FAQ

PERGUNTAS FREQUENTES: 

O QUE É ABC²? 

A ABC² é a Associação Brasileira de Cristãos na Ciência, uma associação privada, sem fins lucrativos. Ela foi fundada na assembleia geral realizada na I Conferência Nacional Cristãos na Ciência, em 17/11/2016, em São Paulo, no contexto do projeto Pró-ABC². A associação é regida pelo seu estatuto (disponível neste site), do qual destacamos aqui os seguintes artigos:

Artigo 4° – A associação terá como finalidades: I – estudos e pesquisas, desenvolvimento, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito ao diálogo entre fé cristã e ciência; II – promoção da educação, no que diz respeito ao diálogo entre fé cristã e ciência; III – promoção da ética, da paz, da cidadania, da democracia e de outros valores universais.

Artigo 5° – Serão utilizados os seguintes meios para consecução das finalidades: I – execução direta de projetos, programas ou planos de ações; II – celebração de convênios, contratos ou outros instrumentos jurídicos; III – doação de recursos físicos, humanos e financeiros; IV – prestação de serviços intermediários de apoio a outras organizações que atuam em áreas afins.

 

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE O ABC² E O PROJETO PRÓ-ABC²?

O projeto Pró-ABC² é uma iniciativa da Associação Kuyper para Estudos Transdisciplinares (AKET) para a organização da Associação Brasileira de Cristãos na Ciência (ABC²). A criação e estabelecimento da ABC² é seu objetivo. Este projeto teve início em 2015, tem a duração de 48 meses e conta com o financiamento da Templeton World Charity Foundation Inc. para desenvolver atividades relacionadas a: (1) criação e manutenção da rede de relacionamento entre cristãos na ciência (por meio do estabelecimento de núcleos locais de ciência e fé em cidades brasileiras, bem como de um portal web, de boletins impressos e de conferências nacionais); (2) ministração de cursos (básicos, avançados e à distância) para comprometimento e formação das pessoas envolvidas em cada núcleo; e (3) tradução de uma série de livros relacionados ao diálogo fé-ciência, bem como de vídeos do Faraday Institute – além de publicações nacionais.

A ABC² é a associação criada pelo Pró-ABC². É uma associação independente, mas que funciona com forte parceria com o Pró-ABC² até ele se encerrar. O Pró-ABC² é a iniciativa viabilizadora para a organização da ABC².

 

O QUE VAI ACONTECER QUANDO O PRO-ABC² SE ENCERRAR?

O Pró-ABC² se encerrará em março/2019. Até lá, seu objetivo é ajudar a ABC² a funcionar bem. Ele terá cumprido bem seu propósito se a ABC² se estruturar e se tornar independente, inclusive financeiramente. Depois disso, o Pró-ABC² será encerrado.

 

QUEM PATROCINA A ABC²?

Estritamente falando, a ABC² não conta com patrocínio de nenhuma instituição. Ela opera com recursos das anuidades dos associados, além da contribuição voluntária e esporádica de associados e seus amigos. Contudo, até o final do Pró-ABC², boa parte de suas atividades são financiadas pelo projeto Pró-ABC² em execução.

 

POR QUE ALGUMAS ATIVIDADES DA ABC² COBRAM TAXA DE PARTICIPAÇÃO? 

Obviamente, a organização de eventos, cursos, publicações etc. tem um custo associado. Atualmente, até o final do Pró-ABC², boa parte das atividades da ABC² recebe recursos dessa fonte. Contudo, os recursos disponíveis não são suficientes para cobrir todos os custos de todas as atividades. Além disso, quando o Pró-ABC² se encerrar, a ABC² terá que andar com as próprias pernas. Será natural que suas atividades continuem sendo custeadas pelos participantes, talvez com subsídio de patrocinadores e parceiros.

 

A ABC² TEM VÍNCULO COM ALGUMA IGREJA OU DENOMINAÇÃO CRISTÃ?

Não. A ABC² não tem vínculo formal nem presta contas a nenhuma igreja ou denominação cristã no Brasil ou no exterior.

Desde o início do Pró-ABC², diversas igrejas, algumas instituições e até algumas denominações manifestaram seu apoio ao projeto e a ABC². Este apoio é muito bem-vindo. A ABC² enxerga tais parcerias como fundamentais para suas relações institucionais. Contudo, não há vínculo formal entre tais instituições.

 

A ABC² TEM ALGUM ALINHAMENTO POLÍTICO?

Não. A ABC² é uma associação que promove a interação sadia entre a fé cristã e a ciência. Não é de seu interesse se alinhar ou repudiar nenhuma ideologia política em particular.

 

É PRECISO SER PASTOR OU CIENTISTA PARA SER ASSOCIADO? 

Não é preciso ser cientista nem pastor para ser associado da ABC², muito menos para acompanhar suas atividades. A ABC² reúne cristãos com interesse em ciências para fomentar a interação entre a fé e a ciência.

 

NO QUE CRÊ A ABC²? 

Conforme o artigo 3º do seu estatuto aprovado em assembleia geral,

Artigo 3° – A ABC² se alicerça sobre os seguintes princípios:

I – o reconhecimento da Bíblia como a Palavra de Deus, aceitando a sua inspiração divina, confiabilidade e autoridade final em matéria de fé e conduta;

II – a crença no Deus triúno afirmado nos credos apostólico e niceno;

III – a crença que, ao criar e preservar o universo, Deus conferiu a ele ordem e inteligibilidade contingentes, as quais são basilares para a investigação científica;

IV – a responsabilidade de encorajar rigorosa pesquisa científica e tecnológica e o uso da ciência e tecnologia para o bem da humanidade e do meio-ambiente, e para a glória de Deus;

V – o comprometimento de entender e trabalhar dentro dos limites do nosso conhecimento, buscando minimizar os impactos adversos da nossa ciência e tecnologia.

Parágrafo 1º – Enquanto organização, a ABC² não toma posição quando há desacordo honesto entre cristãos em uma questão. A Associação se compromete a prover um fórum aberto no qual controvérsias possam ser discutidas de maneira respeitosa e esclarecedora. Diferenças legítimas de opinião entre cristãos que estudaram tanto a Bíblia quanto a ciência são expressas dentro da Associação em um contexto de amor cristão e preocupação com a verdade. Assim, os associados devem procurar falar a verdade em amor e em firme humildade, enquanto se mantêm abertos a outras maneiras de pensar, sem rejeitar o conhecimento do passado.

Parágrafo 2º – Enquanto organização, a ABC² subscreve o Pacto de Lausanne como uma expressão bíblica da fé cristã e da missão da igreja.

 

OS ASSOCIADOS DA ABC² FALAM EM SEU NOME?

Não. A única expressão oficial da ABC² se dá por meio de sua diretoria, ao se expressar formalmente como tal.

Os associados são sempre encorajados a manifestarem suas opiniões pessoais a respeito de qualquer ponto da interação entre fé cristã e ciência em um contexto de discussão sadia e educada. São motivados a fazerem isto tanto nas atividades da ABC² quanto em atividades externas. Contudo, qualquer manifestação se dá como a expressão genuína das ideias de um indivíduo, e não da ABC² enquanto organização.

 

AS CONTAS DA ABC² SÃO ABERTAS? 

Como toda associação privada, a ABC² presta contas de sua movimentação financeira, primeiramente, aos seus associados. O momento mais adequado para isso é durante suas assembleias gerais. O órgão responsável por auditar as contas da tesouraria é o Conselho Fiscal, eleito em assembleia.

O projeto Pró-ABC², em especial, presta contas ao seu doador, a Templeton World Charity Foundation, Inc., por meio dos relatórios anualmente exigidos por esta instituição.

 

COMO POSSO COLABORAR COM A ABC²? 

Agradecemos o interesse. Você pode começar assinando nossa Newsletter para se atualizar das atividades da ABC². Você também pode participar das atividades sem ser associado. Você pode participar de grupos de estudo, pode ler livros, pode espalhar a ideia para outras pessoas e por aí vai…

Mas, se você quiser mergulhar de cabeça… recomendamos que se associe à ABC² e contribua para a interação da fé cristã e da ciência no nosso país. Financeiramente, você pode contribuir com doações regulares ou esporádicas.

Finalmente, você pode orar pela ABC² e seu trabalho. Peça a Deus que ajude a ABC² a ser uma associação engajada com o Reino de Cristo e que suas atividades tragam glória a Deus.

 

COMO FICAR SABENDO DAS ATIVIDADES DA ABC²? 

Todos os associados recebem, por e-mail, mensagens periódicas com programação e relatórios das atividades da ABC². Há comunicações exclusivas que são enviadas apenas aos associados.

Se você quiser receber informações de atividades, mas não quer se associar à ABC², basta assinar nossa Newsletter.

 

POSSO USAR O MATERIAL DA ABC² EM MINHAS PALESTRAS, AULAS, ETC.? 

Sim, você pode utilizar as apresentações feitas para este fim. A ABC² disponibiliza apresentações e textos próprios para serem apresentados em aulas e grupos de discussão. Esse material serve de apoio e deve aparecer no site à medida que for produzido.

Lembre-se sempre de mencionar a fonte do material que você está utilizando. Deixe claro também que a sua palestra representa a sua visão sobre um determinado tópico, apesar de estar usando material produzido pela ABC².

 

O QUE É AKET? 

A AKET – Associação Kuyper para Estudos Transdisciplinares – é uma associação científica sem fins lucrativos, conforme o seu estatuto, registrado em 05/07/2006. Nele, verifica-se, no artigo 3º, que os objetivos da AKET podem ser resumidos como a promoção de ensino, pesquisa e publicação inseridos na tradição filosófico-teológica iniciada por Abraham Kuyper.

A AKET realizou várias atividades, de sua fundação até o presente (www.aket.org). Além de ter promovido grupos de estudo e palestras, bem como a publicação de artigos e livros, a associação traduziu papers do Faraday Institute for Science and Religion (FISR/Cambridge University), duas obras de Herman Dooyeweerd e uma organizada por Ruth Bancewicz. Esta, inclusive, foi lançada no Brasil por meio de uma turnê com a autora, promovida pela AKET, em 8 cidades nacionais, atingindo mais de 1.500 pessoas. A associação organizou, ainda, de 09 a 12/10/2014, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, o 1º Curso Faraday-Kuyper de Ciência, Tecnologia e Religião, com a presença de palestrantes internacionais e de cerca de 80 pessoas de todo o país – além de vários eventos e cursos subsequentes.

Mais recentemente, a AKET foi contemplada com a doação por parte da Templeton World Charity Foundation, Inc., que lhe permitiu operacionalizar o projeto Pró-ABC².

 

O QUE É A TEMPLETON WORLD CHARITY FOUNDATION, INC.?

A Templeton World Charity Foundation, Inc. (http://www.templetonworldcharity.org/) é uma das três entidades fundadas pelo Sir John Templeton para levar adiante seus objetivos filantrópicos de longo prazo, em uma escala global. As duas demais são: a John Templeton Foundation (www.templeton.org) e a Templeton Religion Trust. Apesar de terem alvos similares, as três organizações operam de forma independente.

A Templeton World Charity Foundation, Inc. foi fundada em 1996. Atualmente, a fundação é presidida pelo Dr. Andrew Serazin e contempla outros cargos executivos em sua gestão. Além disso, a organização conta com um conselho administrativo, formado por cerca de 10 pessoas com experiências diversas nos meios empresariais e acadêmicos.

A Templeton World Charity Foundation, Inc. investe em projetos que contribuam para promover pesquisa e informação acerca de descobertas e aplicações relacionadas às grandes questões da vida e do universo, nas áreas de filosofia, teologia e ciências. Suas principais áreas de financiamento são: questões fundamentais; liberdade individual e mercados livres; genética e genialidade; desenvolvimento de virtude de caráter; planejamento familiar voluntário; dentre outros. Seus principais temas de interesse atualmente são: o poder da informação; a internacionalização de cristãos na ciência; o futuro da universidade; e moralidade e religião.

De 2011 até 07/2015, a fundação já tinha investido em 43 projetos, sendo 6 em 2015 e 20 em 2014. Nas Américas, fora dos EUA e do Canadá, a Templeton World Charity Foundation, Inc. já investira em 2 projetos: “A Família – Pessoas Ajudando Pessoas”, do Renaissance Institute; e o “Museu Pompéia”. O projeto da AKET aprovado pela Templeton World Charity Foundation, Inc. representa a primeira doação da fundação para uma iniciativa brasileira.