Por Dr Ruth Bancewicz

E esta é minha oração, para que seu amor transborde cada vez mais em conhecimento e profundidade de entendimento” (Filipenses 1.9).

Nosso amor por Deus e, portanto, por nossos semelhantes, pode crescer em conhecimento e profundidade de percepção por meio de uma compreensão mais profunda da criação. Essa é uma parte importante da experiência da ciência para cristãos e pode incluir todos nós – não apenas aqueles com diplomas em ciências.

Meus dias no laboratório ficaram para trás, mas ainda adoro ler livros sobre a natureza. Acho que quanto mais aprendo sobre a ordem criada, suas complexidades e belezas, mais me sinto inspirada a louvar e adorar aquele que tudo criou.

Estudei genética e biologia do desenvolvimento e passei boa parte da minha pesquisa de doutorado observando o desenvolvimento de pequenos embriões de peixe-zebra, se formando e duplicando para eventualmente produzir um peixe reconhecível.

Ao pensar sobre a encarnação, muitas vezes imagino as primeiras doze semanas de gestação, quando o corpo de Cristo teria passado por processos muito semelhantes. É difícil entender como o Deus do universo pôde se tornar tão vulnerável. A isso eu só posso responder com gratidão e admiração.

Uma vez eu ouvi um podcast sobre a imanência e a transcendência de Deus. Um dos palestrantes estava refletindo sobre o fato de que, no primeiro advento, Jesus estava simultaneamente se desenvolvendo dentro do ventre de Maria e sustentando toda a criação.

Isso levou meu senso de admiração para o próximo nível, ajudando-me a entender um pouco mais como uma pequena bolha de células pode ser totalmente Deus e totalmente humano.

Oração:

Ajuda-me, Senhor, a apreciar as maravilhas e a beleza da tua criação que são reveladas pela ciência. Ajude-me a crescer em conhecimento e profundidade de percepção, para que eu possa amá-lo mais plenamente e adorá-lo mesmo nos momentos mais difíceis.


Perguntas para reflexão:

Que tal fazer ou observar uma experiência científica? Pode ser ao ar livre, online ou na TV.

O que te intriga ou desperta alegria em você na natureza?

Como o que você observa ou aprende aprofunda seu amor por Deus?

Que insight teológico a observação da natureza te fornece?

Compartilhe a ABC²