A Associação Brasileira de Cristãos na Ciência (ABC²) lança hoje oficialmente o documentário “Diálogo entre fé cristã e ciência no Brasil”. O vídeo faz parte das ações desenvolvidas pela associação com intuito de promover o diálogo aberto, honesto e respeitoso entre estes dois campos, tendo sempre em conta a liberdade e a soberania das respectivas esferas sociais e as finalidades intrínsecas e próprias de cada esfera, mas buscando o avanço do conhecimento integral acerca do homem e sua relação com Deus e a natureza, a partir de uma perspectiva cristã.

A associação foi criada para operar como uma embaixada de sentido entre o universo da fé cristã e o universo da ciência e a proposta da produção documentário é levantar assuntos e discussões sobre o tema e motivar o envolvimento de pessoas interessadas no diálogo.

“O interesse não é criar uma ciência gospel. Não é criar uma ciência própria de um grupo religioso. Não se trata disso. Não se trata de engolir o campo científico, muito menos de subverter a fé para se adaptar. Se trata de uma conversa e esta conversa reconhece os limites, as diferenças e a soberania e autonomia de cada campo”, Rev Guilherme de Carvalho, vice-presidente da ABC².

Associação

A associação foi criada oficialmente em novembro de 2016, mas desde 2014 ações têm sido desenvolvidas para consolidação do projeto.  O interesse principal da associação é, simultaneamente, o testemunho cristão e a teologia pública, por um lado, e o ensino e a divulgação científica de forma contextualizada ao universo da fé, por outro.

A ABC2 não pretende controlar ou interferir nos procedimentos, processos ou instituições internas aos dois campos, nem se arvorar legisladora sobre a natureza da ciência ou da fé, mas tão somente auxiliar os cristãos que pertencem aos dois campos a melhor integrar suas vocações científica e espiritual. Portanto, não será seu papel arbitrar sobre pontos controversos na interação entre fé cristã e ciência, mas sim oferecer-se como fórum aberto para debates de alto nível, de forma que eventuais discordâncias entre seus associados possam resultar em diálogo produtivo e aprofundamento dos temas em questão.

Assista ao documentário: https://www.youtube.com/watch?v=XJN1AChJlWc&t=894s

Conheça a associação: https://www.cristaosnaciencia.org.br/quem-somos/

Gostaríamos de saber sua opinião sobre o documentário. Envie-nos por e-mail!

 

 

Compartilhe a ABC²