Por Jonathan Simões Freitas, gerente do projeto Pró-ABC²

A Conferência BioLogos deste ano foi realizada de 29 a 31 de Março em Houston, nos EUA, e teve por tema “Cristo e a Criação”. Francis Collins e N. T. Wright fizeram as palestras de abertura. Collins deu um panorama da sua trajetória e do surgimento da BioLogos para os mais de 300 participantes do evento (sendo mais de 80 pastores!). Já o teólogo anglicano defendeu que, para melhor entendermos a criação, temos que olhar para Jesus Cristo e para o que seus atos e palavras revelam sobre a maneira pela qual o reino de Deus se estabelece. Foi uma excelente provocação inicial que – para quem estiver com o inglês em dia – pode ser vista aqui. O ponto alto da noite foi ver Collins e Wright tocando violão e cantando juntos uma letra que intitularam “Genesis”, usando a melodia da famosa “Yesterday”. (Quem ficou curioso, pode assistir a um solo mais antigo aqui.)

O segundo dia foi preenchido por diversas palestras introdutórias ao diálogo entre ciência e fé cristã, com destaque para a apresentação dos resultados da pesquisa de Elaine Ecklund. Ela é professora de sociologia da Rice University e uma das principais referências mundiais no que se refere a surveys sobre a percepção de cientistas e religiosos. Para quem estiver interessado em dados atualizados, vale a pena segui-la. No período da tarde, John Walton deu um workshop sobre a leitura de Gênesis, na mesma linha das suas duas apresentações feitas na nossa I Conferência Nacional.

No último dia, Scot McKnight e Dennis Venema fizeram uma acessível introdução ao recente livro que escrevam juntos: Adam and the Genome. Tremper Longman III e Loren Haarsma responderam com interessantes considerações sobre possíveis entendimentos bíblicos acerca de Adão e Eva nesse contexto. Em seguida, várias sessões aconteceram em paralelo, incluindo apresentações de Denis Lamoreaux, Jeff Scholss, Jim Stump, Ted Davis, dentre outros. Foi nesse momento que tivemos, também, a oportunidade de apresentar os resultados iniciais da ABC² e de conhecer pessoas importantes para a nossa iniciativa no Brasil, como a Leslie Wickman – atual presidente da American Scientific Affiliation (nossa associação-irmã nos EUA).

***

A BioLogos Foundation foi criada em 2007 por Francis Collins após a imensa repercussão da publicação do seu livro “A Linguagem de Deus”. Respaldada pela figura desse antigo diretor do Projeto Genoma Humano e atual diretor do National Institutes of Health, a BioLogos tem se destacado como uma das principais organizações no enriquecimento do diálogo entre ciência e fé cristã na América do Norte. Especificamente, a fundação se posiciona como uma instituição que procura desenvolver um entendimento evolucionário da criação de Deus. Nesse sentido, ela é complementar às outras três organizações americanas que advogam outras perspectivas em relação às origens e à evolução: Answers in Genesis (criacionismo de terra jovem); Reasons to Believe (criacionismo de terra antiga); e Discovery Institute (design inteligente). Uma boa notícia anunciada recentemente é que os líderes das quatro instituições concordaram em lançar um livro, apresentando cada perspectiva e sua avaliação pelas demais – um bom sinal e exemplo de que é possível dialogar com respeito sobre essas questões entre cristãos, sem excomungar os que discordam!

 

 

Compartilhe a ABC²