Quem somos

 

MISSÃO

A ABC2 é uma iniciativa da Associação Kuyper para Estudos Transdisciplinares (AKET) com o apoio da Templeton World Charity Foundation (TWCF). Seu objetivo é promover a comunicação e a integração entre a comunidade cristã e o campo científico no Brasil, por meio da constituição da Associação Brasileira de Cristãos na Ciência.

A Missão da futura ABC2 é, portanto, operar como uma embaixada de sentido entre o universo da fé cristã e o universo da ciência. Nesta qualidade, ela promoverá o diálogo aberto, honesto e respeitoso entre estes dois campos, tendo sempre em conta a liberdade e a soberania das respectivas esferas sociais e as finalidades intrínsecas e próprias de cada esfera, mas buscando o avanço do conhecimento integral acerca do homem e sua relação com Deus e a natureza, a partir de uma perspectiva cristã.

Seu interesse é, simultaneamente, o testemunho cristão e a teologia pública, por um lado, e o ensino e a divulgação científica de forma contextualizada ao universo da fé, por outro.

 A ABC2 não pretende controlar ou interferir nos procedimentos, processos ou instituições internas aos dois campos, nem se arvorar legisladora sobre a natureza da ciência ou da fé, mas tão somente auxiliar os cristãos que pertencem aos dois campos a melhor integrar suas vocações científica e espiritual. Portanto, não será seu papel arbitrar sobre pontos controversos na interação entre fé cristã e ciência, mas sim oferecer-se como fórum aberto para debates de alto nível, de forma que eventuais discordâncias entre seus associados possam resultar em diálogo produtivo e aprofundamento dos temas em questão

PROPÓSITOS

São propósitos da ABC2:

  1. Fé e Razão

Desenvolver e promover visões cristãs bíblicas sobre a natureza, o escopo e as limitações da ciência, e sobre as interações entre ciência e fé.

Incentivar a investigação atenta e criteriosa de eventuais implicações teológicas decorrentes de novos conhecimentos revelados pelo avanço científico.

  1. Missionalidade

Encorajar cristãos engajados na atividade científica a manter uma fé pessoal ativa e comprometida com a igreja local e com a comunidade intelectual cristã, a aplicar sua fé no conjunto de sua vida profissional, a responsabilizar-se pelas implicações éticas, sociais e ambientais da ciência e da tecnologia, e a comunicar o evangelho na comunidade científica.

  1. Contemplação

Estimular a contemplação da beleza e da glória de Deus na Criação por meio da ciência e o cultivo da gratidão e da oração no dia a dia da academia e do laboratório.

  1. Conhecimento Integral

Ajudar cristãos que estudam ciência e líderes eclesiásticos a integrar sua crença religiosa e o estudo científico.

 

EQUIPE

Foto_Roberto_1

 

Dr. Roberto Covolan: Diretor Geral

Roberto Covolan é físico e ex-professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente, é coordenador do Grupo de Neurofísica (criado por ele em 2005) no Instituto de Física da Unicamp e vice-diretor do Instituto Brasileiro de Neurociências e Neurotecnologia – BRAINN. Frequenta a Igreja Batista Cidade Universitária (IBCU), de Campinas, onde tem ministrado cursos sobre a relação entre Fé Cristã e Ciência Contemporânea.

 

 

guilherme2b

 

Rev. Guilherme de Carvalho: Diretor de conteúdo

Guilherme de Carvalho é mineiro de Belo Horizonte. É teólogo evangélico e pastor, diretor de L'Abri Fellowship Brasil e membro da equipe pastoral da Igreja Esperança. Suas especialidades são a teologia filosófica e a filosofia da religião, especificamente em suas aplicações para a teologia espiritual e a apologética cultural. 

 

 

 

 

foto gustavo

Dr. Gustavo Assi: Diretor de capacitação

Professor Doutor do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2013. Coordenador do Laboratório de Hidrodinâmica Experimental e Anemometria a Laser do NDF Núcleo de Dinâmica e Fluidos da EPUSP. Coordenador do Curso de Graduação em Engenhara Naval da EPUSP desde 2014. Atuação em Engenharia Mecânica, Naval e Aeronáutica na área de Energia e Fluidos. Ênfase em: Dinâmica dos Fluidos Experimental, Fuido-elasticidade, Interação Fluido-Estrutura, Vibração Induzida pelo Escoamento, Resistência Hidrodinâmica, Dinâmica de Sistemas Oceânicos, Geração de Energia do Oceano e Aerodinâmica.

 

 

 

Leox

Dr. Leo K Iwai – Assessor de networking

Leo K Iwai é químico e pesquisador do Instituto Butantan de São Paulo atuando na área de biologia sistêmica com ênfase em proteômica baseada em espectrometria de massas. Ele se graduou em química pela Universidade de São Paulo (USP) em 1995 e fez seu mestrado e doutorado em Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Ele fez seu pós-doutorado na Universidade de Harvard e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) em Boston/Cambridge nos Estados Unidos (2005-2010) onde se especializou na tecnologia de fosfoproteômica aplicada ao estudo do defeito da tolerância central imunológica usando como modelo o Diabetes do tipo I.  Ele foi o co-fundador do PUB-Boston (Pesquisadores e Universitários Brasileiros em Boston) que mais tarde se replicou em vários PUBs em várias cidades norte-americanas atuando na integração e formação de rede de pesquisadores brasileiros nos EUA.

 

jonat

Dr.Jonathan Simões – Gerente geral

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com período sanduíche na École des Hautes Études Commerciales (HEC) Montréal/Canadá. Mestre em Administração pela UFMG e graduado em Engenharia de Produção pela UFMG, com estudos na ESIEE Amiens/França. Pesquisador do Núcleo de Tecnologia da Qualidade e da Inovação (NTQI/UFMG). Atua nas áreas de Metodologia, Cognição Organizacional, Empreendedorismo, Inovação e Estratégia. Conduziu pesquisa e extensão em organizações como Fiat, Fiocruz, Embrapa, Fibria, Funed, Santanense Tecidos e TakeNet. É co-autor do livro "Roadmapping: uma abordagem estratégica para o gerenciamento da inovação em produtos, serviços e tecnologias", publicado pela Campus-Elsevier.

 

 

RECOMENDAÇÕES DE LEITURA

Àqueles pouco familiarizados com o campo “SciFaith”, ou desejosos de compreender melhor as perspectivas da iniciativa ABC2, recomendamos as seguintes leituras básicas:

 

SOBRE RELIGIÃO E CIÊNCIA

Bancewicz, Ruth. O Teste da Fé: cientistas também creem (Ultimato)

McGrath, Alister. Fundamentos do Diálogo entre Ciência e Religião (Loyola)

McGrath, Alister. Surpreendido pelo Sentido: Ciência, Fé e como conseguimos que as coisas façam sentido (Hagnos)

McGrath, Alister. O Deus de Dawkins: genes, memes e o sentido da vida (Shedd Editora)

Barbour, Ian. Quando a Ciência Encontra a Religião (Cultrix)

Polkinghorne, John. Explorando a Realidade - O Entrelaçamento da Ciência e da Religião (Loyola)

Hooykaas, R. A Religião e o Desenvolvimento da Ciência Moderna (UNB)

Russell, Colin. Correntes Cruzadas: interações entre a ciência e a fé (Hagnos)

Houghton, John. Deus Joga Dados? Um esboço da história do universo (Hagnos)

Pearcey, Nancy. A Alma da Ciência (Cultura Cristã).

 

SOBRE A NATUREZA DO CRISTIANISMO

Lewis, C.S. Cristianismo Puro e Simples (Martins Fontes)

McGrath, Alister. Paixão pela Verdade: a coerência intelectual do evangelicalismo (Shedd Editora)

Lewis, C.S. Milagres (Vida)

Orr-Ewing, Amy. Por que confiar na Bíblia? Respostas a 10 perguntas difíceis (Ultimato)

Wright, N.T. A Ressurreição do Filho de Deus (Origens Cristãs e a Questão de Deus; Paulus/Academia Cristã)

Craig, William Lane. Apologética Contemporânea (EVN)

 

SOBRE A RELAÇÃO ENTRE FÉ E RACIONALIDADE

Schaeffer, Francis. A Morte da Razão (ABU editora)

Blamires, Harry. A Mente Cristã: como um cristão deve pensar (Shedd Editora)

Sire, James W. O Universo ao Lado: um catálogo básico sobre cosmovisão (Hagnos)

Walsh & Middleton. A Visão Transformadora (Cultura Cristã)

Dooyeweerd, Herman. R