O jornal The Huffington Post trouxe, recentemente, um texto de contribuição de Connor Wood, um postdoc que estuda processos cognitivos, evolução e religião por meio de processos computacionais. Ele é pesquisador do Modeling Religion Project (Colocar link: https://www.ibcsr.org/index.php/institute-research-portals/mrp), patrocinado pela John Templeton Foundation. Apesar de parecer controverso, Connor estuda a religião através de uma lente científica, muitas vezes usando modelos de computador.

Um blogueiro bastante renomado, Karl E. H. Seigfried, recentemente atacou o Projeto Modeling Religion, comparando-os tecnocratas distópicos em um romance de ficção científica. De acordo com esse blogueiro, usar modelos de computador para estudar a religião vai sugar toda a humanidade e espontaneidade da religião, deixando apenas uma casca oca. Isto está certo? Poderiam as simulações de computador destruir a humanidade (ou a espiritualidade) da religião? Em uma época de alta tecnologia e aplicativos vazios de tudo, qualquer coisa é possível. Mas Connor propõe olhar exatamente o que significa pela primeira vez estudar a religião com o uso de computadores.

Connor afirma que a pesquisa computacional da religião não está tentando reduzir a experiência religiosa para o nivelamento de um jogo Nintendo. “O que estamos tentando fazer é capturar os aspectos da religião que podem ser medidos, a fim de explorar os seus efeitos sobre o comportamento social e sobre a cognição.” Segundo ele, isso significa deixar de fora vários de nossos modelos como, por exemplo, o imediatismo da experiência religiosa. “Você pode copiar a descrição de alguém, de uma experiência espiritual transcendente, mas você não pode replicar, em primeira pessoa, uma experiência real em uma máquina. O que significa que não estamos tentando simular isso.”

Na reportagem do The Huffington Post, Connor explica de maneira pormenorizada seu trabalho, fala dos aspectos práticos da pesquisa da religião a partir de simulações de computador, apresenta teorias e rebate críticas. Antropologia, Sociologia, Ciências da Religião e Ciência Cognitiva estão envolvidas em seu trabalho.

(traduzido por Aquila Mazzinghy)

LEIA aqui a reportagem:

Will Computer Simulations Destroy Religion?

http://www.huffingtonpost.com/entry/will-computer-simulations-destroy-religion_us_578511bbe4b09c5504c424e7

 

 

Compartilhe a ABC²