Quando olhamos para os anos que se passaram, na adaptação dos cristãos na pandemia a cultos via zoom e células online, vemos que a tecnologia anda lado-a-lado com a espiritualidade. Mas se você acha que a coisa termina aí, é porque não conhece o robô Mindar, que desde 2007 usa sua Inteligência Artificial para ensinar os preceitos do Zen Budismo em um templo de mais de 400 anos no Japão.

E também o SanTO, um robô com reconhecimento facial e outros sensores que ajuda idosos católicos a rezarem na Polônia. Isso parece ficção científica, sim, mas isso já está aí, e as possibilidades da IA, da robótica e de outras tecnologias avançadas são praticamente infinitas.

Como isso afeta a religião? Você pode orar com um robô? As pessoas vão adorar uma IA suficientemente avançada como um deus? Como será se os robôs se tornarem padres ou pastores ou as IAs começarem a oferecer conselhos éticos? E como sabemos quando confiar neles?

Estas e outras perguntas são discutas nessa incrível conversa do podcast “How God Works”, liderados pelo prof. David De Steno, da Northeastern University, com a cientista Cynthia Breazel, especialista em robótica social. Você pode ouvir o podcast aqui: https://beta.prx.org/stories/440452 . Se você entende conteúdos em inglês, vale muito a pena ouvir.

E não deixe de conhecer os robôs mencionados na conversa:  Nexi , Mindar e SanTO.

 

Compartilhe a ABC²