enriquecimento da reflexão sobre o fenômeno tecnológico no Brasil, contribuindo para inserir estudantes e professores nacionais nesse vibrante debate internacional. Nosso desejo é que esta obra adentre as salas de aula das universidades, bem como se torne um livro de referência na estante de muitos engenheiros, arquitetos, administradores, economistas, sociólogos e filósofos que queiram colaborar, glocalmente, para fomentar uma contribuição positiva da tecnologia na sociedade contemporânea. Ajude-nos a divulgá-lo e a promovê-lo nessa direção!

Boa leitura!

Jonathan Simões Freitas

Raoni Barros Bagno

Gustavo Roque da Silva Assi

Leopoldo Motta Teixeira

Adquira o livro aqui: http://www.ultimato.com.br/loja/produtos/filosofia-da-tecnologia

 

 

Compartilhe a ABC²