artliv

 

É com alegria que apresentamos para vocês os dois novos livros da Série Ciência e Fé Cristã (ABC² em parceria com editora Ultimato).

Deus e Darwin – Teologia Natural e Pensamento Evolutivo –  Alister McGrath

http://ultimato.com.br/sites/deus-e-darwin/

O Darwinismo matou a teologia?

Quarto livro da série “Ciência e Fé Cristã”, título de Alister McGrath analisa o que mudou na teologia após o surgimento da teoria da evolução. Quando Charles Darwin ganhou notoriedade, a teologia cristã foi colocada na berlinda por um número crescente de intelectuais e cientistas. O debate ainda não terminou e uma pergunta que precisa ser respondida é: o Darwinismo matou a teologia?

O livro aponta as implicações do pensamento evolutivo para a teologia natural desde a publicação de A Origem das Espécies, de Darwin, até os debates atuais sobre criacionismo e design inteligente. A teoria da seleção natural, de Charles Darwin, abalou as verdades fundamentais do cristianismo ou pode elucidar pontos de vista sobre as origens e o significado da vida? Alister McGrath mostra como a fé cristã se adaptou ao darwinismo e pergunta se há um lugar para o design tanto no mundo da ciência como no mundo da teologia.

O conteúdo de Deus e Darwin – Teologia Natural e Pensamento Evolutivo está estruturado em quatro partes:

1) esclarecimentos sobre os conceitos discutidos;

2) uma exposição história sobre o tema;

3) a discussão contemporânea;

4) e as perspectivas para a teologia.

Alister McGrath é um dos mais influentes pensadores cristãos da atualidade. Bioquímico, com pós- doutorado em biofísica molecular e doutorado em teologia, é professor de ciência e religião na Universidade de Oxford. É autor de vários livros, entre eles O Delírio de Dawkins, Como Lidar com a Dúvida, Teologia Pura e Simples e A Ciência de Deus. É presidente do Centro Oxford para Apologética Cristã.

 

Mentes, cérebros, almas e Deus – uma conversa sobre fé, psicologia e neurociência – Malcolm Jeeves

http://ultimato.com.br/sites/mentes-cerebros-almas-deuses/

Quinto livro da série “Ciência e Fé Cristã” usa linguagem acessível para discutir os dilemas da relação entre fé e psicologia. O que é psicologia? Como devemos abordá-la? Qual é a relação entre mente e cérebro? Até que ponto sou, de fato, livre? A parapsicologia e as experiências de quase morte não provam a existência da alma? O que nos faz humanos? A neuropsicologia tem algo a oferecer à psicoterapia e ao aconselhamento? As crenças religiosas seriam o ópio do povo do século 21? A ciência seria capaz de invalidar a religião?

Os cristãos não precisam escolher entre a neurociência e a teologia, ou entre o rigor intelectual e a vida cristã, muito menos encarar a psicologia como um ataque à fé cristã. É verdade que, muitas vezes, a psicologia e, especialmente, a neuropsicologia podem ser algo assustador para os cristãos. Por isso, somos tentados a limitar a relação entre fé e psicologia a temas relativamente fáceis, que não respondem às novas perguntas da ciência nem aos dilemas mais profundos da vida cristã.

Mentes, Cérebros, Almas e Deuses foi escrito em formato e linguagem acessíveis: uma conversa com um estudante cristão de psicologia cheio de dúvidas sobre conciliar sua fé e a ciência.

Malcolm Jeeves é professor emérito de psicologia na Universidade de St. Andrews, Escócia, onde estabeleceu o departamento de psicologia em 1969. Foi presidente da Sociedade Real de Edimburgo e editor-chefe do periódico acadêmico Neuropsychologia. Recebeu a medalha de Comendador da Ordem do Império Britânico em 1992 por seus serviços à ciência e à psicologia na Grã-Bretanha. É coautor, com Warren S. Brown, de Neuroscience, Psychology, and Religion — illusions, delusions, and realities about human nature.

 

Confira todos os livros da série: http://ultimato.com.br/sites/serie-ciencia-e-fe-crista/

 

 

 

Compartilhe a ABC²