Recursos

O encontro entre o cientista e a sua fé

editora Ultimato, parceria no projeto ABC² na produção e divulgação da série de livros Ciência e Fé, publicou texto interessante sobre o livro Verdadeiros Cientistas, Fé Verdadeira. Confira na íntegra:
_____________________________________________________________________________________________________________

É possível ser cientista e também ser cristão?Verdadeiros Cientistas, Verdadeira Fé traz testemunhos de vinte renomados cientistas que acreditam que é possível. A pergunta, na verdade, poderia ser: como não ter fé em Deus diante de descobertas tão fascinantes que, por meio da ciência, fazemos sobre o mundo?

ver2Entre os cientistas que registram suas histórias, estão: Alister McGrath, Francis Collins, John Houghton, Andrew Briggs e Chris Done. Alister estudou biologia molecular e teologia em Oxford. Collins foi diretor do projeto Genoma Humano, nos EUA. Houghton é doutor em filosofia e foi Presidente do Comitê Científico do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (laureado com prêmio Nobel em 2007), entre 1988-2002, e da Comissão Real sobre Poluição Ambiental (1992-1998). Briggs é professor de nanomateriais na Universidade de Oxford. Já Done é professora de astrofísica na Universidade de Durham, onde pesquisa sobre buracos negros.

“Este livro será de grande ajuda e servirá para encorajar os cientistas que passam por lutas em sua peregrinação. Ele confirmará a fé que eles professam de uma maneira completamente honesta. É também uma leitura recomendada para não cientistas que precisam entender as tensões que surgem, bem como o processo pelo qual a fé é fortalecida na mente e na vida dos cristãos”.
— Philip Hacking


Verdadeiros Cientistas, Verdadeira Fé 
faz parte da série Ciência e Fé Cristã que Ultimato lançou neste mês de março, em parceria com a Associação Brasileira de Cristãos na Ciência. O plano é publicar doze livros nos próximos dois anos. Os primeiros três títulos são estes: A Ciência de Deus – Uma Introdução à Teologia Científica, de Alister McGrath, Verdadeiros Cientistas, Verdadeira Fé, com Francis Collins, Alister McGrath, John Houghton, entre outros, e Fé, Esperança e Tecnologia – Ciência e Fé em uma Cultura Tecnológica, de Egbert Schuurman.

Ficha técnica
TítuloVerdadeiros Cientistas, Verdadeira Fé
Autor (org): R. J. (Sam) Berry
Páginas: 376
Formato: 14×21
Preço: R$ 54,90

Sobre o autor (org)
– R. J. (Sam) Berry é estudioso da área de genética. Estudou na Krikham Grammar School, na Shrewsbury School, na Gonville e Caius College em Cambridge e na University College em Londres. Foi professor de genética na Universidade de Londres entre 1974 e 2000.

O livro em frases

É um dever dos cientistas cristãos demonstrar a superficialidade daqueles que ignoram a natureza multifacetada da causalidade. Se compreendida corretamente, a ciência representará um encorajamento à fé e não uma barreira a ela.
**

Abandonando minha suposição bastante dogmática de que a ciência implicava necessariamente ateísmo, comecei a perceber que o mundo natural era conceitualmente maleável. A natureza pode ser interpretada de várias maneiras diferentes, sem qualquer perda de integridade intelectual.
(Alister McGrath)
**

Como cristão, busco muito mais do que ordem e coerência científicas no mundo e nos acontecimentos que me cercam. Porque creio que Deus é também uma Pessoa que se importa com os seres humanos que criou, e em virtude disso se importa comigo e com meu pequeno mundo, busco por evidências da atuação de Deus nesses acontecimentos e circunstâncias. Também procuro por respostas às minhas orações.
(Sir John T. Houghton)
**

O prazer que vem do aprendizado sobre o que alguém criou pode ser o principio para um conhecimento mais profundo por meio de uma comunicação mais direta.
(Andrew Briggs)
**

Tento viver e trabalhar a luz do conhecimento de um Deus que se importa com a verdade e com as pessoas.
(Chris Done)

Comentários