Dr. Arthur Jones

Nossas vidas cotidianas e nosso trabalho são uma parte essencial da história e da missão de Deus

Dr. Arthur Jones
Tradução: Áquila Mazzinghy

No rico artigo “Vida e trabalho com um propósito” [1], o Dr. Arthur Jones fala sobre vida diária, trabalho e vocação cristã como parte da missão de Deus e de seus propósitos para seu povo. Dr. Jones afirma que o objetivo da obra cristã é que todos nos tornemos discípulos através da vida no Senhor Jesus Cristo e que a nossa missão é discipular uns aos outros e que o nosso trabalho ordinário e nossa vida diária é parte integrante dessa missão.

Arthur Jones afirma que vivemos no mundo criado por Deus – um mundo fantástico que revela a glória de Deus. Fomos criados à imagem de Deus, chamados para reinar enquanto servos sobre a Terra e para revelar o seu rico potencial. Mas nós nos rebelamos contra Deus, quebramos o pacto, maculamos a Terra. Assim, Deus estabeleceu uma ordem para restaurar o mundo e resgatar os seres humanos para que pudessem viver novamente sob seu governo gracioso. Ele escolheu Abraão e por ele construiu uma nação – Israel – para ser o canal de sua obra redentora para todo o mundo.

Jesus veio como o objetivo desta história redentora, alegando que, em sua pessoa e obra o sentido da história e do mundo estava se fazendo conhecido e realizado. Daquele ponto em diante todas as pessoas deveriam encontrar o seu lugar e significado. Sua história, pois, não há outra fonte de significado real. Somos salvos por Cristo para que nossas vidas se tornem parte de sua história, à medida que olhamos para uma restaurada e renovada Criação, na qual todas as realizações da nossa vida, feitas em obediência a Deus, encontrarão fiel cumprimento.

Hoje, nossas comunidades eclesiais são colônias do céu – revelando o governo real de Deus ao longo de toda a vida, em todo o mundo. O estabelecimento do Reino de Deus em Cristo é o objetivo final da história do mundo. Neste momento, o verdadeiro Deus que ama a sua boa Criação se ocupa da cura, restauração e conciliação de todas as coisas através do seu Filho, Jesus Cristo. Esta é uma boa notícia para os pecadores, mas também uma boa notícia para o projeto da Criação de Deus. Toda a criação está sendo abençoada!

Jones destaca que nossas profissões e nossos trabalhos diários não são apenas para que tenhamos uma renda para comprar as necessidades da vida ou oportunidades para o evangelismo pessoal. Eles são um elemento essencial dos propósitos de Deus para o seu povo, têm valor real em si mesmos e levam os seus próprios imperativos da missão.

À luz da Bíblia, nosso discipulado ao longo da vida deve:

  • Garantir que os propósitos de nossa vida e tudo que fazemos tenham como significado e sentido amar a Deus com tudo o que somos;
  • Levar-nos ao entendimento que devemos abraçar as ocupações de trabalho da semana como chamados de Deus;
  • Trazer-nos conhecimentos bíblicos que se aplicam às nossas questões de trabalho;
  • Permitir-nos assegurar a liderança cristã em nossas casas, locais de trabalho e no ambiente profissional.
  • Capacitar-nos a trabalhar pela paz, pela justiça e pelo bem comum através dos nossos vários chamados;

Nós não devemos permitir sermos moldados pelas culturas não-cristãs em torno de nós, mas equipar-nos e prepararmo-nos, em obediência ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo para uma transformação cristã da nossa comunidade e país.

Então, o que vem depois? A salvação de Deus vem a nós pela graça e pela fé – como um dom gratuito (Efésios 2: 8), mas somos chamados a continuar a trabalhar na nossa salvação com temor e tremor, mas com a garantia de que é Deus quem opera em nós o querer e o realizar de seu bom propósito (Filipenses 2: 12-13).

Ele conclui dizendo que há muito trabalho árduo para ser feito.  E indaga: O que é “bom” em um determinado trabalho, profissão, situação ou comunidade? Como o olhar da redenção em Cristo pode ser visto lá? Como vimos, Deus espera que possamos refletir nas nossas experiências diárias e na nossa experiência de vida seus desígnios e propósitos ao criar o mundo à nossa volta. Nós também sabemos pela Bíblia que essa experiência é muito mais profundamente vivida se temos uma vida de total obediência a ele e em comunhão com a comunidade dos crentes, obedecendo a sua voz e à direção do Espírito Santo. Foi nosso Senhor que nos deu o caminho a seguir.

“Porque somos obra de Deus, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para nós”. (Efésios 2: 8)

Saiamos, para assim amar e servir o Senhor!


[1] Fonte.
All of life redeemed: Resources for a Christian Worldview

 

Compartilhe a ABC²