Para Escolas de Ensino Médio

Ao preencher minhas informações eu concordo em receber comunicações da ABC².

Cadastre-se para receber a apresentação do

Programa Ciência & Sapiência

O programa Ciência & Sapiência é um material didático para o Ensino Médio que promove uma educação altamente qualificada e inovadora, integrando fé, ciência e filosofia.

Possui uma abordagem explicitamente cristã de diversos temas atuais como inteligência artificial, direitos humanos, desenvolvimento científico, crise climática e seus desdobramentos éticos.

O programa tem sido desenvolvido para escolas confessionais de ensino médio e tem o objetivo de equipar os estudantes e professores a olhar para a realidade a partir da existência e presença de Deus, com o desenvolvimento de virtudes intelectuais para tomada de decisões e recursos sobre diversos assuntos atuais.

Inspirado no Projeto da Faculdade de Educação de Harvard Project Zero, desenvolvido por Ron Richard, e no projeto da Intellectual Virtues Academy (Califórnia, EUA).

No período do Ensino Médio, os estudantes têm diversos questionamentos relacionados a questões práticas da vida:

  • É possível conciliar crenças religiosas com o conhecimento científico?
  • Como a fé cristã influencia a minha visão de mundo e o modo como eu conheço a realidade?
  • Quais os limites éticos do desenvolvimento tecnológico?
  • Como lidar com o conhecimento em meio a fake news e teorias da conspiração?
  • Qual é minha vocação e propósito na vida?

Os adolescentes são bombardeados, através da internet, em interação com a cultura e amigos, com questionamentos muito importantes que definirão seus próximos passos.

Isso pode ser desafiador para pais na tarefa de ajudar seus filhos e para professores na função de educar seus alunos. Especialmente, encontrar materiais que tratem dessas temáticas de modo coerente com a fé cristã e contribuam para sua formação acadêmica.

Você pode fazer a diferença na vida dos seus alunos com uma formação educacional genuinamente cristã!

O programa Ciência & Sapiência é uma ferramenta inovadora e fundamental para tratar da vocação do ser humano em conhecer, explorar e se desenvolver enquanto criatura feita à imagem de Deus, diante de Deus, no mundo de Deus e em relação ao próximo. Tudo isso tendo como base a integração entre fé, ciência e filosofia.

Sua escola pode oferecer para seus alunos do Ensino Médio a melhor estratégia pedagógica para sua formação através de recursos para lidar com seus próprios questionamentos e dúvidas. 

 

Por meio do programa Ciência & Sapiência, os estudantes se envolvem ativamente no processo de aprendizagem, com metodologias ativas e interação. Muito além da informação, o objetivo é a formação integral de caráter e sabedoria. O C&S aborda vários nomes relevantes na história, apresenta autores, indica livros, trabalha a escrita, organização de pensamento, comunicação clara e não violenta, diferentes abordagens e respeito pelos pensamentos divergentes.

Para isso, os professores devem estar preparados para guiar discussões e dinâmicas para engajar os estudantes.

O Ciência & Sapiência possui um material detalhado e inclui um curso preparatório para os professores. Assim, eles podem proporcionar aos alunos uma formação sólida para que construam, com serenidade e segurança, o caminho que seguirão na vida.

Mas talvez você pense...

Tem alguma dúvida sobre o programa Ciência & Sapiência?
Fale conosco:

Quem somos nós?

A Associação Brasileira de Cristãos na Ciência é uma instituição que mudou o cenário do diálogo entre fé e ciência no Brasil. Ao longo dos últimos 7 anos, ela conseguiu reunir um network de cientistas, professores e pensadores em todas as regiões do Brasil, formando um time de especialistas dedicado integralmente a estudar de forma interdisciplinar os temas de fé, ciência e filosofia.

Em parceria com as instituições mais importantes do mundo nessa temática (Faraday Institute e Christians in Science), a ABC² tem sido pioneira no estudo e no ensino das virtudes intelectuais, oferecendo cursos, eventos, seminários, coleções de livros de diversas temáticas relacionadas à relação entre fé e ciência, que impactaram milhares de pessoas.

A Academia ABC² é o braço da Associação que reúne iniciativas de ensino que respondem criativamente às necessidades de uma igreja e de uma cultura em rápido desenvolvimento. Ela prepara profissionais e líderes para que tragam uma ampla visão de mundo, capaz de propriamente compreender as relações entre a fé cristã, as ciências contemporâneas, a filosofia e a cultura.

Equipe formada por profissionais altamente qualificados

Ela tem como objetivo tratar da vocação do ser humano em conhecer, explorar e se desenvolver enquanto criatura feita à imagem de Deus, diante de Deus, no mundo de Deus e diante do próximo. Tudo isso tendo como base a integração entre fé, ciência e filosofia.

O Ciência & Sapiência proporciona, através de aulas dinâmicas e envolventes, o estímulo ao aprendizado e à curiosidade, fortalecendo a fé e o intelecto dos estudantes e preparando-os para lidar com as complexidades do mundo contemporâneo. Ao fornecer uma estrutura para se pensar a realidade através da fé cristã, o material favorece o desenvolvimento nos alunos de senso crítico e profundidade de pensamento para navegar com sabedoria os desafios da universidade e do início da vida adulta.

Virtudes intelectuais: a curiosidade, a humildade intelectual, o amor pelo conhecimento, a perseverança intelectual, a diligência, o foco, entre outras.

Disciplinas diversas e integradas

O material trata de tópicos de diversas disciplinas curriculares (como filosofia, história, física, biologia, português, matemática, entre outras), conduzindo a uma ampla integração do conhecimento.

Preparação para vestibular e ENEM

Ao final de cada volume, são fornecidas diversas questões de vestibular, mostrando a relevância do material para o preparo dos estudantes para as provas de ingresso no Ensino Superior.

Formato digital e impresso

O material pode ser adquirido em formato digital ou impresso.

O que estão falando...

Conheça o programa

O Programa Ciência & Sapiência envolve três eixos principais:

COLEÇÃO CIÊNCIA & SAPIÊNCIA

Uma coleção de livros didáticos, composta de 4 volumes, cada um constituído de 12 unidades, totalizando 48 aulas temáticas que podem ser desenvolvidas em 4 semestres.

GUIA PEDAGÓGICO C&S

Uma ferramenta com orientações e estratégias pedagógicas e didáticas para que o professor tire o máximo proveito da Coleção Ciência & Sapiência

CAPACITAÇÃO DOCENTE

Um curso online de capacitação didático-pedagógica para os professores envolvidos no C&S, certificado pela Academia ABC².

A coleção

Organizada em 48 unidades temáticas, a coleção conta com 4 livros didáticos, cada um composto por 12 unidades temáticas (aulas).

Os 4 volumes poderão ser utilizados nos dois primeiros anos, cobrindo 4 semestres letivos, liberando o terceiro ano, que normalmente concentra-se de forma mais intensa na preparação do aluno para os processos seletivos exigidos para ingresso no Ensino Superior.

Perguntas Frequentes

Sim, se a escola concordar com o uso do material, pode entrar em contato conosco. É interessante que o professor seja cristão para conseguir lidar com o aspecto de cosmovisão cristã do material.

Por enquanto, não. O material está sendo disponibilizado apenas para escolas. Mas estamos pensando em algo neste sentido no futuro.

Por enquanto, não. O material está sendo disponibilizado apenas para escolas.

Não é possível. O material é adquirido pela escola e o valor pago pelo número de alunos.

Temos a opção de adquirir o material no formato impresso ou digital. 

Sim, temos um canal de relacionamento com uma pessoa que irá acompanhar os professores ao longo de todo o processo de realização da disciplina, dúvidas que podem surgir em relação ao conteúdo, sugestões de melhoria e feedbacks de acordo com a demanda de cada escola.

cienciaesapiencia@cristaosnaciencia.org.br // vendasabc2.jonathan@gmail.com // WhatsApp: (31) 99142-3015
Copyright © 2020 Associação Brasileira de Cristãos na Ciência