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Ciência e Fé na vida de Michael Faraday

michael faraday

 

por Colin Russell

Sobre o autor

Prof. Colin Russell FRSC é professor emérito de História da Ciência e Tecnologia na Open University e foi anteriormente chefe do Departamento de História da Ciência e Tecnologia da Open University e presidente da Sociedade Britânica de História da Ciência. Livros recentes do Prof. Russell incluem uma biografia de Michael Faraday intitulada Michael Faraday: física e fé (Oxford University Press, 2000).

 

Resumo

Michael Faraday (1791-1867) é um dos mais conhecidos de todos os cientistas britânicos cujas descobertas transformaram nosso mundo e que foi pioneiro no entendimento público da ciência em suas palestras na Royal Institution. Ele era igualmente uma pessoa de profunda fé religiosa, cuja ciência foi praticada dentro de uma visão de mundo cristã que moldou suas atitudes e práticas, uma visão de mundo que, em alguns casos imiscuiu mais diretamente sobre as suas teorias científicas. Este artigo sugere que a ‘convergência’ ao invés do modelo ‘divergente’ melhor descreve a ciência e a fé na vida de Michael Faraday.

 

Introdução

Michael Faraday (1791-1867) foi um dos fundadores do eletromagnetismo, arquiteto da teoria clássica dos campos, descobridor de duas leis de eletrólise e de compostos químicos numerosos, tais como benzeno e hidrocarbonetos clorados totalmente. Ao todo, ele publicou cerca de 400 publicações científicas. Ele tem sido muito estudado, e em 1971 tinha sido alvo de mais biografias do que a maioria dos cientistas atraem. [1]

Sua teologia foi recentemente examinada com muito cuidado, especialmente por G. Cantor [2], embora um artigo anterior por R. E. D. Clark apareceu em 1967 [3]. Este trabalho incidirá sobre as interações entre a teologia de Faraday e sua ciência.

 

As raízes das crenças de Faraday

Quando, anos mais tarde, Michael Faraday foi questionado sobre sua religião, ele respondeu: “Eu sou de uma muito pequena e desprezada seita conhecida dos cristãos, se conhecida em tudo, como sandemanianos, e nossa esperança é fundada sobre a fé que há em Cristo.” [4] Esta foi a fé de seus pais que tinham florescido em um canto remoto de Cumbria, e foi ter efeitos profundos em todos os departamentos da sua vida. Fundada em Scotland pelo ministro presbiteriano John Glas em 1724, foi uma busca pelo Cristianismo primitivo revelado no Novo Testamento e foi promovido pelos escritos teológicos de peso do genro de Glas, Robert Sandeman.

Assim como com muitos naquela época a família Faraday tinha uma longa tradição de ‘dissidência’ religiosa (ou seja, não conformavam com a Igreja da Inglaterra). No início do século XVIII, Robert Faraday conseguiu uma pequena propriedade no noroeste de Yorkshire e no devido tempo se juntou a Capela Sandemaniana em Wenning Bank, Clapham, Yorkshire. Foi nas devoções simples de sua igreja, com o seu apelo à autoridade bíblica e suas altas exigências éticas, que os filhos de Robert Faraday foram criados. Claramente evangélico, sua fé também foi fortemente calvinista, enquanto os costumes da igreja eram levados a sério.

O filho de Robert, James, tornou-se um ferreiro em Mallerstang, na estrada dos antigos tropeiros da Escócia para Londres. Então, em 1791, James e sua esposa Margaret mudaram-se para Londres. Pouco tempo depois, em setembro do mesmo ano, seu terceiro filho nasceu. Ele foi chamado de Michael, segundo o pai de Margaret.

Nós passamos pelos primeiros anos de penúria de Faraday, baixa escolaridade, aprendizado com um encadernador e tentativas de auto-educação de Faraday, captando a narrativa quando Faraday estava na residência no Royal Institution de Londres. Ele devia sua introdução lá ao químico Humphry Davy, cujas aulas ele tinha assistido, e em 1813 Faraday foi contratado como assistente de Sir Humphry Davy no Royal Institution, onde passou os próximos cinquenta e quatro anos, tornando-se diretor de seu próprio laboratório em 1825. Desde 1816 Faraday também morava lá, no alto do edifício e livre de intrusões indesejáveis, continuando seu hábito de infância de frequentar a capela Sandemaniana na alameda de Paulo, na cidade de Londres. Semana após semana ele iria ouvir a leitura e exposição da Escritura e adicionar sua própria contribuição melodiosa ao canto de hinos.

Aos poucos, talvez de modo imperceptível, ele adotou os respectivos valores como seus e foi identificado de maneira mais profunda com a sua comunidade.

O mundo privado da casa de Faraday se fundiu inextricavelmente com o de sua igreja. Entre os jovens membros da congregação Sandemaniana estava Sarah Barnard, filha de Edward Barnard, ancião da capela e membro de idade de uma família Sandemaniana . Percebendo que ele estava apaixonado por ela, Faraday a perseguiu com uma energia geralmente reservada para investigações científicas. Ele foi inteiramente bem-sucedido e, em 12 de Junho de 1821, eles se casaram na igreja anglicana de Santa Fé na cidade de Londres, onde o casamento foi registrado embora não tenha havido qualquer serviço religioso.

Dentro de dias do casamento Faraday procurou membros da igreja Sandemaniana, que sua esposa tinha se juntado dois anos antes. Seu casamento pode, eventualmente, ter precipitado sua ação, embora quando Sarah lhe perguntou por que eles não tinham falado sobre sua adesão, ele deu a resposta memorável “Isso é entre mim e meu Deus”. Juntando-se a igreja era, em certo sentido, a conclusão natural de um processo que tinha começado na infância, e isso significava um grande negócio para Faraday. Tendo sido considerado ‘para entender e acreditar na VERDADE, e expressar a disposição de fazer o que Cristo ordenou’, ele recebeu a imposição de mãos, beijo santo e uma calorosa recepção dentro dessa pequena comunidade de crentes em Londres.

Em casa, no seu gabinete privado no Royal Institution, Faraday podia relaxar em perfeito contentamento e boas-vindas à extensa família da fé Sandemaniana. A maioria dos domingos foram gastos em sua igreja, onde o serviço de comunhão era imprensado entre dois outros serviços para o ensino e oração, cada um, muitas vezes com duração de três horas. Depois de uma maratona tão espiritual haveria tempo para reuniões de família, e um outro encontro que aconteceria na quarta-feira à noite. Durante a semana, Michael Faraday iria visitar outros sandemanianos, especialmente aqueles em necessidade. Isto tornou-se mais um dever após a sua admissão como diácono (1832) e ancião (1840), e ele tornou-se gradualmente envolvido em pregar nas reuniões Sandemaniana em Londres e muito mais longe. O físico John Tyndall, não é amigo da religião institucional, mas um simpático biógrafo contemporâneo de Faraday, que atribuía a força para os dias da semana de Faraday à ‘seus exercícios de domingo’, acrescentando que ‘ele bebe de uma fonte no domingo, que refresca sua alma para a semana’.

Devemos agora perguntar como esta fé reagiu com a ciência de Faraday. Surgem dois modelos possíveis.

 

Um modelo divergente

Esta é uma visão convencional, de que entre ciência e a fé há um grande abismo fixo. São dois mundos diferentes, entitades divergentes.

 

Nas próprias palavras de Faraday

 

Não há filosofia [ciência] na minha religião … Embora as obras naturais de Deus nunca possam, por qualquer possibilidade entrar em contradição com as coisas mais elevadas que pertencem a nossa existência futura, elas devem em tudo concernente a Ele, sempre glorificá-Lo, ainda assim eu não penso que seja de todo necessário amarrar o estudo da ciência natural e a religião juntos, e na minha relação interna com estes semelhantes, o que é religioso, e aquilo que é filosófico, já foram duas coisas distintas.

 

Sir John Meurig Thomas escreve:

 

Sereno na segurança de sua convicção religiosa, ele estava preocupado com o aparente conflito entre a ciência e as crenças religiosas. Ele poderia esfolar os espiritualistas por sua ingenuidade da fé e, ao mesmo tempo aceitar, como fizeram seus companheiros Sandemanianos, a verdade literal da Bíblia. Resoluto em sua busca por excelência como professor e dedicado à realização dos mais altos padrões da Royal Institution em Albemarle St, ele aceitou com serenidade os pronunciamentos teológicos primitivos de seus companheiros de adoração na Capela Paul’s Alley em Aldersgate Street. [5]

 

Em outras palavras a prática científica é mantida separada de convicções religiosas. A imagem é a de separação.

Geoffrey Cantor expressou isso de uma maneira diferente. Quando Faraday desce do mundo privado da sua casa para o mundo público de suas palestras “uma máscara desliza sobre seu rosto”. Pois aqui ele não está “em casa” e tem de encontrar valores alienígenas aos do Sandemanianismo que governou supremo em seus quartos privados. Na medida em que muitas pessoas têm uma distinção entre suas vidas privadas e públicas isso não é particularmente notável. Também não é surpreendente que uma palestra na artificial – mesmo sufocante – mundo do Teatro Royal Institution, deve ser uma espécie de performance, onde é necessária e esperada uma “máscara”.

No entanto, há um outro elemento na análise de Cantor, e que é um de seletividade. Ele continua a argumentar que ‘no domínio público da Royal Institution Faraday evitou os aspectos da vida mundana, que eram hostis ao Sandemanianismo ‘. É certamente o caso que o que poderia ser interpretado como questões de discórdia como a idade da Terra, a universalidade do dilúvio, e a continuidade das espécies são cuidadosamente evitados por Faraday. No entanto, todos esses foram fatores tão distante de seus projetos imediatos que eles nunca poderiam ter sido graves candidatos para debate.

Assim, na separação ou na seletividade, a religião de Faraday pode ser vista como divergente da sua ciência. Mas por que deveria ser assim? A resposta parece estar em dois movimentos contemporâneos contra os quais Michael Faraday reagiu.

 

Idealismo Romântico

Este foi um movimento que deve muito a Naturphilosophie alemã. Sua ênfase na “unidade” foi refletida no trabalho dos poetas românticos como Wordsworth e Coleridge, e há evidências de que a ênfase romântica na conexão de toda a criação foi útil para Faraday no desenvolvimento de algumas das suas ideias científicas (ver abaixo). Mas onde a unidade foi aplicada a Deus e ao homem, ou a Deus e ao universo, a fé Sandemaniana de Faraday se levantou incrédula. Além disso, a ênfase romântica na intuição como um caminho para a verdade, na religião ou na ciência, era totalmente incompatível com sua compreensão da revelação através da Bíblia ou através de experimentos. Portanto, a ideia de unidade e de ligação entre ciência e religião era um anátema para Michael Faraday.

 

Teologia natural

Este foi um fenômeno britânico, especialmente popularizado pelos escritos de Paley e nos tratados de Bridgewater, que podem ser resumidos na frase: “Da natureza até à natureza de Deus”. No entanto, entre os evangélicos, isto produziu muitas vezes efeitos negativos, pois parecia colocar a razão acima da revelação, a natureza acima da Escritura. Então, quando Faraday anunciou a famosa frase ‘não existe “filosofia” em minha religião’, ele estava negando que o conhecimento científico (” filosofia “) poderia iluminar a religião ou levar os homens a Deus.

No entanto, quando tudo isso é reconhecido, os problemas permanecem. Fortes evidências sugerem que Faraday não pode ter tido a intenção de dizer que não havia nenhuma conexão entre a verdade científica e a verdade religiosa. Como seu biógrafo Pearce Williams colocou, “suas intuições mais profundas sobre o mundo físico surgiram a partir desta fé religiosa na origem divina da natureza”. Nós agora podemos ir ainda mais longe do que isso e ver como essa mesma fé deu sentido, propósito e forma a toda a sua vida, científica e de outras formas. Mesmo seu amigo agnóstico John Tyndall reconheceu que “o seu sentimento religioso e sua filosofia não poderiam ser mantidas separadas” [6]. Um modelo alternativo parece melhor para encaixar os fatos.

 

Um modelo convergente

Aqui a ciência e a fé Sandemaniana são vistos nteragindo em uma variedade de formas.

 

(a) A vocação para a ciência

Como um jovem aprendiz, Faraday estava profundamente insatisfeito. A aquisição de habilidades de encadernação de livros, embora digna em si mesmo, nunca conseguiria satisfazer uma necessidade da qual ele rapidamente tornou-se consciente. Trabalhando em um ambiente com livros ao seu redor, começou a ansiar pelo conhecimento, por um encontro com a verdade sobre a natureza, assim como sua fé Sandemaniana garantia-lhe o acesso à verdade sobre Deus. Embora ele não houvesse colocado bem assim, era como se Sandemanianismo e a ciência pudessem ser parceiros individuais em um empreendimento que havia sido recomendado há muito tempo por Francis Bacon, que escreveu sobre os dois “livros” da Escritura e da natureza. Muitos anos depois, o próprio Faraday falou sobre “o livro da natureza”, que foi “escrito pelo dedo de Deus” [7]. Há um isomorfismo marcante entre a ciência de Faraday e sua fé que apenas um modelo convergente pode acomodar.

Um aspecto da vocação de Faraday com a ciência era o seu exercício de competências experimentais excelentes [8]. Tyndall observou que ele era “o maior filósofo experimental que o mundo já viu”. Essas habilidades podem ter se derivado das habilidades de manipulação de seu pai ferreiro, habilidades para as quais Faraday fez questão de prestar homenagem. Em um sentido mais geral, o Sandemanianismo encorajou as artes manuais, a perseverança e o espírito de indagação intelectual.

 

(b) Os conceitos da Ciência

É sempre notoriamente difícil de provar uma ligação entre crenças metafísicas e as partes cognitivos da ciência. No entanto, há dois exemplos da ciência do Michael Faraday, onde tais ligações são altamente prováveis.

 

As teorias de campo

Por muitos anos Faraday tinha vindo a desenvolver suas investigações em eletricidade atual e em magnetismo. Ele fora perseguido por perguntas a respeito de como as influências, elétricas ou magnéticos, foram efetivamente transmitidas. Haviam dois tipos bastante comuns de explicação que ele rejeitava. Uma delas foi a de átomos materiais, como os propostos pelo químico John Dalton. A outra foi a antiga doutrina de ação-em-um-distância: corpos são atraídos um pelo outro sem quaisquer organismos intermédios para passar os efeitos inferiores de uma cadeia, por assim dizer. Eventualmente Faraday chegou a sua teoria dos “campos”, que fosse uma espécie de agêntes mecânicos para transportar energia através de uma distância.  Possivelmente ele também estava em débito com algumas ideias semelhantes propostas pelo matemático italiano R. J. Boscovich no século XVIII. Mas em acrescima a contribuição “secular” pode haver uma a partir da teologia também. Alguns anos atrás, um documento foi descoberto na Biblioteca da Instituição de Engenheiros Elétricos, um memorando privado por Faraday, nunca destinado a publicação, escritoa fim de esclarecer suas idéias sobre átomos e campos. Ao contrário de seus artigos publicados este contém várias referências a Deus, uma das quais se perguntava se Deus não podia facilmente colocar “poder” ao redor de pontos centrais como pôde sobre os núcleos materiais. Sua teologia de um Deus todo-poderoso o levou à idéia de centros de ponto e, portanto, de campos ao seu redor. O professor Trevor Levere de Toronto, que descobriu este documento, observou que estas novas ideias estavam ‘equipadas com a visão de mundo imposta por sua religião” [9]. Depois disso, como outro comentarista afirmou, “Faraday estava, literalmente, brincando nos Campos do Senhor”. [10]

 

Paramagnetismo de gases

Faraday também abordou a teoria de que todas as substâncias efectivamente não paramagnéticas (isto é, não são facilmente alinhandas quando colocadas dentro de um campo magnético) devem apresentar um comportamento diamagnético em vez disso (isto é, a tendência para se posicionar em ângulos retos com o eixo magnético).

Então, o que é aplicado a sólidos e líquidos igualmente aplicável aos gases. Os primeiros resultados foram decepcionantes, mas Faraday parece ter sido estimulado por uma descoberta do cientista italiano Michele Bancalari em 1847 de diamagnetismo em chamas (que são, afinal de contas, queima de gases). Depois de repetir grande parte das descobertas de Bancalari, ele mostrou que muitos gases comuns eram diamagneticos, mas que o oxigênio era consideravelmente paramagnético. Este resultado surpreendente foi usado para formular uma teoria do magnetismo da Terra que usou o fato do paramagnetismo de oxigênio. Embora equivocada, essa teoria parecia confirmar mais uma vez a grande interconexão de todo o universo digitalizado pela ciência. Em parte, isso pode ter sido um legado romântico, mas Pearce Williams provavelmente estava certo quando escreveu: “Sua crença fortemente realizada na unidade das forças da matéria. . . revelou sua fé na harmonia da criação provocada pela beneficência do Criador “, que fez o universo inteiro para trabalhar junto em harmonia. [11]

 

(c) Comunicação da Ciência

Faraday foi um dos grandes divulgadores científicos de todos os tempos, nos primeiros dias tomando lições de elocução. Ao evitar maneirismos convencionais de retórica ou complicada lógica ele estava na verdade reproduzindo o estilo dos melhores pregadores em sua igreja Sandemaniana (que demonstraram nenhum dos floreios até mesmo dos maiores pregadores como Wesley). Ele escreveu notas completas e preparadas em grande detalhe. Os cientistas atuais que lamentam sua própria incapacidade de se comunicar efetivamente fariam bem em tomar nota da técnica de Michael Faraday. Acima de tudo eles devem ler o seu “A história química de uma vela” (1860-1).

 

Deixe que apenas um membro regular de seu público fale por todos:

 

Nenhum ouvinte atento já saiu de uma das palestras de Faraday sem ter os limites de sua visão espiritual ampliado, e sem sentir que sua imaginação tenha sido estimulada a algo além da expressão de fatos físicos.

 

(d) Aplicação da Ciência

 

Química

No início do século XIX a química era vista como um grande benfeitor da humanidade, e Faraday foi descobrir que era altamente adequado a sua fé Sandemaniana. Ele falou dos “dons de Deus” concedidos para o benefício humano, de operar na natureza “para o nosso bem” e da aplicação das leis científicas para adicionar ao bem-estar humano. O maior químico Inglês de seu tempo, ele realizou várias análises de pequena escala para a indústria, e foi muito requisitado por seus serviços químicos fora da Royal Institution.

 

Trinity House

Em 1836, Faraday foi nomeado consultor científico da Trinity House (a autoridade que gerenciou faróis da Grã-Bretanha). Ele foi consultado sobre a ventilação; luzes elétricas; óleos de aquecimento, etc. Sua energia era inesgotável. Mesmo em 1860, quando ele tinha sessenta e nove anos de idade, ele relatou:

 

Na sexta-feira eu fui novamente para Dover. . . na esperança de encontrar os caminhos claros da neve; eles ainda estavam bloqueados para o farol, mas escalando cercas, paredes e campos, consegui chegar lá e fazer as investigações e observações necessárias.

 

A ciência teve que ser aplicada em benefício da sociedade, neste caso, sobre os altos mares. Ele estava ciente da fragilidade humana, bem como da grandeza da natureza, uma ênfase tão forte no livro de Jó, que em sua Bíblia é o livro mais fortemente marcada no Antigo Testamento.

 

(e) o estilo de vida na Ciência

Em suas relações pessoais dentro da ciência Faraday mostrou o que seus adversários poderiam ter caricaturado como pietismo, mas, na realidade, era uma manifestação simples de sua fé Sandemaniana. Embora ele pudesse estar com raiva ele nunca foi vingativo e, embora tratado de forma caluniosa por Davy durante a fase inicial de sua carreira, quando ele trabalhou como assistente de Davy, nunca iria ouvir críticas de seu antigo mentor, mas iria virar as costas e ir embora. E as honras terrenas que um brilhante cientista poderia ter esperado foram rejeitadas, incluindo a Presidência da Sociedade Real e até mesmo o titulo de cavaleiro.

Foi levantada a questão de saber até que ponto a alguém como um “irrealista” como Faraday poderia ter sido feliz em receber um rendimento muito generoso para o tempo (até 1000 libras por ano). Como Sandemaniano, no entanto, ele estava comprometido com uma visão bíblica da riqueza que incluiu injunções como “Não podeis servir a Deus e a Mamom [valores mundanos]” (Mat. 6:24) e “Buscai primeiro o reino de Deus” (Mt . 6:33). Evidências interessantes relevantes para fé interior de Faraday vem de suas Bíblias (a antiga versão autorizada, é claro) que foram examinados por H. T. Pratt. [12]

Elas são bem marcadas e as marcações sugerem certos valores que Faraday considerava extremamente caros. Assim, há linhas visíveis verticais feitas a lápis contra a longa passagem que contém este último verso, e muitos outros, incluindo:

 

O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males (I Tim. 6:10);

E

Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam: mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam (Mat.6:19-20).

 

O físico John Tyndall, um colega na Royal Institution, afirmou que, na década de 1830 a renda externa de Faraday diminuiu rapidamente a nada e sabemos que nos últimos anos o seu salário extra de £ 200 para serviços a Trinity House muitas vezes não foi tomado. Foi dito que ele poderia ter ganho £ 5000 p.a. depois de 1832 caso assim o desejasse. [13] E Faraday não patenteou nenhuma de suas invenções. Tudo isto acrescenta-se a uma imagem consistente de um homem que sentou-se levemente no que se refere a riqueza mundana. Há muito nos manuscritos de Faraday que confirmam este ponto de vista. Não é surpreendente que outro verso claramente marcado na sua Bíblia era Gálatas 6:9: “E não nos cansemos de fazer o bem: Porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.”.

 

 

 

Os últimos anos

Por volta de 1860, ficou claro que Faraday, agora em seus setenta anos, teria que enfrentar a aposentadoria com todas as perdas que isso inevitavelmente significava. Em 1864, ele renunciou a sua liderança na igreja Sandemaniana e em 1865 desceu da posição de Superintendente da Casa na Royal Institution, e cortou sua longa relação com Trinity House. Pelos dois anos restantes da sua vida, ele foi confinado à sua cadeira em casa, e aqueles que vieram vê-lo foram impressionados tanto pela sua Serenidade como pela sua retirada do mundo da ciência que ele tinha servido tanto tempo.

Uma breve carta que escreveu em 1861 a de la Rive revela algo da força interior que ele tirou de sua fé cristã que o mundo que ele tinha conhecido por tanto tempo estava começando a entrar em colapso ao seu redor.

 

Essa paz está somente no dom de Deus e, como é Ele que a dá por que deveríamos ter medo? Seu dom inefável em Seu Filho amado é o fundamento de esperança não duvidosa. [14]

 

Como o fim se aproximava visitantes e cuidadores da mesma forma testemunharam sua confiança tranquila. Em seus momentos de lucidez, ele falou de seu conforto em Cristo, e habitou em passagens tais como os Salmos 23 e 46. Então, em 25 de Agosto 1867, ao sentar-se em silêncio em sua cadeira estudo, ele morreu.

Quatro dias mais tarde o seu funeral ocorreu no cemitério de Highgate, no norte de Londres. Apenas familiares próximos e alguns amigos pessoais estavam presentes. Não havia, a seu pedido, nenhuma cerimônia ou pompa. Como era costume Sandemaniano seu corpo foi colocado para descansar no solo não “consagrado” por cerimónia eclesiástica, sem um serviço religioso (pois nenhum foi ordenado nas Escrituras), e em perfeito silêncio. À frente da sepultura uma pedra simples trazia as palavras:

MICHAEL FARADAY Nascido em  21 de Setembro de 1791

Faleceu em 25 de Agosto de 1867

 

 

 

 

 

O epitáfio de seu amigo agnóstico Tyndall foi: ‘Just e fiel cavaleiro de Deus’.

Michael Faraday estava em sua própria classe, onde a ciência era o interesse – um gigante entre pigmeus. Em sua síntese de ciência e Cristianismo, em sua forte confiança na autoridade das Escrituras, e em sua fé simples em Cristo, Faraday era típico de um grande número de cientistas talentosos, tanto antes como depois. Para eles, e para ele, a tarefa de exploração científica não foi apenas emocionante e gratificante. Em um sentido muito real, era uma vocação cristã.

 

tradução: Breno Perdigão

 

Notas:

[1] – Três volumes recentes são Agassi, J. Faraday como um filósofo natural, Chicago e

Londres: University of Chicago Press (1971), p.1x .; Williams, L. P. Michael Faraday,

Londres: Chapman & Hall (1965); Thomas, J. M. Michael Faraday e a Royal

Institution, Bristol: Hilger (1991).

 

Houve várias tentativas de publicar

As cartas de Faraday, a última (e mais bem sucedido), sendo por James, F. As

Correspondências de Michael Faraday, Londres: Institution of Electrical Engineers

(De 1991).

[2] – Cantor, G. Michael Faraday: Sandemaniano e cientista. Um estudo da ciência e da religião no século XIX, Basingstoke: Macmillan (1991).

[3] – Clark, R.E.D. Hibbert Journal (1967), 144-147.

[4] – Bence Jones, H. A vida e as cartas de Faraday, Londres: Longmans (1870), vol. ii,

pp.195-196.

[5] – Thomas, J. M. op. cit., (1), pp. 116-117.

[6] – Tyndall, J. Faraday como um descobridor, Londres: Longmans (1868), p.178.

[7] – Cantor, G. op. cit., (6), p.200.

[8] – Um caso notável foi o seu isolamento de benzeno por destilação de óleo de baleia. Um trabalho recente demonstrou que a mistura contém mais de 300 compostos químicos, muitos dos quais Faraday foi capaz de separar: Kaiser, R. Angew. Chem.Int. EDN. (1968), 7, 345.

[9] – Levere, T.H. Jornal britânico para a História da Ciência (1968) 4, 95-107

[10] – Berman, M. Mudança social e organização científica, Londres: Heinemann (1978),p.162.

[11] – Williams L.P. op. cit., (1), p. 396.

[12] – Pratt, H.T. Boletim de História da Química (1991) 11, 40-47; reimpresso em Ciência & Fé Cristã (1993) 5, 103-115.

[13] – Thompson, S. P. Michael Faraday: sua vida e obra, Londres: Cassell (1901), p. 63.

[14] – Letter to A. de la Rive, 19 de Setembro de 1861.

 

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