INSCREVA-SE AQUI: https://www.sympla.com.br/ii-conferencia-nacional-cristaos-na-ciencia—cn2__261103

A nossa sociedade está firmada em múltiplas crenças e ideologias. Tudo o que tomamos como verdade orienta nossas decisões e ações, como pensamos sobre determinado assunto e, muitas vezes, isto nos leva a errar relativizando conceitos.

 

Ainda há quem acredita que Fé e Ciência estão em guerra, ambas batalhando pela liderança como fonte de conhecimento. No entanto, não é necessário escolher entre elas. A ciência pode ir além dos fatos, assim como a religião pode ir além de doutrinas morais. Cristãos e cientistas podem juntamente constatar descobertas que revelam a glória de Deus.

 

Seguindo nas atividades para ampliação do diálogo entre fé e ciência, a Associação Brasileira de Cristãos na Ciência – ABC² promoverá os dias 01 de novembro e 03 de novembro de 2018, a II Conferência Nacional de Cristãos na Ciência. O tema principal é: Razão e Propósito no Universo: Fé, Ciência e Teleologia. Serão exploradas as fronteiras entre Fé e Ciência, o que elas revelam no debate sobre a humanidade, seus desafios e finalidades.

 

Por que participar deste evento?

O cristão vive na certeza de que a sua existência tem um propósito. Um propósito que vai além da suas realizações pessoais. Um propósito definido e sustentado por Deus. Ao contrário do que alguns pensam, o conhecimento científico não quer dizer que a nossa vida está vazia de propósito. A ciência tem as melhores ferramentas para investigar o mundo natural e entender como ele funciona. Mas, ela é cega e incapaz de enxergar o discernir o propósito de nossa existência e do mundo criado.

 

Contudo, as descobertas no campo da ciência enriquecem de maneira extraordinária a nossa percepção da realidade. As descobertas científicas dão ao cristão maior profundidade no entendimento do mundo natural e, consequentemente, da sua própria existência.

 

Assim, o cristão faz ciência de forma bem feita tendo como pano de fundo o propósito para sua vida, na certeza de que ao descobrir as verdades científicas no mundo natural ele está cumprindo parte do propósito dado por Deus para sua existência.

 

Desejando discutir o tema Razão e Propósito no Universo: Fé, Ciência e Teleologia e trocar conhecimento e experiências, o evento terá como preletores, grandes nomes do diálogo fé e ciência no mundo:

 

Palestrante renomada, a astrônoma Jennifer Wiseman é diretora da (DoSER) Diálogo sobre Ciência, Ética e Religião da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS) e é membro da American Scientific Affiliation, que é uma rede de Cristãos na Ciência. Ela freqüentemente dá palestras públicas sobre os fascínios da astronomia e as descobertas científicas.

 

O teólogo Tremper Longman é mundialmente conhecido por ser um estudioso dos livros do Antigo Testamento e por sua contribuição em comentários, incluindo o Novo Comentário Internacional sobre o AT (O Cântico de Salomão e Eclesiastes), Comentário de Aplicação NIV (Daniel), Novo Comentário Bíblico Internacional (Jeremias e Lamentações) e a Sabedoria do AT Baker série (Provérbios). Além disso, ele integrou o comitê central que produziu e agora monitora a Nova Tradução Viva. Já participou em mais de 25 livros sobre o AT como autor e co-autor.

 

Outra presença confirmada é a do Dr. Ignacio Silva. Ele é pesquisador do Instituto de Filosofia da Universidade Austral (Argentina), membro associado da Faculdade de Teologia e Religião da Universidade de Oxford e membro da Sociedade Internacional de Ciência e Religião. Ele recebeu seu doutorado em Ciência e Religião pela Universidade de Oxford e também tem licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica da Argentina. Seus principais interesses de pesquisa estão dentro da Filosofia da Religião, particularmente sobre questões relativas à providência divina em relação à contingência natural, tanto nos dias atuais quanto em um contexto histórico. Dr. Silva trabalha na Universidade de Oxford há mais de sete anos e juntamente com o Dr. Andrew Pinsent, dirigiu os projetos do Ian Ramsey Center de Ciência e Religião para a América Latina entre 2010 e 2017.

 

Concluindo os palestrantes internacionais, teremos o veterano Andrew Briggs que é  professor de nanomateriais na Universidade de Oxford e professor do Colégio de St Anne. Ele estará lançando seu livro “The Penultimate Curiosity” (em português), em parceria com a AKET e a Editora Ultimato. Na ocasião do evento, Briggs vai autografar os livros. Desde 2010 ele é responsável pela preparação e avaliação de propostas apresentadas à Templeton World Charity Foundation – uma instituição focada em financiar projetos relacionados às Grandes Questões do propósito humano e da realidade final.

 

No cenário dos palestrantes nacionais, os nomes variam dos campos de teologia à academia de exatas.

 

O pastor Sérgio Queiroz atua em várias frentes na Paraíba. Além de graduado em engenharia civil e de segurança, direito e liderança avançada, ele é também mestre em filosofia e teologia e atualmente é procurador da Fazenda Nacional no estado da Paraíba, presidente do Projeto Cidade Viva e professor do Instituto Haggai – uma organização cristã dedicada ao desenvolvimento de líderes e evangelismo.

 

O atual presidente da Associação Brasileira de Cristãos na Ciência, Roberto Covolan, é mestre em Física e Doutor em Ciências no Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ele atua como professor colaborador da Unicamp e vice-diretor do Instituto Brasileiro de Neurociências e Neurotecnologia – BRAINN

 

Formado pela Escola Superior de Teologia do Mackenzie, mestre em Teologia e mestre em Ciências da Religião, Guilherme de Carvalho é diretor do L’abri Brasil Fellowship, pastor da Igreja Esperança e vice-presidente da Associação Brasileira de Cristãos na Ciência. Ele viaja o Brasil palestrando sobre teologia natural, teologia kuyper, entre outros temas.

 

Fechando a equipe dos nacionais, Gustavo Assi é professor Doutor do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), coordenador do Laboratório de Hidrodinâmica Experimental e Anemometria a Laser do NDF Núcleo de Dinâmica e Fluidos da EPUSP e coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Naval da EPUSP.

 

Sua participação na conferência é importante, não só para sua capacitação pessoal e nova visão acerca de sua missão nos ambientes em que você está inserido (seja universidade, academia ou outro local), mas principalmente para a ampliação do diálogo entre fé e ciência em realidades onde esta interação ainda é vista como inexistente ou mesmo onde ela ainda não foi discutida. Ter você na conferência é somar força com a ABC² e ampliar nossa ação como cristãos no mundo.

 

Como participar do evento?

 

Recife, capital do estado de Pernambuco, receberá a segunda edição da Conferência. A primeira edição, realizada em São Paulo, reuniu cerca de 450 pessoas do Brasil e estrangeiros.

 

O Mar Hotel Convention, local onde o evento será realizado, se encontra no bairro beira-mar de Boa Viagem e é de fácil acesso ao Aeroporto Internacional de Recife e o centro da capital pernambucana.

 

O evento vai oferecer 4 lotes de inscrições. O primeiro lote, válido até 31 de maio, está com o valor de R$100,00 para o público em geral e para os associados da ABC², o valor é de apenas R$70,00.

Haverá TRADUÇÃO SIMULTÂNEA.

Para se inscrever é fácil. Acesse: https://www.cristaosnaciencia.org.br/cn2/

Para se associar e ter um desconto especial, acesse: https://cristaosnaciencia.org.br/associar/

 

 

 

Compartilhe a ABC²