Estamos completando dois anos de atividades do projeto ABC² e um ano de atuação como associação fundada. É uma alegria poder relembrar tudo o que aconteceu neste período e ter a certeza de que avançamos muito.

Como entender a magnitude deste avanço? Nosso principal objetivo é promover a comunicação e a integração entre a comunidade cristã e o campo científico no Brasil. Em cada passo dado, buscamos focar neste objetivo, ouvindo pessoas, criando oportunidades de trocas de experiência, realizando mesas redondas com profissionais capacitados, entre outras ações. E assim conseguimos alcançar pessoas que há muito tempo buscavam um ambiente onde pudessem falar de suas dúvidas sobre fé e ciência, sobre os questionamentos acerca da criação e da evolução, sobre como atuar como cristãos no meio acadêmico e corporativo, além de muitos outros assuntos. São muitos os relatos que recebemos! Essas pessoas encontraram no contexto que temos construído a muitas mãos, um consolo, um ambiente de reforço, renovo e edificação de fé, para poderem responder a estas questões e ainda expor suas opiniões, enriquecendo ainda mais o diálogo.

Você sabe quantos somos? No Facebook somos mais de 17 mil; mais de 5 mil em nosso mailing de cadastro; mais de 150 pessoas envolvidas em nossos grupos de estudos se reunindo semanalmente para dialogar sobre o tema principal; mais de 200 associados; mais de 20 mil pessoas interagindo e participando de nossos eventos, de stands em eventos de parceiros e nas jornadas dos grupos de estudo. E muito, muito mais.

 

Quais são os propósitos da ABC²

Fé e Razão

Desenvolver e promover visões cristãs bíblicas sobre a natureza, o escopo e as limitações da ciência, e sobre as interações entre ciência e fé. Incentivar a investigação atenta e criteriosa de eventuais implicações teológicas decorrentes de novos conhecimentos revelados pelo avanço científico.

Missionalidade

Encorajar cristãos engajados na atividade científica a manter uma fé pessoal ativa e comprometida com a igreja local e com a comunidade intelectual cristã, a aplicar sua fé no conjunto de sua vida profissional, a responsabilizar-se pelas implicações éticas, sociais e ambientais da ciência e da tecnologia, e a comunicar o evangelho na comunidade científica.

Contemplação

Estimular a contemplação da beleza e da glória de Deus na Criação por meio da ciência e o cultivo da gratidão e da oração no dia a dia da academia e do laboratório.

Conhecimento Integral

Ajudar cristãos que estudam ciência e líderes eclesiásticos a integrar sua crença religiosa e o estudo científico.

 

Mas, por que ser um associado da ABC²?

Como você pode ver é impossível ser uma ponte entre duas frentes tão importantes com um pequeno grupo de pessoas. Precisamos de você. Além disso, acreditamos que todos podem contribuir com conhecimento e experiência de vida no desenhar desta trajetória inicial do diálogo. Como associado, você terá direito a:

40% de desconto na compra dos livros da Série Ciência e Fé

– A CIÊNCIA DE DEUS – UMA INTRODUÇÃO À TEOLOGIA CIENTÍFICA, de Alister Mcgrath: explora com rara competência a relação entre a teologia e a ciência, e aponta, entre outras questões, a legitimidade da teologia científica, o propósito da teologia natural, os fundamentos do realismo teológico e o lugar da metafísica na teologia. Em um trabalho inovador, Alister McGrath apresenta uma versão concisa, não acadêmica, de “Scientific Theology” [Uma teolo-gia científica], aclamada pelos estudiosos como uma das melhores teologias sistemáticas dos últimos tempos

– VERDADEIROS CIENTISTAS, FÉ VERDADEIRA, com Francis Collins, Alister McGrath, John Houghton, entre outros: reúne vinte cientistas cristãos, que atuam em campos diferentes da ciência e apresentam seu relato de como a atividade científica e a fé se relacionam e interagem em suas vidas e convicções. Os autores aqui reunidos, entre os quais Francis Collins, Alister McGrath, John Houghton, Jennifer Wiseman, Andrew Briggs, Robert White, R.J. Berry e outros, estão vinculados a algumas das principais universidades e organizações científicas europeias e americanas, e têm suas contribuições reconhecidas e premiadas pela comunidade científica internacional.

– FÉ, ESPERANÇA E TECNOLOGIA – CIÊNCIA E FÉ CRISTÃ EM UMA CULTURA TECNOLÓGICA, de Egbert Schuurman: O avanço da tecnologia nas últimas décadas é maior do que em qualquer outra época da história. Como lidar com tantos benefícios e também com os danos da tecnologia sobre a cultura e a sociedade? Para Egbert Schuurman, a veneração da ciência e o tecnicismo nos levam a uma percepção equivocada em muitas áreas da cultura e da ciência. Estamos entorpecidos pela tecnologia, indiferentes à sua aliança com a economia e sem perceber a natureza e as limitações do pensamento científico e tecnológico. O livro oferece uma abordagem bíblica e filosófica sobre o impacto da tecnologia na cultura e no comportamento social.

– DEUS E DARWIN – PENSAMENTO EVOLUTIVO E TEOLOGIA NATURAL, de Alister McGrath: aponta as implicações do pensamento evolutivo para a teologia natural desde a publicação de “A Origem das Espécies”, de Darwin, até os debates atuais sobre criacionismo e design inteligente. A teoria da seleção natural, de Charles Darwin, abalou as verdades fundamentais do cristianismo ou pode elucidar pontos de vista sobre as origens e o significado da vida? Alister McGrath mostra como a fé cristã se adaptou ao darwinismo e pergunta se há um lugar para o design tanto no mundo da ciência como no mundo da teologia. Uma abordagem atual sobre a teologia natural e o pensamento evolutivo, escrita por um dos teólogos mais conhecidos e respeitados em todo o mundo.

– MENTES, CÉREBROS, ALMAS E DEUS – UMA CONVERSA SOBRE FÉ, PSICOLOGIA E NEUROCI-ÊNCIA, de Malcolm Jeeves: A psicologia e, especialmente, a neuropsicologia podem ser algo assustador para os cristãos. Por isso, algumas vezes somos tentados a limitar a relação entre fé e psicologia a temas relativamente fáceis, que não respondem às novas perguntas da ciência contemporânea nem aos dilemas mais profundos da vida cristã. A partir de um diálogo entre o autor – notável professor e pesquisador – e um aluno, o livro responde às mais diferentes questões sobre temas como: o determinismo e o livre-arbítrio, a existência do “gene de Deus”, o efeito placebo das religiões, a existência da alma, aquilo que nos torna humanos, entre outros. São dúvidas reais, algumas simples, outras nem tanto, que para muitos ameaçam a fé cristã e a compreensão das Escrituras. Para Malcolm Jeeves, os cristãos não precisam escolher entre a neurociência e a teologia, ou entre o rigor intelectual e a vida cristã, muito menos encarar a psicologia como um ataque à fé. Existe um caminho a ser trilhado – o caminho da integração e da compreensão da verdade em níveis mais profundos.

– O MUNDO PERDIDO DE ADÃO E EVA – O DEBATE SOBRE A ORIGEM DA HUMANIDADE E A LEITURA DE GÊNESIS, de John Walton, com a participação de N. T. Wright: Durante séculos, a história de Adão e Eva tem circulado nos mais diferentes meios, como a literatura, a arte e a teologia. Porém, até mesmo para os cristãos que querem levar a sério a autoridade das Escrituras, a compreensão “literal” dos primeiros capítulos de Gênesis parece uma ruptura dolorosa entre fé e ciência. Existe um conflito inerente entre as afirmações da Bíblia e o consenso científico atual sobre as origens humanas? Em que contexto Adão e Eva, o jardim, a árvore e a serpente foram retratados? E se estivermos lendo Gênesis – e suas afirmações sobre as origens da humanidade – de forma errada? O livro explora o contexto do Antigo Oriente Próximo de Gênesis 2 e 3, criando espaço para uma leitura fiel das Escrituras aliada a um compromisso com a ciência em busca de avanços no debate sobre as origens humanas. A participação esclarecedora de N. T. Wright, que coloca Adão na narrativa implícita da teologia de Paulo, é a cereja do bolo.

– OS TERRITÓRIOS DA CIÊNCIA E DA RELIGIÃO, de Peter Harrison: O conflito entre ciência e religião parece eterno. Especialmente porque duas visões tão distintas sempre estiveram em oposição radical, certo? Errado. Para Peter Harrison, não é bem assim. Nossa compreensão sobre ciência e religião é relativamente recente e limita nosso entendimento sobre as relações entre o estudo da natureza e a vida religiosa. O livro desconstrói o que sabemos sobre os dois campos para, em seguida, reconstruir, de maneira clara e fascinante, a história e as fronteiras do que sabemos sobre ciência e religião. Um livro essencial para enxergarmos as relações e as maneiras possíveis como o estudo científico e a vida religiosa relacionam-se, influenciam-se e enriquecem-se mutuamente.

– CRIAÇÃO OU EVOLUÇÃO – PRECISAMOS ESCOLHER? de Denis Alexander: Poucas questões geram tanto debate entre os cristãos como “criação e evolução”. E algumas perguntas precisam ser respondidas. A evolução é ateísta? O que queremos dizer com “criação”? Quais são as objeções científicas à evolução? Quem eram Adão e Eva? É possível conciliar o conceito da queda com a teoria da evolução? E o que dizer do design inteligente? Neste livro, o neurocientista Denis Alexander quer mostrar ao leitor que os dois livros, a Bíblia (o Livro da Palavra de Deus) e a Natureza (o Livro das Obras de Deus) podem ser lidos em harmonia. Assim como era para Agostinho, para o autor “a natureza é o que Deus faz”.

– O AJUSTE FINO DO UNIVERSO – EM BUSCA DE DEUS NA CIÊNCIA E NA TEOLOGIA, de Alister McGrath: A cada dia fica mais evidente que a ciência levanta questões que transcendem sua capacidade de resposta. Valor, significado e propósito estão fora do seu escopo. Assim, é tempo tanto para as ciências naturais, como para a teologia cristã reconhecerem suas limitações e abrirem caminho para novas possibilidades de cooperação e diálogo. A teologia natural poderia funcionar como uma ponte entre o mundo da ciência e o da religião? Ou como um ponto de encontro para a teologia, a literatura, as artes e, acima de tudo, as ciências naturais? Alister McGrath examina o aparente “ajuste fino” do universo e seu significado para a teologia natural. Explorando fenômenos físicos e biológicos e aproveitando as pesquisas mais recentes em bioquímica e biologia evolutiva, o livro descreve uma nova compreensão do mundo natural e discute suas implicações para o debate sobre a existência de Deus.

30% de desconto nas inscrições de nossos eventos

Durante todo o ano de 2018 realizaremos vários eventos como nos outros anos. Os eventos, em sua maioria, são repletos de palestras, bate-papos, mesas redondas e workshop. Em fevereiro nossa agenda será liberada para que você possa ter acesso ás informações e participar dos eventos que sejam no seu perfil.

20% de desconto nos cursos da nossa plataforma EAD

O desconto vale para todos os associados que desejam se matricular em nossos cursos. E em 2018, a ABC² promoverá novas disciplinas dando oportunidade para que pessoas de diversas áreas interajam com o conteúdo amplo e contribua com sua experiência pessoal através do contato com outros estudantes e o conhecimento das atividades da associação nas mais diversas áreas. Em janeiro, todas as inscrições estarão abertas.

Curso 1 – CIÊNCIA E FÉ CRISTÃ: A oferta deste curso chega para sanar a falta de iniciativas educacionais que promovam o diálogo entre fé e ciência e pela necessidade de estabelecer um debate maduro e consistente do ponto de vista científico e teológico. O objetivo geral do curso é mostrar a relação entre cristianismo e ciência como uma questão real e importante a ser abordada em diferentes ambientes como igrejas, escolas, universidades, etc., dando-lhe um sentido de urgência e relevância. Além disso, o curso visa capacitar pessoas para introduzi-las nos campos de interação entre ciência-fé e, assim formar pessoas capazes e motivadas a promover outros cursos ou debates.

Curso 2 – A FILOSOFIA DE HERMAN DOOYEWEERD EM DIÁLOGO COM A TRADIÇÃO FILOSÓFI-CA: O curso apresentará o pensamento do filósofo holandês Herman Dooyeweerd em um diálogo com a tradição filosófica. O curso será baseado no livro “No Crepúsculo do Pensamento Ocidental”, onde ele resume suas principais ideias e contribuições para a filosofia, para interação entre os diversos campos do conhecimento e defende a plausibilidade de uma filosofia genuinamente cristã. Deste modo, conquanto este curso não constituirá em uma exposição exaustiva da história da filosofia, faremos um tratamento dos principais autores e sistemas de pensamento, sem os quais é impossível uma compreensão adequada dos escritos e insights de nosso filósofo holandês.

Curso 3 – CURSO DE INTERPRETAÇÃO BÍBLICA – DE GÊNESIS A APOCALIPSE – Partimos do pressuposto de que a Bíblia é a palavra de Deus e ao mesmo tempo é um conjunto de vários livros de gêneros literários diversos, com autores e pressupostos distintos. Trabalharemos semana a semana os gêneros bíblicos e suas definições. Apresentaremos possibilidades de leitura de Gênesis a Apocalipse para uma interpretação profunda das Escrituras no tempo presente.

Curso 4 – Curso de Cosmovisão Cristã e sua interação com a cultura pop, ciência naturais e humanidades – Cosmovisão é a tradução do conceito alemão Weltanschauung, utilizada para descrever a área de estudos e pesquisa sobre os compromissos últimos dos indivíduos de uma comunidade ou cultural. Esse campo de investigação estuda as principais percepções da realidade que orientam o pensamento, a ética e a construção cultural de uma época. A presente disciplina pretende conscientizar o aluno da existência das cosmovisões contemporâneas, bem como torná-lo consciente do que faz parte de uma cosmovisão genuinamente cristã – isso é, do modo que ele viva em todas as esferas da vida sob a soberania de Deus. As instâncias específicas da experiência humana que serão articuladas com a teologia cristã são três: a cultura pop, o trabalho em ciências naturais e nas ciências humanas.

Conteúdo exclusivo

Palestras, textos, traduções, degustação de livros, entre outros conteúdos são compartilhados para os associados com exclusividade antes do público ou, em alguns casos, somente para os associados. Essa é a nossa estratégia de honrar você que tem caminhado conosco e possibilitar o acesso a material bastante interessante sobre o tema de forma fácil e personalizada.

Revista Virtual

No primeiro semestre de 2017 teremos o lançamento da nossa revista virtual. A revista trará conteúdo específicos das áreas envolvidas no diálogo fé e ciência e terá espaço para submissão de artigos (conforme regras do conselho editorial). O associado terá acesso a revista no formato oficial e poderá adquiri-la no perfil para impressão. Em nossa primeira edição teremos os seguintes textos: O Secularismo e a Introversão da Mente Moderna: uma reflexão sobre a natureza da racionalidade (Guilherme de Carvalho); Subjetividade e Verdade em Soren Kierkegaard (Rodolfo Amorim Carlos de Souza); Ciência, inteligibilidade e coerência: a visão cristã da realidade (Alister McGrath); Antropologia filosófica cristã: uma perspectiva reformadora (Gerrit Glass) e A crença na criação e o paradigma da evolução emergente (Jacob Klapwijk).

Quer se associar?

Acesse agora e confira todos os benefícios:

https://cristaosnaciencia.org.br/associar/

 

 

Compartilhe a ABC²