pesq 1

 

Uma pesquisa envolvendo este tema foi desenvolvida por Elaine Howard Ecklund, representante do grupo RUS Study PI, e Christopher Scheitle, representante do RUS Senior Research Associate, para ser apresentada na reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência.

O estudo descobriu que mais da metade dos cientistas na Índia, Itália, Taiwan, Hong Kong e Turquia se identificam como religiosos.

Foram 9.138 entrevistados de oito países diferentes – os cinco mencionados acima, além do Reino Unido, dos Estados Unidos e da França. Destes, 574 eram cientistas, dos quais 15% se descreveram como “muito religioso” e 35,9% concordaram com a afirmação: “Sei que Deus realmente existe e não tenho dúvidas sobre isso”.

O mais interessante é a visão que os cientistas têm acerca dos religiosos, em especial dos protestantes ‘evangélicos’ (o maior grupo religioso entrevistado, com 2.149 respondentes). Dos entrevistados no geral, 19,8% concordaram com a afirmação “a maioria das pessoas religiosas são hostis à ciência”, enquanto 21,9% disseram ter a impressão de “que a maioria dos cientistas são hostis à religião”.

Elaine Howard ressalta que possivelmente as pessoas que acreditam haver uma guerra entre religião e ciência pensam assim por sempre ouvir a respeito deste conflito e não por levantarem fatos que o comprovem.

Vale a pena uma reflexão sobre os dados. Ainda que a pesquisa seja pequena, ela demostra mais um avanço na desmistificação do conflito!

Leia mais: Pesquisa

 

 

 

Compartilhe a ABC²