fe ciencia 3

Embora muitas questões possam ser claramente classificadas como questões de “ciência” ou como questões de “Bíblia”, outras questões estão na fronteira. Para temas como evolução, ética médica e as alterações climáticas, precisamos considerar tanto a ciência quanto a fé quando procuramos a verdade de Deus. Para tais questões complexas, precisamos de todo o conhecimento e sabedoria que pudermos obter, ao invés de nos limitarmos por olhar somente para a ciência ou apenas para a Bíblia. Se olharmos para apenas um ou outro, vamos ter uma visão distorcida do problema. Como o Papa João Paulo II escreveu, A ciência pode purificar a religião do erro e da superstição; a religião pode purificar a ciência da idolatria e dos falsos absolutos. Cada um pode chamar o outro para um mundo mais amplo, um mundo em que ambos podem florescer.

Deus se revela no livro da Escritura e no livro da Natureza. Para saber mais sobre Deus e seu trabalho, estudamos os dois livros. Quando um livro é confuso ou ambíguo, insights de outro livro podem nos ajudar a compreendê-lo. Em ambas as revelações, procuramos a verdade subjacente de quem é Deus e de como ele fez o mundo. Rev John Polkinghorne escreveu “Ciência e teologia têm coisas a dizer um ao outro, uma vez que ambos estão preocupados com a busca da verdade alcançada através da crença motivada.”

A fé pode ter um impacto positivo sobre a ciência, orientando a aplicação prática das descobertas científicas. Com o rápido avanço da ciência e da tecnologia, muitas questões éticas estão sendo enfrentadas pela nossa sociedade. Desenvolvimento da energia nuclear segura não é algo muito distante do desenvolvimento de armas nucleares; novas técnicas de imagem médica podem salvar vidas, mas são muito caras para os pobres; e testes de DNA melhoram o tratamento de doenças genéticas, mas correm o risco de os resultados serem mal utilizados. Para abordar estas questões complexas, precisamos tanto da ciência quanto da base moral da religião. Nós não podemos apenas dar uma resposta rápida a partir da Bíblia sem estudar as complexidades científicas, nem podemos olhar para a ciência sozinha a fim de orientar as decisões éticas. Cristianismo e outras religiões estabelecem as bases para os padrões morais que são essenciais para o uso adequado da ciência e da tecnologia.

A ciência também tem um impacto positivo sobre a fé do crente. A Bíblia ensina que “Os céus declaram a glória de Deus” (Salmo 19: 1). Os cristãos veem a glória de Deus quando se olha para as estrelas e galáxias em colisão vistas através de um telescópio. A glória de Deus é revelada na bela simetria de uma folha maple, e na atividade bioquímica complexa dentro de cada célula de uma folha. A ciência e a tecnologia têm nos mostrado muito mais da criação de Deus do que era conhecido nos tempos bíblicos, revelando mais e mais da glória de Deus.

Finalmente, o cristianismo pode fornecer a estrutura para a crença de como e por que fazemos ciência. Os cristãos não precisam deixar de lado sua fé quando se sentam para fazer ciência.

Fonte: Site Biologos

 

 

Compartilhe a ABC²