EAD

INSCRIÇÕES ABERTAS!

A Associação Kuyper (AKET) em parceria com a ABC² está com inscrições abertas para quatro Cursos Online (ver abaixo). Mais informações, entre em contato conosco através do email: ead@cristaosnaciencia.org.br

Associados têm desconto de 20% (não cumulativo com outros descontos) 

CURSO DE INTERPRETAÇÃO BÍBLICA – DE GÊNESIS A APOCALIPSE”

OBJETIVO GERAL: Partimos do pressuposto de que a Bíblia é a palavra de Deus e ao mesmo tempo é um conjunto de vários livros de gêneros literários diversos, com autores e pressupostos distintos. Trabalharemos semana a semana os gêneros bíblicos e suas definições. Apresentaremos possibilidades de leitura de Gênesis a Apocalipse para uma interpretação profunda das Escrituras no tempo presente.

PROFESSORES:

Victor Fontana é mestrando em Teologia na Trinity Evangelical Divinity School. É casado com Bruna e segue seus estudos nos EUA apoiado pela IPAlpha, onde trabalhou na área de educação. Teve suas primeiras formações em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero e Teologia no Seminário Servo de Cristo. É membro do Conselho do ministério Bibotalk e desenvolve conteúdo sobre Grego e Hebraico para o Youtube.

Paulo Won é mestre em Estudos Bíblicos pela Universidade de Edimburgo (ThM) e professor no Seminário Teológico Servo de Cristo e Faculdade Teológica Sul-Brasileira. É graduado em Relações Internacionais pela PUC-SP e possui pós-graduação em administração financeira. É chefe do Departamento Educacional da Igreja Presbiteriana Sin Am (coreana) e membro da Igreja Presbiteriana Central de São Paulo (IPB). É criador da plataforma exegesebiblica.com (Grego Diário e Hebraico Diário).

Marcelo Cabral é mestrando em Teologia no Calvin Theological Seminary, formado em Economia e Filosofia pela UNICAMP. É casado com Fernanda, e trabalha atualmente na equipe da ABC² e também na CEU. Coordenador do Curso “Introdução à Filosofia de Herman Dooyewerd em Diálogo com a Tradição Filosófica”, também lançado pela plataforma da ABC².

FORMATO: aula semanal, quizes semanais, e dois trabalhos, um ao final de cada módulo. Quatro meses de duração.

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PEDAGOGIA CRISTÃ: TEORIA E PRÁTICA

OBJETIVO GERAL:

Desenvolver uma proposta de pedagogia cristã, explorando seus fundamentos filosóficos e seus desdobramentos metodológicos, de maneira a integrar teoria e prática da atividade educacional cristã. No campo filosófico, serão abordadas: a necessidade de uma filosofia educacional; a natureza da educação e pedagogia; a relação com a cultura e a natureza; o currículo acadêmico-escolar; e o processo ensino-aprendizagem. Todas essas temáticas teóricas serão exploradas, obviamente, sob uma perspectiva cristã. Já no campo metodológico, serão abordadas: a relação entre teoria, prática e afetos, bem como, cognição, ética/ação e emoção; a relação professor-aluno; a noção de uma pedagogia trinitária; ecologia educacional; a estética e imaginação como plataformas educacionais; o uso de tecnologias em educação; a pedagogia bíblica da sabedoria; e a disciplina no ambiente escolar.

FORMATO: 20 vídeo-aulas em 4 meses de curso, incluindo material para leitura complementar.

PROFESSOR: Ígor Miguel

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INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DA TECNOLOGIA
 
Objetivo geral: O curso fornece uma introdução histórica e temática ao campo da filosofia da tecnologia. Além de estabelecer uma base filosófica para pensar as implicações da tecnologia na sociedade. Também será feita uma aplicação da filosofia da tecnologia nas mais diversas áreas. O curso tem por objetivo instruir engenheiros, tecnólogos, filósofos e interessados em geral no progresso do empreendimento tecnológico e suas implicações quanto aos conceitos básicos da filosofia da tecnologia. Busca oferecer capacitação para a realização de uma análise crítica da sociedade tecnológica e proporcionar a elaboração de argumentos e soluções aos problemas decorrentes deste desenvolvimento a partir de uma visão de mundo cristã.
Coordenador do Curso: Breno Oliveira Perdigão
Professores: Breno Oliveira Perdigão, Fernando Pasquini, Pedro Felipe Gonçalves Silva e Luiz Adriano Borges.
Duração: 2 meses (o curso é composto por 20 aulas, em média duas aulas por semana, em vídeo com duração de aproximadamente 30 minutos cada)
Valor: R$ 200,00

CURSO DE COSMOVISÃO CRISTÃ E SUA INTERAÇÃO COM A CULTURA POP, CIÊNCIAS NATURAIS E HUMANIDADES. 

OBJETIVO GERAL: Cosmovisão é a tradução do conceito alemão Weltanschauung, utilizada para descrever a área de estudos e pesquisa sobre os compromissos últimos dos indivíduos de uma comunidade ou cultural. Esse campo de investigação estuda as principais percepções da realidade que orientam o pensamento, a ética e a construção cultural de uma época. A presente disciplina pretende conscientizar o aluno da existência das cosmovisões contemporâneas, bem como torná-lo consciente do que faz parte de uma cosmovisão genuinamente cristã – isso é, do modo que ele viva em todas as esferas da vida sob a soberania de Deus. As instâncias específicas da experiência humana que serão articuladas com a teologia cristã são três: a cultura pop, o trabalho em ciências naturais e nas ciências humanas. 

TUTORIA: O professor-tutor deste curso será Pedro Dulci (Movimento Mosaico, Goiânia-GO). Graduado, mestre e doutorando em Filosofia (Universidade Federal de Goiás), onde desenvolve pesquisa em Ética e Filosofia Política contemporânea. Graduando em Teologia no Seminário Presbiteriano Brasil Central. Tem experiência nos temas das obras de Giorgio Agamben, Michel Foucault, Walter Benjamin, Judith Butler, Slavoj ZIzek, Abraham Kuyper, Herman Dooyeweerd e grande parte da filosofia reformacional. Bolsista da Oxford Templeton onde realizou estudos sobre o diálogo entre Ciência e Religião na Vrije Universiteit Amsterdam (Universidade Livre de Amsterdã, Holanda) sob orientação do prof. Gerrit Glas.

FORMATO: Dois meses. Uma aula por semana.

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