EAD

Em breve teremos uma nova turma!

O projeto da Associação Brasileira de Cristãos na Ciência em parceria com a Associação Kuyper para Estudos Transdisciplinares oferece agora para você o CURSO CIÊNCIA E FÉ CRISTÃ. A oferta deste curso chega para sanar a falta de iniciativas educacionais que promovam o diálogo entre fé e ciência e pela necessidade de estabelecer um debate maduro e consistente do ponto de vista científico e teológico.

OBJETIVO GERAL DO CURSO: mostrar a relação entre cristianismo e ciência como uma questão real e importante a ser abordada em diferentes ambientes como igrejas, escolas, universidades, etc., dando-lhe um sentido de urgência e relevância. Além disso, o curso visa capacitar pessoas para introduzi-las nos campos de interação entre ciência-fé e, assim formar pessoas capazes e motivadas a promover outros cursos ou debates.

AS AULAS CONSOMEM QUANTO DO MEU TEMPO?

Cada aula consome em média 4 horas semanais de dedicação do aluno, incluindo as leituras e realização das atividades.

QUAL O CUSTO?

BREVE NOVA TURMA!

QUANTO TEMPO A AULA FICA DISPONÍVEL?

As aulas ficam disponíveis durante o tempo de realização do curso. Vale lembrar que ao final do curso, o conteúdo fica disponível por apenas 15 dias. Passado este prazo, caso o aluno não termine de efetuar suas atividades, ele é reprovado e não recebe certificado.

CURSO TOTALMENTE A DISTÂNCIA?

Sim, o curso não oferece aula presencial. A única atividade ao vivo será um Hangout que será feito com um dos diretores do projeto da Associação Brasileira de Cristãos na Ciência – Rev Guilherme de Carvalho ou Professor Roberto Covolan. (o hangout não será mensal, ocorrerá 3 ao longo de todo o curso)

QUESTIONÁRIO INICIAL: inicialmente será dado um questionário diagnóstico para identificar o conhecimento prévio de cada aluno em relação ao conteúdo do módulo, seguido de uma questão mobilizadora que o orientará no contato com o conteúdo. Assim, o aluno terá uma noção inicial do que ele sabe (e do que não sabe) sobre o conteúdo do módulo e irá mergulhar em seu conteúdo tendo como direcionador uma questão cuja resposta deve obter ao final do módulo.

TUTORIA: O professor-tutor deste curso será Pedro Dulci (Movimento Mosaico, Goiânia-GO).

Graduado, mestre e doutorando em Filosofia (Universidade Federal de Goiás), onde desenvolve pesquisa em Ética e Filosofia Política contemporânea. Graduando em Teologia no Seminário Presbiteriano Brasil Central. Tem experiência nos temas das obras de Giorgio Agamben, Michel Foucault, Walter Benjamin, Judith Butler, Slavoj ZIzek, Abraham Kuyper, Herman Dooyeweerd e grande parte da filosofia reformacional.

Bolsista da Oxford Templeton para realizar estudos sobre o diálogo entre Ciência e Religião na Vrije Universiteit Amsterdam (Universidade Livre de Amsterdã, Holanda) sob orientação do prof. Gerrit Glas.

Além disso, serão realizados 3 hangouts ao vivo com os diretores do projeto da Associação Brasileira de Cristãos na Ciência, Guilherme de Carvalho e Roberto Covolan, ao longo do curso.

Assim, dentre o universo de temas relacionados ao assunto de Fé e Ciência, foram selecionados 5 temas principais que foram transformados em módulos do curso, sendo eles:

AULAS DE APROFUNDAMENTO: após o diagnóstico, iniciam as atividades de aprofundamento do conteúdo, organizado em aulas e apresentado na forma de texto ou hipertexto, com o uso de vários recursos (vídeos, papers, livros, etc). Em cada aula, o aluno realizará atividades previstas para serem feitas por meio do estudo autônomo e colaborativo, no ambiente virtual de ensino e aprendizagem (plataforma EaD).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

O conteúdo de cada aula será disponibilizado a partir do uso dos seguintes recursos:

  • 3 a 4 textos curtos com as ideias principais (teorias, conceitos, dados relevantes, etc);
  • Vídeos legendados do Faraday Institute;
  • Vídeos sobre Fé e Ciência do site Tu Porém e BioLogos;
  • Vídeos das palestras dos dois Eventos da ABC2 (Cursos Faraday-Kuyper Ciência, Tecnologia e Religião);
  • Papers traduzidos do Faraday Institute;
  • Orientações informativas sobre algumas questões controversas (por exemplo: Gênesis, Historicidade de Adão, Criacionismo Progressivo, Criacionismo Evolucionário, etc);
  • Sugestão de livros ou capítulos de livros (leitura adicional visando complementar as ideias principais).

 

MÓDULOS: São cinco módulos organizados em dezoito aulas (uma por semana). Temas: teologia e ciência, física, a mente, biologia e ética e tecnologia.

Módulo 1

O Módulo de Teologia e Ciência tem o objetivo de esclarecer sobre os principais fundamentos da Teologia Cristã e da Ciência, dando especial enfoque na relação entre Teologia e Ciência. Vai abordar sobre os Fundamentos da cosmovisão cristã; Introdução à História e Filosofia da Ciência; Relação entre Teologia e Ciência; e a Fé cristã e o desenvolvimento da ciência moderna, entre outros. Algumas das questões tratadas são: O que é ciência? O conflito entre ciência e religião; e a condenação de Galileu.

Módulo 2

Módulo de Física visa compreender o papel da Física na concepção da ciência moderna, concebê-la como Ciência destinada à investigação do mundo natural e estabelecer a relação de algumas de suas áreas com a Religião e a Teologia. Vai abordar sobre o modelo heliocêntrico e a interpretação Bíblica; A origem do Universo e o modelo do Big Bang, entre outros. Algumas das questões tratadas são: Isaac Newton e o nascimento da Física; e sistemas caóticos na natureza e ação divina.

Módulo 3

Módulo de Biologia busca auxiliar na compreensão dos conceitos relacionados aos modelos explicativos para a origem e evolução do universo e da vida, considerando as suas implicações na leitura adequada do livro de Gênesis. Vai abordar, por exemplo, a criação e evolução; e a origem da vida. Algumas das questões tratadas são: Princípios para leitura do livro de Gênesis; Relação entre fé cristã e modelos científicos sobre origem e evolução da vida.

Módulo 4

Módulo da Mente visa compreender os fundamentos relativos à neurociência e a relação destes com o ser humano e a experiência espiritual. Algumas das questões tratadas são: o reducionismo na ciência: seria o ser humano apenas uma máquina constituída por células e neurônios? Há algo no ser humano que transcende a neurociência? O que a neurociência tem a dizer sobre a experiência espiritual?

Módulo 5

Módulo de Ética e Tecnologia apresenta os principais aspectos relacionados à Bioética e suas implicações; considera um ponto de vista cristão a respeito da tecnologia como resposta às necessidades humanas e suas consequências sobre o meio ambiente. Vai abordar sobre a degradação do meio ambiente e perspectiva cristã sobre a crise ambiental; história da tecnologia; fé cristã e desenvolvimento tecnológico; e Fundamentos de Bioética. Algumas das questões tratadas são: teria a ciência autoridade para arbitrar sobre questões relacionadas ao aborto, pesquisas com células-tronco embrionárias e eutanásia?