“Durante centenas de anos, os cristãos sabiam exatamente onde ficava o céu: acima de nós e acima das estrelas. Então vieram os novo cosmólogos”. Assim é a abertura de um novo texto no portal Aeon escrito pelo historiador da ciência Stephen Case.

O maravilhoso texto traça a jornada histórica de como o conceito cristão de céu mudou de uma localização tangível dentro do cosmos para uma noção mais abstrata e espiritual em resposta à evolução das descobertas científicas. Ele começa discutindo como as primeiras visões cristãs do céu foram influenciadas pela cultura grega, combinando a ideia de Platão da ascensão da alma ao céu com a compreensão de Aristóteles da estrutura do universo, para então falar da Idade média e a noção de céu associada a ideia do cosmos centrada na Terra.

Por fim, o autor explica como a revolução copernicana, que colocou o Sol no centro do universo, perturbou a visão geocêntrica e desafiou o conceito tradicional de céu como um lugar específico dentro do cosmos. Vale a pena conferir!

https://aeon.co/essays/how-heaven-became-a-place-among-the-stars

[Conteúdo em inglês]

Compartilhe a ABC²