Recursos

II FÓRUM AVANÇADO DE TECNOLOGIA – BELO HORIZONTE 

 

O II Fórum de Tecnologia acontecerá em Belo Horizonte e terá como palestrante internacional o Prof. Maarten Verkerk. Ele é autor de um dos principais livros de filosofia da tecnologia da atualidade. Para aproveitarmos a vinda desse renomado professor, o fórum, desta vez, terá o formato de um curso intensivo, no qual Verkerk exporá os principais aspectos da tecnologia enquanto uma coleção de artefatos tecnológicos, um campo de conhecimento, um conjunto de processos e um aspecto da natureza humana. Além dele, palestrarão também os professores Raoni Bagno (Engenharia de Produção, UFMG), Gustavo Assi (Engenharia Naval, USP) e Leopoldo Teixeira (Ciência da Computação, UFPE). Uma oportunidade imperdível de ganhar conhecimento teórico e instrumental para lidar com pesquisa e aplicação de tecnologia.

 

Data: 25 e 26 de agosto

Local:

Hotel Boulevard Plaza

Ele fica à Av. Getúlio Vargas, 1640 – Savassi, Belo Horizonte – MG, 30140-081.

http://www.boulevardhoteis.com.br/


Palestrante Principal: Dr. Maarten Verkerk

Horário:
Dia 25 de agosto: 19h00-22h00
Dia 26 de agosto: 09h00-18h00

Inscrição: bit.ly/FORUMTEC2

Associado ABC²: R$ 49,00 (30% de desconto)
Não Associado : R$ 70,00

PALESTRANTE:

Dr. Maarten Verkerk – Palestrante principal:

Maarten Verkerk (1953) – professor de Filosofia Reformacional. Ele estudou química e física teórica em Utrecht (1977) e fez seu doutorado em Ciências Técnicas na Universidade Técnica de Twente (1982). Em 2004, fez seu segundo PhD na Universidade de Maastricht. O título desta tese foi “Trust and Power on the Shop Floor”. Um estudo etnográfico, ético e filosófico sobre comportamento responsável em organizações industriais. Temas dos quais Maarten Verkerk fala: processos de responsabilidade em organizações industriais, gestão de mudanças, ética de tecnologia, ética de gestão, e organização e inovação em saúde. Maarten Verkerk é autor e co-autor de muitos artigos e livros. Entre eles, o livro “Philosophy of Technology: An Introduction for Technology and Business Students“, que está em processo de tradução pela ABC² com previsão de lançamento ainda neste ano. Além disso, é diretor de uma rede de inovação em saúde (VitaValley) e membro do 3TU Center for Ethics and Technology.
O livro “Philosophy of Technology: An Introduction for Technology and Business Students“ – é um guia acessível para as mudanças da tecnologia, sua onipresença e as muitas perguntas que se levantam sobre o desenvolvimento tecnológico. Projetado para aqueles sem formação filosófica, é ideal para estudantes de tecnologia e engenharia ou especialistas que querem aprender a pensar criticamente sobre como seu trabalho influencia a sociedade e sua vida diária. O ambiente tecnológico, de negócios e as experiências cotidianas são o ponto de partida do livro e os autores refletem sobre essas práticas do ponto de vista filosófico. O texto passa a apresentar uma análise crítica do assunto, incluindo desenvolvimento, produção, vendas, marketing e uso/consumo de produtos e serviços tecnológicos. As ideias abstratas são mais fáceis de compreender com uma abordagem narrativa: uma história vívida da disciplina e retratos dos pensadores fundamentais neste domínio, bem como quatro estudos de caso de desenho de várias disciplinas de engenharia para demonstrar como a filosofia pode e deve influenciar a tecnologia na prática. Como a primeira introdução abrangente para esta subdisciplina jovem e vibrante em mais de 20 anos, este é um livro ideal para estudantes de tecnologia e engenharia iniciarem um curso ou projeto na filosofia sobre este tema.

 

Comentários