A ABC² é a Associação Brasileira de Cristãos na Ciência, uma associação privada, sem fins lucrativos. Ela foi fundada na assembleia geral realizada na I Conferência Nacional Cristãos na Ciência, em 17/11/2016, em São Paulo, no contexto do projeto Pró-ABC². Este projeto é uma iniciativa da Associação Kuyper para Estudos Transdisciplinares (AKET) e tem por objetivo a criação e o pleno estabelecimento da ABC². O projeto teve início em 2015, tem a duração de 48 meses e conta com o financiamento da Templeton World Charity Foundation Inc. para desenvolver atividades relacionadas a: (1) criação e manutenção da rede de relacionamento entre cristãos na ciência (por meio do estabelecimento de núcleos locais de ciência e fé em cidades brasileiras, bem como de um portal web, de boletins impressos e de conferências nacionais); (2) ministração de cursos (básicos, avançados e à distância) para comprometimento e formação das pessoas envolvidas em cada núcleo; e (3) tradução de uma série de livros relacionados ao diálogo fé-ciência, bem como de vídeos do Faraday Institute – além de publicações nacionais.

A Missão da ABC² é, portanto, operar como uma embaixada de sentido entre o universo da fé cristã e o universo da ciência. Nesta qualidade, ela promove o diálogo aberto, honesto e respeitoso entre estes dois campos, tendo sempre em conta a liberdade e a soberania das respectivas esferas sociais e as finalidades intrínsecas e próprias de cada esfera, mas buscando o avanço do conhecimento integral acerca do homem e de sua relação com Deus e a natureza, a partir de uma perspectiva cristã. Nosso trabalho é feito a muitas mãos. Não se desenvolve um diálogo sozinho. Conheça nossas ações e se engaje. Se você se identifica com essa proposta, sua participação é muito bem-vinda!

 

FRENTES

GRUPOS DE ESTUDOS

Em novembro de 2016 – ocasião em que foi realizada a assembleia de fundação da ABC² – nós contávamos com 11 grupos de estudos em todo o país. De lá para cá, mais 9 grupos se levantaram. Hoje somos representados nas seguintes cidades: Belém/PA, Belo Horizonte/MG (UFMG – Engenharia), Belo Horizonte/MG (UFMG – Direito), Charqueadas/RS, Curitiba/PR, Goiânia/GO, Maceió/AL, São Paulo/SP (Mackenzie), São Paulo/SP (USP), Sorocaba/SP, Santos/SP, Campinas/SP, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São Luis/MA, Teresina/PI, Picos/PI e Brasília/DF.

Cada um desses grupos, formados por pessoas diversas (estudantes, professores, acadêmicos, curiosos), se reúne periodicamente para estudar e discutir conteúdos apropriados para fomentar o diálogo entre ciência e fé (textos e livros traduzidos pela ABC², conteúdo do site, etc). Os encontros, além de enriquecer os participantes com novos conhecimentos, têm aberto portas nessas cidades para a inserção dessa discussão em instituições acadêmicas e igrejas.

 

JORNADAS DE CIÊNCIA E FÉ CRISTÃ

Os grupos de estudos criaram uma agenda para 2017 com o objetivo de realizar as Jornadas de Ciência e Fé Cristã. Estes eventos visam trazer capacitação e discussão a respeito do diálogo para pessoas interessadas e curiosas. Com uma programação formada por palestras (ao vivo e por vídeo), workshops e bate-papos, as jornadas têm movimentado universidades, igrejas e instituições privadas. Cada cidade encontrou o perfil ideal para a realização do evento, a fim de reunir o maior número de pessoas possível. Para saber mais, acesse: https://www.cristaosnaciencia.org.br/eventos/

 

CURSO FARADAY KUYPER

Neste semestre foram abertas as inscrições do III Curso Faraday Kuyper que será realizado entre os dias 26 e 29 de julho. A programação do evento vai oferecer palestras e mesas redondas (com tradução simultânea), com a temática Fé Cristã e a Natureza da Ciência. Para tratar do assunto, nomes importantes do cenário mundial foram convidados:

. PETER HARRISON (Membro Laureado Australiano e Diretor da Center for the History of European Discourses. Membro fundador da Sociedade Internacional de Ciência e Religião, e um membro da Academia Australiana das Humanidades);

. RENÉ VAN WOUDENBERG (Professor de filosofia e diretor do Abraham Kuyper Center: para ciência e questões últimas. É especialista nas seguintes áreas: cientificismo; crença responsável; aleatoriedade e design; a filosofia de Thomas Reid e a relação entre filosofia, ciência e Cristianismo);

. DENIS ALEXANDER (Diretor emérito do Instituto Faraday para Ciência e Religião, St Edmund’s College, Cambridge. Ele escreve e palestra amplamente no campo da ciência e da religião);

Além disso, também ministrarão palestras:

. ROBERTO COVOLAN (Físico e vice-diretor do Instituto Brasileiro de Neurociências e Neurotecnologia – BRAINN. É o atual presidente da ABC²)

. GUILHERME DE CARVALHO (Teólogo, diretor do L’Abri Fellowship Brasil. É o atual vice-presidente da ABC²).

As inscrições podem ser feitas por aqui: http://bit.ly/faradaykuyper3

 

SEMANA DE ESTUDOS AVANÇADOS

Em fevereiro, realizamos a I Semana de Estudos Avançados: um evento fechado para público selecionado (via currículo) com o objetivo de intensificar e aprofundar a discussão sobre a relação da fé com temas das ciências exatas, ciências da vida, neurociências e tecnologia. A programação incluiu exposições, sessões de perguntas e respostas, além de atividades individuais e em grupo. Na primeira semana, tivemos como preletores Roberto Covolan, Guilherme de Carvalho, Raoni Barros, Tiago Garros e Jonathan Freitas. Cerca de 20 pessoas de vários lugares do país participaram do evento realizado em Lagoa Santa/MG.

Nesta semana, encerramos as inscrições dos participantes da II Semana de Estudos Avançados que terá os mesmos temas e palestrantes e será realizada em julho no Rio de Janeiro. Nesta etapa, cerca de 40 pessoas foram selecionadas, novamente de vários estados.

 

SEMINÁRIOS LOCAIS

Assim como em 2016, a associação tem promovido, pelo Brasil, os seminários locais. São encontros promovidos com palestras introdutórias para o diálogo entre fé cristã e ciência com os temas: Influências cristãs na gênese da Ciência Moderna; e Fundamentos de Teologia Natural. Nestes encontros, as pessoas tomam conhecimento de algumas das principais questões acerca do diálogo e têm abertura para conversar com integrantes da associação tirando dúvidas sobre nosso trabalho e sobre a temática proposta. Já foram realizados neste ano seminários em Belo Horizonte, São Paulo, Maringá, Bauru, Florianópolis e Rio de Janeiro.

 

SÉRIE DE LIVROS

Mais dois livros foram lançados pela ABC², com distribuição da Ultimato, para fortalecer as reflexões sobre ciência e fé cristã no país. São eles: “Os Territórios da Ciência e da Religião”, de Peter Harrison, e “Criação ou Evolução – Precisamos Escolher?”, de Denis Alexander. Este títulos fazem parte da Série Ciência e Fé Cristã, parte das ações da ABC², que pretende lançar ainda seis títulos nos próximos anos. Por ora, já são 8 livros lançados.

Os Territórios da Ciência e da Religião desconstrói o que sabemos sobre os dois campos para, em seguida, reconstruir, de maneira clara e fascinante, a história e as fronteiras da relação entre ciência e religião. Um livro essencial para enxergarmos como o estudo científico e a vida religiosa relacionam-se, influenciam-se e enriquecem-se mutuamente.

Criação ou Evolução – Precisamos Escolher? Este livro se propõe a explicar a evolução, fornecendo alguns exemplos de como a teoria pode ser mal interpretada. Tendo esclarecido o que a Bíblia quer dizer quando fala de Deus como Criador, e depois de ter esclarecido o que os biólogos querem dizer quando falam de “evolução”, o livro leva os dois relatos, o teológico e o científico, a conversar um com o outro. O objetivo não é permitir que a ciência dite à teologia o que ela deve acreditar, nem vice-versa, mas ver o mundo inteiro como o mundo de Deus, incluindo o mundo vivo, e toda a verdade como a verdade de Deus – buscando uma conversa positiva. Ao mesmo tempo, o livro reconhece que a evolução traz consigo alguns desafios teológicos, e por isso existem vários capítulos sobre temas como Adão e Eva, a Queda, o problema do sofrimento, a origem da vida e o Design Inteligente (veja entrevista com Denis Alexander).

 

EAD

O Curso à distância Ciência e Fé Cristã – EAD chegou à sua quarta turma. Duas delas iniciaram após a fundação da associação. O curso visa mostrar a relação entre cristianismo e ciência como uma questão real e importante a ser abordada em diferentes ambientes como igrejas, escolas, universidades, etc., dando-lhe um sentido de urgência e relevância. Além disso, o curso visa capacitar pessoas para introduzi-las nos campos de interação entre ciência-fé e, assim, formar pessoas capazes e motivadas a promover outros cursos ou debates. São mais de 200 pessoas participantes no total das quatro turmas. O curso tem como responsável a educadora Vanessa Belmonte e, como tutor, o filósofo e teólogo Pedro Dulci.

 

CANAL DO YOUTUBE

Em nosso canal você tem acesso a mais de 30 vídeos com conteúdo exclusivo sobre a temática fé cristã e ciência. Ali você acessa também os episódios do programa ABC² RESPONDE, que apresenta a opinião de pessoas importantes que defendem o diálogo no Brasil. O objetivo é gerar conteúdo para, não só explicar o mito do conflito, mas, também, trazer informação acerca de temas pouco falados no Brasil. São quase 3 mil inscritos. Faça parte!

 

VOCARE

Pelo segundo ano, a ABC² participou do Congresso Vocare em Maringá – 21 a 23 de abril de 2017. Mais de 1000 pessoas estiveram reunidas no evento ouvindo sobre temas voltados especificamente à juventude. O Vocare é um movimento, sob a liderança da AMTB (Associação de Missões Transculturais Brasileiras), que reúne organizações, agências missionárias e ministérios que levam a sério a juventude e também a experiência espiritual do chamado de Deus que afeta a vida toda em todas as dimensões. Temas diversos são apresentados e várias estratégias de como os jovens podem atuar em seus ambientes (universidade, família, trabalho, etc) com a identidade cristã. A ABC² não podia ficar de fora.

 

LANÇAMENTO DO DOCUMENTÁRIO

No dia 11 de março, a associação lançou oficialmente o documentário Diálogo entre fé cristã e ciência no Brasil. O vídeo faz parte das ações desenvolvidas pela associação com intuito de promover o diálogo e apresentou a opinião de nomes de destaque envolvidos em áreas da fé e da ciência. O vídeo tem 30 minutos de duração e pode ser visto no canal oficial da Associação (http://bit.ly/YoutubeABC²). Mais de 20 mil pessoas já assistiram e têm utilizado o vídeo para fomentar a discussão em suas cidades. Fizemos dois lançamentos oficiais do vídeo: em Belo Horizonte, na Igreja Esperança, e em São Paulo, na Igreja Metodista Livre da Saúde.

 

Quer saber mais sobre a ABC²? Acesse nosso site: www.cristaosnaciencia.org.br

Quer se associar à ABC²? Acesse o link: https://www.cristaosnaciencia.org.br/associar/

 

 

 

 

 

Compartilhe a ABC²