TEMA GERAL: FÉ CRISTÃ E NATUREZA DA CIÊNCIA

Local: Igreja Presbiteriana do Recreio – R. Ernesto Pinheiro, 30 – Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro – RJ

Data: 26 a 29 de julho de 2017
A programação do evento vai oferecer palestras e mesas redondas, com tradução simultânea.

O evento está em sua terceira edição e tem preço promocional para compra antecipada.
Investimento: R$150,00
Investimento em compra antecipada (até 31/05): R$120,00

NOVO LINK DE INSCRIÇÃO!

PROGRAMAÇÃO OFICIAL – CLIQUE AQUI

SUGESTÃO DE HOTÉIS ABAIXO (após palestrantes)

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

PALESTRANTES CONFIRMADOS:

PETER HARRISON – É Membro Laureado Australiano e Diretor da Center for the History of European Discourses. Foi educado na Universidade de Queensland e na Universidade de Yale. Antes de assumir a sua posição atual em 2012, foi durante alguns anos o Professor Andreas Idreos de Ciência e Religião e Diretor do Centro Ian Ramsey da Universidade de Oxford. Publicou extensivamente na área da história intelectual com um foco no pensamento filosófico, científico e religioso do período moderno adiantado. Ele foi um membro honorário em Oxford, Yale e Princeton, é um membro fundador da Sociedade Internacional de Ciência e Religião, e um membro da Academia Australiana das Humanidades. Em 2011, ele fez as Gifford Lectures na Universidade de Edimburgo. Suas últimas publicações foram, mais recentemente, The Territories of Science and Religion (Chicago, 2015), Wrestling with Nature: From Omens to Science (Chicago, 2011) e The Cambridge Companion to Science and Religion (Cambridge, 2010). Ele publicou mais de 70 artigos ou capítulos de livros.

 

RENÉ VAN WOUDENBERG – É professor de filosofia, nas áreas de especialização de epistemologia e metafísica. Fez Ph.D. com Nicholas Wolterstorff (que era, na época, professor da Universidade de Yale). Trabalhou por dois anos na Universidade de Notre Dame e foi decano do departamento de filosofia na Universidade Livre de Amsterdam de Setembro de 2008 até dezembro de 2012. Atualmente é professor na mesma universidade e diretor do Abraham Kuyper Center: para ciência e questões últimas. É especialista nas seguintes áreas: cientificismo; crença responsável; aleatoriedade e design; a filosofia de Thomas Reid e a relação entre filosofia, ciência e Cristianismo. Ele é atualmente o responsável pelo projeto “As Responsabilidades Epistêmicas da Universidade”, apoiado pela Templeton World Charity Foundation. De 2013 a 2016, ele coordenou outro projeto, apoiado pela mesma fundação, com o título “Ciência para além do Cientificismo”.

 

DENIS ALEXANDER – É o diretor emérito do Instituto Faraday para Ciência e Religião, St Edmund’s College, Cambridge. Foi anteriormente Presidente do Programa de Imunologia Molecular e Chefe do Laboratório de Sinalização Linfocitária e Desenvolvimento no Instituto Babraham, Cambridge. Antes disso, o Dr. Alexander estava nos Laboratórios de Pesquisa de Câncer em Londres (agora Cancer Research UK), e passou 15 anos desenvolvendo departamentos universitários e laboratórios no exterior, posteriormente como Professor Associado de Bioquímica na Faculdade de Medicina da Universidade Americana de Beirute, no Líbano – onde ajudou a estabelecer a Unidade Nacional de Genética Humana. Foi professor de Bioquímica em Oxford, antes de obter um PhD em Neuroquímica no Instituto de Psiquiatria, em Londres. Ele escreve e palestra amplamente no campo da ciência e da religião. De 1992 a 2013, foi Editor da revista Science & Christian Belief e atualmente é membro do comitê executivo da Sociedade Internacional para a Ciência e a Religião.

 

ROBERTO COVOLAN – Físico e ex-professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde coordenou o Grupo de Neurofísica (criado por ele em 2005) no Instituto de Física da Unicamp. Atualmente, é vice-diretor do Instituto Brasileiro de Neurociências e Neurotecnologia – BRAINN. Frequenta a Igreja Batista Cidade Universitária (IBCU), de Campinas, onde tem ministrado cursos sobre a relação entre Fé Cristã e Ciência Contemporânea. É o atual presidente da ABC².

 

 

GUILHERME DE CARVALHO – É teólogo evangélico e pastor, diretor do L’Abri Fellowship Brasil. Suas principais influências intelectuais são: a tradição Agostiniana-Calvinista, o Neocalvinismo Holandês (principalmente na filosofia cosmonômica de Herman Dooyeweerd), a psicologia filosófica de Soren Kierkegaard, a Nouvelle Theologie Católico Romana, a Nova Teologia Natural Inglesa (Thomas Torrance, Alister McGrath), e os Inklings. É o atual vice-presidente da ABC².

 

 

 

PEDRO DULCI – Graduado, Mestre e Doutorando em Filosofia (UFG) com pesquisa em Ética e Filosofia Política Contemporânea. Graduado em Teologia (Seminário Presbiteriano Brasil Central) com foco na tradição teológica Reformada e no Neocalvinismo Holandês. Realizou mobilidade acadêmica na Universidade do Porto, em Portugal (2013), e também foi pesquisador-bolsista Oxford-Templeton no Abraham Kuyper Center, na Universidade Livre de Amsterdam, na Holanda (2016). Atualmente é cooperador da Associação Brasileira de Cristãos na Ciência, do Movimento Mosaico e da Igreja Presbiteriana Bereia, em Goiânia.

 

 

 

RODOLFO AMORIM – Possui Mestrado em Sociologia pela UFMG (2009), Graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001) e Especialização (Lato Sensu) em Elaboração e Gestão de Projetos Internacionais: Ênfase no Terceiro Setor (2004) pela mesma instituição. Tem experiência de estudos internacionais em religião e cultura (IBIOL-Londres/2002), docência e produção acadêmica do ensino superior nas áreas de Sociologia, Relações Internacionais, Epistemologia, Filosofia da Ciência, Desenvolvimento Social e Gestão Organizacional do Terceiro Setor (2004), atuando principalmente nos seguintes temas: sociedade, filosofia, cultura, cristianismo e desenvolvimento social. Desenolve, junto à Associação Kuyper para Estudos Transdisciplinares (AKET) e Instituto L’Abri Brasil, projetos relacionados à organização de eventos acadêmicos e à articulação de redes organizacionais, publicação de textos, livros e tradução de obras filosóficas e sociológicas da tradição cosmonômica (Wetside) holandesa, de cunho transdisciplinar, visando sua introdução e articulação no contexto cultural brasileiro. É co-autor do livro Cosmovisão Cristã e Transformação, em sua terceira edição pela Editora Ultimato, é organizador e co-autor do livro Fé Cristã e Cultura Contemporânea, em sua segunda edição pela Editora Ultimato, e tradutor de No Crepúsculo do Pensamento Ocidental, de Herman Dooyeweerd, pela editora Hagnos.

 

 

“O cientificismo é um exemplo paradigmático de uma prática tipicamente idólatra: quando se exige muito mais do que algo pode nos oferecer, acaba-se perdendo até mesmo o que era oferecido legitimamente. No caso do cientificismo, fica evidente como a fé extremada nas capacidades que o método científico tem para produzir conhecimento verdadeiro afeta, não apenas a própria ciência (descaracterizando-a), como, também, a experiência religiosa e a vivência ordinária de conhecimento. Nesse sentido, o cientificismo precisa ser questionado, pois seus resultados podem ser muito prejudiciais. Podemos pensar em como a auto-compreensão e o florescimento do ser humano são profundamente prejudicados quando a moralidade e a experiência religiosas são descredibilizadas em nome dessa ‘atitude científica’. Ademais, várias práticas sociais e profissionais são afetadas também, como o direito, a psicologia, a teologia, a educação e assim por diante. Mas, acima de tudo, o cientificismo mostrou-se prejudicial à própria ciência – questionando a confiabilidade da formação de crenças verdadeiras na prática cotidiana de um cientista. Frente a esse cenário, é imperioso que os cristãos na ciência procurem desenvolver uma descrição do processo de formação de nossas crenças alternativo ao cientificismo típico de alguns ambientes de ensino e pesquisa.” (Pedro Dulci, colaborador da ABC²)

 

_______________________________________________

SUGESTÃO DE HOTÉIS:

Fizemos uma busca de hospedagens oferecidas aos redores do local do evento.  Há uma variação grande de valores e distância. Lembramos que não temos qualquer responsabilidade quanto estas indicações aqui feitas. Tentamos sim parcerias com alguns hotéis, mas porque não poderíamos garantir um número mínimo de quartos e por ser alta temporada, infelizmente não deu certo. Espero que encontrem um bom lugar para se hospedar durante o tempo conosco no III Farady Kuyper.

 

AIRBNB – airbnb.com.br

Apartamentos e/ou casas para grupos;

Quartos para indivíduos.  Faça  a busca de acordo com a localização – bairro e cidade e número de pessoas.

https://www.airbnb.com.br/s/Recreio-dos-Bandeirantes–Rio-de-Janeiro–RJ/homes?atlastest5=true&gclid=CjwKEAjwpJ_JBRC3tYai4Ky09zQSJAC5r7ruXBMkWnt8KMz5wUQ-rlshr2zVPt8c9BFl5GpvjwlVqRoCuvPw_wcB&allow_override%5B%5D=&s_tag=aMP5zlsA

______________________________________

REF HOUSE – http://refhouse.com.br/

Hospedagem Econômica – 19km

Av. Gen. Guedes da Fontoura, 950 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 22621-243

Telefone: (21) 2051-1419

Valores de 49,00 (quarto compartilhado) a 160,00 (quarto superior)

DESCONTOS oferecidos para o evento – 15% de desconto do deposito bancario e 10% do cartão de credito.

Solicitar reserva e desconto com Tamires pelo e-mail: reservas@refhouse.com.br

______________________________________

SURFHOUSE – https://riosurfhouse.com.br/

Hospedagem Ecnômica – 3,9Km

Rua FW, 20 – Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro, RJ, 22795-810

TEL: 55 21 2135-7117 / 55 21 99938-0803

Reservas via e-mail de acordo com o valor da internet;

O desconto pela reserva solicitada via e-mail, mencionando o desconto – reservas@refhouse.com.br

desconto de 5% para pagamento em em cartão de crédito, e 15% para pagamento em dinheiro!

_______________________________________

Hotel ibis Rio de Janeiro Parque Olimpico

http://www.accorhotels.com/gb/hotel-8176-ibis-rio-de-janeiro-parque-olimpico/index.shtml

Av Embaixador Abelardo Bueno, 1511, Barra Da Tijuca

24 minutos (carro) / 13 km

Média de preço: 114-140 reais.

_______________________________________

Quality Rio de Janeiro Barra da Tijuca

http://www.atlanticahotels.com.br/hotel/rio-de-janeiro/quality-rio-de-janeiro-barra-da-tijuca

Av. Salvador Allende, 500 – Jacarepagua, Rio de Janeiro

20 minutos (carro) / 12,2 km

As reservas poderão ser feitas via telefone ou e-mail reservas.qrjb@atlanticahotels.com.br e para ter acesso a tarifa especial, os participantes deverão informar o código QRJB FARADAY.

Tipo de Apartamento: Superior

Tarifa Especial:  Individual: R$200,00 //  Duplo: R$250,00

__________________________________________

Pousada da Chegada – 10 km do local do evento

http://www.pousadadachegada.com.br/

Estrada do Sacarrão, 1220, casa 14- Vargem Grande- CEP 22785-085 RJ

Entre em contato para mais informações – contato@pousadadachegada.com.br Telefone: (21) 3313-4469 ou (21) 3326-3767”

__________________________________________

Barra da Tijuca e Recreio – Temporada – 4 km do local do evento

http://barradatijucatemporada.com.br/ 

Rua DW,262- Recreio dos Bandeirantes- Rio de Janeiro- RJ

Tels: (21) 2490 43 16 e ID Nextel: 24*39579 // email: barradatijucatemporada@gmail.com

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe a ABC²