Recursos

SEMANA DE ESTUDOS AVANÇADOS DA ABC²

ABERTO PROCESSO SELETIVO DA SEMANA DE ESTUDOS AVANÇADOS DA ABC²

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

A próxima Semana de Estudos Avançados da ABC² será realizada em Petrópolis, RJ, na Fazenda Vale Imperial, localizada à Estrada Retiro das Pedras, 191 – Pedro do Rio. O curso será realizado de 21 a 25 de julho de 2017.

A programação incluirá exposições, sessões de perguntas e respostas, além de atividades individuais e em grupo. O programa está organizado em torno de quatro dias temáticos (1 – ciências exatas, 2 – ciências da vida, 3 – neurociências, e 4 – tecnologia), sendo que, em todos os dias, também teremos uma parte da programação dedicada a entender como a teologia, filosofia e história dialogam com o tema.

Os professores serão os membros da diretoria e alguns líderes de grupo da ABC² como Roberto Covolan, Guilherme de Carvalho, Leo Iwai, Raoni Barros, Tiago Garros, Jonathan Freitas e Pedro Dulci.

VAGAS LIMITADAS!

Prazo máximo para envio do formulário de seleção: 17 de maio de 2017, às 23h59.

Para participar do processo seletivo, você deve preencher o formulário do link anexado abaixo. O formulário consiste em: dados pessoais básicos, resumo da experiência estudantil/profissional (em até 10 linhas) e as razões pelas quais gostaria de participar do curso (em até 10 linhas). Todos aqueles que o preencherem dentro do prazo estabelecido receberão um e-mail com o resultado da seleção até o dia 19 de maio de 2017, às 23h59.

A Semana de Estudo custará R$360,00 por participante, incluindo hospedagem e todas as refeições. Lembramos que associados da ABC² têm desconto de 30% neste evento. Este pagamento deverá ser feito pelos selecionados até o dia 28 de maio (conforme orientações que serão enviadas por carta) para que a vaga não seja repassada para os excedentes. Este valor poderá ser parcelado no cartão com juros.

Atenção! Cada participante é responsável por chegar ao local do evento, arcando com os custos de transporte. Mais próximo ao evento, tentaremos ter uma van que sairá em 2 horários distintos do Aeroporto do Galeão para a Fazenda Vale Imperial (com o custo à parte para quem se interessar).

Será um tempo riquíssimo para todos aqueles que desejam se aprofundar no diálogo entre ciência e fé cristã, preparando-se para contribuir, positivamente, com uma perspectiva cristã nas suas áreas de pesquisa. Encorajamos a todos os interessados que preencham o formulário e participem da seleção.

Nesta edição, será permitido que o selecionado leve seus familiares para o evento para que não haja impedimento de sua participação por ser em período de férias. Estes convidados não participarão da programação, mas poderão usufruir da estrutura do local. O custo da hospedagem, alimentação e passagem dos familiares é de inteira responsabilidade do selecionado. Estes detalhes serão informados assim que sair a lista de selecionados.

O conteúdo da Semana de estudo é o mesmo em todas as edições. Portanto as pessoas que já participaram não entrarão na seleção para a edição atual.

Para mais informações entre em contato pelo telefone: (31) 3019-7884 ou pelo e-mail: eventos@cristaosnaciencia.org.br. Veja programação em anexo!

 

 

PALESTRANTES:

ROBERTO COVOLAN

Físico e ex-professor (aposentado) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde coordenou o Grupo de Neurofísica (criado por ele em 2005) no Instituto de Física da Unicamp. Atualmente, é vice-diretor do Instituto Brasileiro de Neurociências e Neurotecnologia – BRAINN. Frequenta a Igreja Batista Cidade Universitária (IBCU), de Campinas, onde tem ministrado cursos sobre a relação entre Fé Cristã e Ciência Contemporânea. É o atual Presidente da ABC².

 

 

GUILHERME DE CARVALHO

É teólogo evangélico e pastor, diretor do L’Abri Fellowship Brasil. Suas principais influências intelectuais são: a tradição Agostiniana-Calvinista, o Neocalvinismo Holandês (principalmente na filosofia cosmonômica de Herman Dooyeweerd), a psicologia filosófica de Soren Kierkegaard, a Nouvelle Theologie Católico Romana, a Nova Teologia Natural Inglesa (Thomas Torrance, Alister McGrath), e os Inklings. É o atual vice-presidente da ABC².

 

 

 LEO IWAI

Químico e pesquisador do Instituto Butantan de São Paulo. Graduou-se em química pela USP em 1995 e fez seu mestrado e doutorado em Imunologia pela UNIFESP. Fez seu pós-doutorado na Universidade de Harvard e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) em Boston/Cambridge nos Estados Unidos (2005-2010). Foi o co-fundador do PUB-Boston (Pesquisadores e Universitários Brasileiros em Boston) que mais tarde se replicou em vários PUBs em várias cidades norte-americanas. É assessor de networking do projeto ABC².

 

 

RAONI BARROS

Possui graduação em Engenharia de Controle e Automação pela PUC Minas (2002), mestrado em Engenharia de Produção pela UFMG (2007) e Doutorado em Engenharia de Produção pela USP (2014). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É colaborador do NTQI-UFMG (Núcleo de Tecnologia da Qualidade e da Inovação) e do LGI-USP (Laboratório de Gestão da Inovação). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto e desenvolvimento de novos produtos, gestão da qualidade e gestão da inovação.

 

 

 TIAGO GARROS

Pesquisador na área da interface entre as ciências naturais e a religião. Mestre em teologia pelas Faculdades EST (Escola Superior de Teologia) e atual doutorando, orientado pelo Prof. Dr. Rudolf von Sinner. Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS – 2004). Foi bolsista Oxford-Templeton no Ian Ramsey Centre for Science and Religion da University of Oxford, UK, orientado pelo Prof. Alister McGrath e pelo Dr. Ignácio Silva.

 

 

JONATHAN FREITAS

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com período sanduíche na École des Hautes Études Commerciales (HEC) Montréal/Canadá. Mestre em Administração pela UFMG e graduado em Engenharia de Produção pela UFMG, com estudos na ESIEE Amiens/França. Pesquisador do Núcleo de Tecnologia da Qualidade e da Inovação (NTQI/UFMG). Atua nas áreas de Metodologia, Cognição Organizacional, Empreendedorismo, Inovação e Estratégia. Conduziu pesquisa e extensão em organizações como Fiat, Fiocruz, Embrapa, Fibria, Funed, Santanense Tecidos e TakeNet. É co-autor do livro “Roadmapping: uma abordagem estratégica para o gerenciamento da inovação em produtos, serviços e tecnologias”, publicado pela Campus-Elsevier.

 

 

 

PEDRO DULCI 

É pastor, filósofo, teólogo e escritor. Doutorando em Filosofia (UFG), graduando em Teologia (SPBC), membro do Movimento Mosaico e da Igreja Presbiteriana Beréia. É autor do livro Ortodoxia Integral.

Comentários