João 3.16-18

16  “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito [d] , para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.  17  Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.  18  Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.

Efésios 2.4-10

4  Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,  5  deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.  6  Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus,  7  para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.  8  Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;  9  não por obras, para que ninguém se glorie.  10  Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.

A mais simples e importante mensagem que a Ciência não pode alcançar

Gustavo R. S. Assi, 3/12/2021

Hoje em dia estamos muito acostumados a julgar reivindicações e tomar decisões com base em informações científicas. De certa forma, atuamos dando mais credibilidade a uma notícia quando ela é precedida por “cientistas afirmam que …”. Curiosamente, na maioria das vezes nem percebemos, colocamos nossa confiança em qualquer mensagem por causa da fonte que nos informa e da credencial científica que ela carrega.

Em última análise, isso pode nos fazer sentir como se todas as informações verdadeiras devessem vir carimbadas pela Ciência, ou mesmo pensar que somente a comunidade científica seja capaz de validar nossas fontes de informação. “Se não for comprovado pela ciência, não pode ser verdade”, pensam alguns.

No entanto, entendo que existem outras fontes genuínas da verdade que a ciência não pode tocar. Em outras palavras, entendo que a informação pode ser verdadeira mesmo que não seja verificada pelo selo científico. Pois creio haver uma mensagem

muito importante e essencial para a vida de todas as pessoas que não pode ser comprovada cientificamente: “Deus amou o mundo de tal maneira que enviou seu Filho, Jesus Cristo, para nos salvar.”

Na época do Natal somos expostos a esta Boa-Nova de salvação de diferentes formas: um cartão, um presépio, uma canção, um presente, uma pregação… Mas há uma grande distância entre saber recitar “a mensagem de Natal” e entendê-la como uma verdade transformadora. Acostumados ao nosso modus operandi, muitos tentarão esmiuçar sua veracidade por meio de testes científicos, como se ela pudesse ser verificada e comprovada pelas lupas da ciência ou do raciocínio lógico. E porque o selo científico não pode ser verificado, é descartada como um absurdo.

Mas a beleza da “mensagem salvadora” é que ela não pode ser compreendida por nossos próprios meios e métodos. Se vamos avaliá-la logicamente, concluiremos que é simplesmente loucura! Pense claramente se esta mensagem faz sentido: “Um Deus, todo-poderoso, que criou todo o universo e criou os seres humanos como criaturas especiais, chamou-os para uma relação pessoal e particular, foi traído pela rebelião e orgulho deste povo, que se opôs ao próprio Deus… ainda assim, Deus, a parte ofendida, por amor profundo providenciou a reconciliação e o perdão, oferecendo seu próprio Filho amado para morrer da pior maneira para que os rebeldes pudessem recuperar a vida plena novamente! ” Essa mensagem não faz sentido: é loucura! Quem acreditaria nisso em seu perfeito juízo!?

Pois é esta mensagem ilógica que está no cerne da obra redentora de Jesus, o Messias que nasceu em Belém. É a mesma mensagem simples anunciada ao longo da história.

Uma mensagem atemporal que não requer nenhum conhecimento teórico ou filosófico, nenhuma graduação científica, nenhuma escola primária, nenhuma distinção de classe social, nacionalidade, gênero ou época histórica… Esta mensagem simples e profunda não pode ser validada pelo método científico nem será aceita como verdade pelo escrutínio da mente mais perspicaz.

Mas essa mensagem extraordinária requer uma ação muito especial para ser compreendida, como uma chave na fechadura. Requer iluminação sobrenatural do Espírito, que testifica diretamente aos nossos corações de sua verdade. Pode ser enunciada e até anunciada por qualquer ser humano, mas só pode ser assimilada como Verdade pelo poder irresistível do Espírito de Deus. Isso é o que chamamos de Fé que abre nossos olhos: uma graça de Deus para a salvação da humanidade, uma convocação para uma relação pessoal restaurada com Ele, reconectada por meio da mensagem salvadora de Jesus Cristo. Esta Fé iluminadora é um presente de Deus para que ninguém possa alegar ter entendido a “mensagem louca” por seu próprio raciocínio ou habilidade. Essa convicção profunda não é produzida por nosso intelecto, mas é um presente de Deus “para que ninguém se glorie”.

Veja como esse processo vai contra o que estamos acostumados na era científica. Os cientistas têm o costume e o treinamento corretos para abordar e se envolver com a Realidade em busca das verdades que são o resultado da investigação e do raciocínio sistematizados da humanidade através de suas capacidades e métodos. Pois a mensagem do Natal nos escandaliza ao dizer: “Esta verdade você não poderá obter por si mesmo, mas é o presente que Deus concede para a sua salvação!”.

Do mais humilde lavrador ao renomado catedrático, do mais antigo ser humano àquele que ainda não nasceu, a mesma mensagem vale para sempre e tem poder para nos salvar.

Para todos nós, cientistas ou interessados pela ciência, acostumados a refletir e obter informação através da investigação e raciocínio, deixo o alerta de que a informação mais importante das nossas vidas não depende da nossa formação, certificados, experiências ou inteligência. A mensagem mais importante que salva nossas vidas para a Eternidade foi-nos dada gratuitamente quando nossos olhos foram abertos pelo Espírito e enxergamos Jesus Cristo como Senhor de todo cosmos e das nossas vidas.

Quando você for compartilhar essa mensagem salvadora, especialmente agora na época do Natal, lembre-se que não está comunicando um artigo científico nem selecionando ouvintes com base na sua qualificação acadêmica. Anuncie que Jesus Cristo nasceu em Belém e morreu no Calvário para nos salvar. A “mensagem que é loucura” para nossa abordagem científica, tem poder próprio e exclusividade para nos salvar.

Feliz Natal!


Gustavo R. S. Assi é Professor Associado de engenharia Naval e Oceânica na Universidade de São Paulo e conselheiro da Associação Brasileira de Cristãos na Ciência. Casado com Lilian, pai de Cecilia e Daniel, moram em São Paulo e servem na Igreja Presbiteriana Ebenézer.

Compartilhe a ABC²