EAD

CURSO ONLINE: A FILOSOFIA DE HERMAN DOOYEWEERD EM DIÁLOGO COM A TRADIÇÃO FILOSÓFICA

Herman Dooyeweerd (1894 – 1977) foi um filósofo Holandês e considerado um dos pensadores mais importantes que seu país já produziu. Fundamentou o sistema conhecido como a “Filosofia da Ideia Cosmonômica”, baseada em uma compreensão cristã da realidade, e de um profundo diálogo com a tradição filosófica. No centro desse diálogo se encontra uma crítica fundamental à pretensa autonomia das filosofia e dos sistemas de pensamento. Ele elaborou uma crítica transcendental do pensamento teórico, uma ontologia modal da realidade, e uma interpretação do próprio desenvolvimento do pensamento ocidental.

Dooyeweerd é autor muito importante para o estabelecimento de um diálogo profícuo entre a fé e a Academia; conquanto tenha elaborado um filosofia distintamente cristã, teceu críticas ao modo escolástico de pensamento, o qual, para ele, carece de uma distinção entre os campos da teologia e da filosofia. Seu pensamento foi e tem sido utilizado como estrutura teórica por uma série de pensadores nas mais diversas áreas, como economia, ciência política, psicologia, tecnologia, epistemologia, entre outros.

Proposta:

O curso apresentará o pensamento do filósofo holandês Herman Dooyeweerd em um diálogo com a tradição filosófica. O curso será baseado no livro “No Crepúsculo do Pensamento Ocidental”, onde ele resume suas principais ideias e contribuições para a filosofia, para interação entre os diversos campos do conhecimento e defende a plausibilidade de uma filosofia genuinamente cristã.

Qualquer pensador de calibre, no processo de desenvolvimento de suas ideias, o faz em um rico diálogo com o caminho de pensadores que o antecederam. Dooyeweerd não é diferente: seus escritos são recheados de referencias à antiguidade clássica, dos pré-socráticos à Platão e Aristóteles; ao pensamento Medieval, principalmente no patrístico Agostinho e no escolástico Tomás de Aquino; o início do período moderno, passando por Descartes, Rousseau, entre outros; até chegar em Kant, grande nome do iluminismo, e sem dúvida um dos maiores interlocutores de Dooyeweerd; mas seu diálogo continua: Nietzsche, historicistas, positivismo lógico, a escola fenomenológica e claro, o existencialismo, especialmente o de Heidegger.

Deste modo, conquanto este curso não constituirá em uma exposição exaustiva da história da filosofia, faremos um tratamento dos principais autores e sistemas de pensamento, sem os quais é impossível uma compreensão adequada dos escritos e insights de nosso filósofo holandês.

Pré-requisitos:

O Curso não tem nenhum pré-requisito; as aulas serão didáticas e não vão pressupor nenhum conhecimento prévio sobre Herman Dooyeweerd.
Nosso intuito é tornar acessível o rico pensamento desse autor, de modo que, após os dois módulos, todos estejam habilitados a ler o restante das obras e compreender seus desenvolvimentos.

Formato:

O Curso consistirá de dois módulos, cada um com duração de dois meses (8 semanas). Assim, ao longo de 16 semanas, os alunos terão uma visão abrangente dos principais temas e propostas de Herman Dooyeweerd. A ementa (em anexo abaixo) detalha o conteúdo de cada semana, e segue em linhas gerais ao índice do livro “No Crepúsculo do Pensamento Ocidental”

Além disso, uma vez por mês, haverá um Hangout, onde os alunos poderão trazer suas dúvidas e questionamentos. As aulas serão todas gravadas, e os alunos terão acesso ilimitado durante a duração do curso, podendo assistir em qualquer momento. As vagas são limitadas.

Custo:

R$400,00 (4xR$100,00)

20% de desconto para associados!

MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:  ead.aket.org